Por que escolher um sistema de gestão escolar integrado

48

A escolha de recursos tecnológicos é um passo fundamental para qualquer instituição de ensino que pretenda profissionalizar sua gestão e obter melhores resultados. A partir de então, é preciso analisar as inúmeras soluções disponíveis no mercado. A decisão pode parecer difícil, entretanto, um sistema de gestão escolar integrado costuma ser a melhor opção na maioria dos casos. Entenda porque!

O que é um sistema de gestão escolar integrado?

Um sistema de gestão escolar integrado é um programa de computador q ue pode realizar todas as tarefas de uma instituição de ensino. Esse tipo de ferramenta reúne tudo que é necessário para uma escola ou curso em um só lugar. Por isso é chamado de “integrado”, em oposição à outras ferramentas que realizam apenas uma única tarefa isoladamente. Além disso, esses sistemas são desenvolvidos especialmente para estabelecimentos de ensino, portanto, levam em consideração as necessidades desse tipo de empreendimento.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é um sistema de gestão escolar, sugerimos que clique aqui e leia um artigo completo sobre o assunto.

Conheça as vantagens de um sistema de gestão escolar integrado!

Utilizar um sistema de gestão escolar integrado costuma ser mais fácil e prático do que usar outras ferramentas. Entenda quais são as principais vantagens desse tipo de tecnologia!

Todas as informações em um só lugar

Quando sua instituição usa um sistema de gestão escolar integrado é muito mais fácil manter um registro organizado com todas as informações que você precisa. E mais: você só precisa inserir dados uma única vez e eles ficam sincronizados e disponíveis para todos os módulos do sistema. Desse modo, os dados cadastrais de determinado aluno podem ficar disponíveis tanto para o controle financeiro quanto para a emissão de documentos acadêmicos, por exemplo.

Se as informações estivessem dispersas em diferentes programas, planilhas e formulários, seria preciso repetir o trabalho de cadastrar e atualizar dados em cada um desses lugares, o que leva tempo e aumenta a probabilidade de erros no processo. Além disso, também aumentaria a chance de que algo ficasse perdido ou esquecido.

Com um sistema integrado, não é necessário vasculhar registros para encontrar alguma informação. Pelo contrário: tudo que você precisa fica acessível em apenas alguns cliques. 

Entenda por que todo gestor precisa de um sistema de gestão escolar!

Facilidade para analisar dados

Quando se tem todas as informações em um só lugar, torna-se muito mais fácil analisá-las. Com um sistema de gestão escolar integrado é possível obter uma visão muito mais abrangente da sua instituição de ensino, já que a ferramenta pode cruzar informações e emitir relatórios. Desse modo, um gestor consegue entender melhor os problemas de sua escola ou curso, estabelecendo correlações entre eles, o que permite elaborar melhores estratégias para solucioná-los.

Através do sistema integrado é possível fazer análises que são quase impossíveis quando os dados não estão organizados. Você pode, por exemplo, levantar tanto os dados de pagamento quanto as informações de um aluno, já que todas elas constam juntas. Em outro exemplo, pode-se acompanhar um aluno desde antes dele se matricular através de uma ferramenta de captação.

Imagine como seria fazer esse tipo de análise se fosse preciso procurar e relacionar cada uma dessas informações: com certeza se gastaria muito mais tempo e a chance de errar seria muito maior.

Baixe um ebook e saiba quais são todas as métricas que você precisa acompanhar na sua escola!

Implantação e suporte descomplicados

Lidar com a implantação e com o suporte técnico de uma única ferramenta integrada é bem mais simples do que lidar com diversas ferramentas, controles e registros. Na verdade, é bem possível que você não tenha suporte técnico se optar por usar planilhas, por exemplo. Assim, se houver qualquer problema, ele terá que ser resolvido dentro da própria instituição, sem o respaldo de especialistas em sistemas de gestão escolar.

Fora isso, é complicado treinar funcionários para que lidem com diferentes ferramentas. Mais uma vez, essa situação acaba aumentando a margem de erros no trabalho.

Por outro lado, um sistema integrado desenvolvido para escolas e cursos pode oferecer auxílio durante sua implantação e, depois, um suporte técnico permanente. Nesse caso, você não precisa se preocupar com defeitos em computadores ou desatualização dos seus programas e pode pedir ajuda sempre que necessário.

Conheça um sistema de gestão escolar integrado!

Clique e conheça o sistema WPensar

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe um comentário aqui!