Segurança da informação – Proteja os dados da sua instituição de ensino!
Escolas e cursos trabalham com um imenso número de dados vitais para sua existência. Registros das atividades desenvolvidas, informações sobre as trajetórias dos alunos e documentos administrativos são essenciais como ferramentas para a tomada de decisões. Portanto, é de extrema importância garantir a segurança da informação.
O trabalho com um grande número de dados sempre leva a questionamentos relacionados ao risco de perdê-los e à segurança de seu acesso. Arquivos deletados por acidente, computadores quebrados e perda de papéis podem ter consequências graves para uma instituição de ensino. Então é imprescindível que você cuide muito bem da segurança dos dados de sua escola.
Assista ao vídeo “Combatendo o caos na secretaria e entenda como manter seus dados organizados!
Como garantir uma boa segurança da informação
Como vem sendo realizado o armazenamento e o acesso aos dados na sua instituição de ensino? Quais recursos são utilizados para garantir sua segurança? Se sua resposta envolve arquivos em papel ou dados salvos em um computador específico, talvez seja o momento de repensar sua estratégia. O armazenamento de arquivos em papel dificulta seu acesso quando necessário, fazendo com o que o processo de busca por informações se torne mais demorado e menos eficiente.
O armazenamento no hardware de um computador, apesar de permitir um acesso mais fácil, caso as informações sejam organizadas de forma adequada, oferece à instituição o risco de perda no caso de problemas técnicos e da inexistência de um sistema de backup.
Se identificou com alguma destas situações? Entenda melhor o funcionamento do Cloud Computing, os sistemas de armazenamento e backup de arquivos em nuvem, que contribui não somente para a segurança da informação escolar, mas também para a facilidade de acesso às mesmas e integração dos dados.
Veja também: “Sistema de gestão escolar online ou offline – qual escolher?”
O que são os sistemas de armazenamento e backup em nuvem?
O termo “Cloud” (“nuvem” em inglês) vem sendo cada vez mais utilizado na computação. De forma geral, a nuvem consiste em uma tecnologia que permite armazenar e acessar dados e programas através da internet e não do HD (Disco Rígido) do computador.
Isto significa, no dia a dia, a possibilidade de acesso remoto a dados e arquivos, a qualquer momento, a partir de qualquer aparelho. Outra das vantagens oferecidas pelo sistema em nuvem é possibilidade integração e análise dos dados escolares com eficiência e credibilidade, unificando estas informações e possibilitando a melhor tomada de decisões por parte da equipe de gestão. Através desse tipo de recurso você pode, enfim, garantir a segurança da informação na sua escola ou curso. Entenda como funcionam o armazenamento e o backup em nuvem!
Armazenamento em nuvem
Neste modelo os arquivos são salvos em um disco virtual e a sincronização ocorre automaticamente através da internet. Isto quer dizer que, caso um arquivo seja criado e modificado em nuvem, estará automaticamente salvo e disponível para quem quer que tenha autorização para acesso.
Backup em nuvem
O backup consiste em uma cópia de segurança dos arquivos e a nuvem é uma excelente solução, pois garante que as informações escolares estejam a salvo de qualquer problema.
Use a tecnologia para garantir a segurança da informação!
Os sistemas de gestão escolar são cada vez mais utilizadas como forma de manter em segurança informações importantes para instituições de ensino. Integrando informações relacionadas aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, estes sistemas oferecem à gestão escolar todas as vantagens do “Cloud Computing”. Através destes sistemas, os dados da sua instituição são unificados em uma única plataforma, garantindo sua credibilidade e acesso remoto a partir de diferentes dispositivos conectados à internet.
Ainda não sabe o que é um sistema de gestão escolar? Clique e descubra!
Além disso, os sistemas de gestão costumam oferecer relatórios que possibilitam aos gestores da instituição uma visão geral sobre a operação de cada um dos setores. A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas, oferecendo ferramentas de armazenamento e acesso seguro aos diferentes dados relacionados ao desenvolvimento das atividades escolares através dos serviços em nuvem.
E você, já conhecia os sistemas de armazenamento em nuvem? Como sua escola vem lidando com a segurança da informação? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!