Sistema de ensino - o que precisamos considerar

Sistema de ensino – O que precisamos saber?

95

O que é um sistema de ensino?

Sistema de ensino é um modelo de negócios que oferece suporte para instituições de ensino públicas e privadas. Essencialmente, é uma empresa que fornece, em seu mix de produtos e serviços, soluções para as mais diversas demandas das escolas.

Que produtos e serviços oferece um sistema de ensino? Que demanda ele supre?

A oferta de produtos de um sistema de ensino pode variar enormemente, partindo desde o provimento do material didático, tecnologias educacionais e assessoria pedagógica, podendo também oferecer suporte para a gestão escolar, coordenação pedagógica, consultoria, treinamentos de capacitação para docentes, pesquisa e análise de dados educacionais e inúmeros outros, variando de acordo com as necessidades particulares a cada instituição.

Clique e veja mais vantagens de um sistema de ensino!

O que se espera de um sistema de ensino?

Materiais de acordo com as diretrizes vigentes

Um sistema de ensino deve garantir que o material fornecido para as instituições esteja em conformidade com o plano nacional de educação (competências e diretrizes estabelecidas para a educação básica no país). No Brasil, este é guiado pela Base Nacional Comum Curricular, que atualmente passa por um processo de reformulação.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. […] a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. […]http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Portanto, ao sistema de ensino, cabe também a responsabilidade de adequar sua proposta pedagógica, currículo e material didático às novas definições da Base.

Quer saber mais? Baixe o infográfico e entenda tudo sobre a Base Nacional Comum Curricular

Conteúdo atualizado e interessante

Além disso, espera-se que o conteúdo, soluções e tecnologia que servem como base para a prática docente sejam sempre atuais, partindo da compreensão de que o aprendizado se transforma a todo momento. Em um cenário ideal, o sistema de ensino compreende a fundo os desafios enfrentados nas salas de aula e busca sempre manter uma constante de evolução e inovação nas soluções apresentadas. Ainda sobre a prática docente, é preciso que o sistema de ensino esteja alinhado com todo o corpo docente, para que se possa usufruir ao máximo das soluções pedagógicas propostas.

Mas, acima de tudo, o que se espera de um sistema de ensino, é que os resultados incidam diretamente na formação de cada estudante. Mais que apenas garantir um bom desempenho nas avaliações ou oferecer a melhor preparação para os vestibulares, o sistema de ensino carrega a grande responsabilidade de atuar junto das instituições de ensino e das famílias na formação de valores, desenvolvimento da autonomia e preparação de crianças e adolescentes para os desafios que enfrentarão em sua relação com o ambiente, a sociedade e o trabalho.

Veja dicas para melhorar o ensino na sua escola!

Quem é o público de um sistema de ensino?

Um sistema de ensino que atua junto da iniciativa privada, tem a particularidade de relacionar-se com múltiplos stakeholders. Diretores, mantenedores e donos de escolas, coordenadores pedagógicos, professores, pais e estudantes da educação infantil ao ensino médio, precisam todos ser levados em conta na tomada de cada decisão estratégica.

Conheça o sistema de ensino parceiro da WPensar!

O que significa ser um sistema de ensino digital?

Quase a totalidade dos alunos que hoje cursam a educação básica nasceu no século XXI. Isso significa que essas crianças e adolescentes da chamada “Geração Z” são nativos digitais, não conseguem conceber a ideia de um mundo sem internet e acreditam que ganhar o primeiro smartphone é um dos principais marcos na vida de uma pessoa.

“A Geração Z nunca conheceu o mundo antes da internet – antes de que tudo aquilo o que você precisa estivesse a apenas um clique de distância. Eles nunca conheceram o mundo antes do terrorismo ou do aquecimento global. Como resultado, a Geração Z é a mais informada, engajada e empática de todas. Eles valorizam a informação, o dinamismo e a conexão […].It’s lit – a guide to what teens think is cool

Existe um gap geracional entre os estudantes e aqueles que são encarregados de definir o que será ensinado, e de que forma espera-se que se desenvolva o seu aprendizado. Diretores, coordenadores e, em especial, docentes, que estão diariamente em contato com os alunos, são parte de uma ou até duas gerações anteriores à “Geração Z”. É preciso transpor essa barreira para transmitir o conhecimento em um formato e linguagem contextualizados à realidade desse público. Por isso, é incessante a busca por maneiras relevantes de aplicar a tecnologia às práticas educacionais.

Baixe o material: Infográfico Tendências em educação