Por que não vale a pena criar um sistema de gestão escolar próprio

Por que não vale a pena criar um sistema de gestão escolar próprio

58

Ao analisar a possibilidade de implantar um software, algumas escolas e cursos pensam em desenvolver um sistema de gestão escolar próprio em vez de contratar algum dos que já existem no mercado. Todavia, essa possibilidade quase nunca vale a pena para uma instituição de ensino. Entenda o motivo!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O que é um sistema de gestão escolar próprio

Um sistema de gestão escolar próprio é um software desenvolvido, mantido e utilizado por uma instituição de ensino específica. Isso significa que ele não fica disponível no mercado para outros clientes e também não fica sob o controle de alguma empresa especializada nesse tipo de sistema.

Por que todo gestor precisa de um Sistema de Gestão Escolar?

As instituições de ensino se interessam pela construção de um software próprio porque pensam que é vantajoso ter um programa criado especialmente para solucionar as necessidades específicas delas.

Todavia, a construção e a manutenção de um sistema exigem infraestrutura e conhecimentos técnicos que às vezes estão fora do alcance de uma escola ou curso.

Desvantagens de um sistema de gestão escolar próprio

Possuir um sistema de gestão escolar próprio implica em responsabilidades. Não basta contratar uma equipe de programadores para criar o software: mantê-lo também é tarefa bastante complexa. Veja abaixo alguns motivos.

Alto custo

Contratar uma equipe capaz de criar um sistema de gestão escolar custa caro, afinal, essa é uma mão-de-obra altamente qualificada. Ao contrário do que muitos pensam, a equipe não pode ser dispensada quando o programa começar a funcionar, pois ele demanda manutenção e atualizações.

Além disso, a escola precisa investir em uma infraestrutura cara para utilizar o sistema. Falaremos disso adiante.

Necessidade de infraestrutura

Um sistema de gestão escolar é um software complexo, que precisa de servidores ou computadores potentes para funcionar. Esse tipo de equipamento tem um custo alto, inviável para algumas instituições de ensino.

Além do mais, servidores também exigem cuidados e manutenção especializada, algo difícil em uma escola ou curso, que com certeza tem outras prioridades.

Complexidade de implantação

O processo de criar um programa como um sistema de gestão escolar é longo e cheio de imprevistos. Em primeiro lugar, demora bastante tempo para que um software desenvolvido a partir do zero seja colocado em funcionamento. Isso porque importar as informações de cada aluno para o sistema é muito trabalhoso e, sem uma equipe especializada, seus colaboradores terão que fazer tudo sozinhos – sem nenhum apoio.

Depois disso, há sempre um período de testes, pois é natural que o sistema recém-criado apresente inconsistências. Sua escola ou curso pode passar anos nesse processo, sem contar com uma ferramenta eficiente.

Dificuldade de manutenção

Tudo que envolve um sistema de gestão escolar exige manutenção constante. O software precisa de atualizações, senão fica obsoleto e deixa de atender à realidade da instituição. O hardware (parte física, como computadores e servidores) também precisa da mesma atenção, pelo mesmo motivo.

Ao optar por um sistema próprio, a escola ou curso passa a carregar um fardo e precisa dar conta dele de alguma maneira.

Leia mais: Veja o que todo gestor precisa saber ao contratar um sistema

Por que escolher uma empresa especializada em sistemas de gestão escolar

É melhor deixar uma tarefa tão complicada nas mãos de quem sabe fazer. Existem no mercado algumas empresas especializadas em sistemas de gestão escolar. A WPensar, por exemplo, oferece um sistema completo e todo o suporte relacionado a ele. Confira vantagens de escolher contratar o Sistema de Gestão Escolar:

Você se livra dos transtornos

Ao contratar um serviço como o da WPensar, a escola ou curso se livra de muitas preocupações e apenas aproveita as vantagens de se trabalhar com um sistema eficiente. Toda a parte da infraestrutura fica por conta da empresa, e a manutenção deixa de ser responsabilidade da instituição de ensino.

A equipe de desenvolvimento do software trabalha permanentemente em melhorias e correções de falhas. Sempre que uma atualização é disponibilizada, escolas e cursos a recebem automaticamente, e não dependem de qualquer outro procedimento.

Você conta com um suporte profissional

Um cliente da WPensar conta com suporte completo enquanto estiver usando o sistema. O suporto é completo porque conta um time de especialistas em gestão escolar, que auxiliará na importação de informações para o sistema e no seu uso diário.

Desse modo, se houver qualquer problema na implantação ou na rotina de trabalho, sua escola ou curso pode entrar em contato com a equipe de atendimento pronta para ajudar. Se optar por um sistema de gestão escolar próprio, sua instituição terá que resolver qualquer problema sozinha.


Use seu tempo para trabalhos eficazes!

Lembre-se: quanto mais tempo gasto com tarefas burocráticas, menos tempo para investir em melhoria das atividades acadêmicas e pedagógicas – que impactam diretamente a qualidade do ensino. Pensando nisso, invista em uma ferramenta feita para a realidade da sua instituição e conte com um suporte especializado em gestão.

Conheça o Sistema de Gestão Escolar da WPensar e mantenha sua equipe trabalhando apenas com o que impacta na qualidade e eficiência do serviço oferecido pela escola.

Clique e acesse: Página O que é um  sistema de gestão escolar - Leia o artigo completo

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários abaixo!