3 maneiras de se qualificar para fazer uma gestão profissional na sua escola

47

Muitos gestores escolares chegam aos seus cargos sem nenhuma formação voltada para a área de administração. É comum que professores e profissionais da área pedagógica sejam “promovidos” e assumam cargos de gestão mesmo sem conhecer alguns conceitos relevantes para esses cargos. Como, então, adquirir esses conhecimentos e fazer uma gestão profissional? Acompanhe o artigo e descubra!

Conheça também outros materiais que vão te ajudar a melhorar sua gestão!


Quero um diploma! Que tipo de formação devo procurar?

Opção 1: pós-graduações, especializações e mestrados

Cursos de pós-graduação, especialização ou mestrado são ótimas maneiras de aprofundar seu conhecimento em um tema específico e qualificar-se para fazer uma gestão profissional na instituição em que você trabalha. Hoje já existem cursos de pós-graduação para quem deseja atuar na gestão de escolas. Veja alguns exemplos:

  • Pós-graduação em gestão escolar
  • Especialização em gestão escolar
  • Especialização em coordenação pedagógica
  • Mestrado em gestão educacional

Além de fornecerem conhecimentos muito relevantes, esses cursos também te dão um título acadêmico que sempre será valorizado e te ajudará a subir a um patamar mais elevado na carreira.

Por outro lado, cursos de pós-graduação, sejam eles presenciais ou à distância, costumam demandar bastante tempo e um investimento relativamente alto. Por isso, para fazer uma pós, é preciso que você se planeje. Quando você achar que está no momento certo para cursar uma pós-graduação, procure uma instituição de ensino confiável e não hesite em matricular-se!

Baixe o ebook “O que é gestão escolar” e saiba mais sobre o assunto!


Preciso de conhecimentos mais específicos para fazer uma gestão profissional. Onde buscar?

Opção 2: Cursos de extensão e de aprimoramento

Para além das pós-graduações existem muitos cursos que podem te dar o conhecimento que você precisa. A variedade dessas opções é enorme, por isso, você pode estudar o assunto que mais te interessar e escolher entre opções de cursos presenciais, à distância, de curta duração, de longa duração…

Veja alguns exemplos de assuntos de cursos que acrescentam à formação de um gestor escolar!

A maior parte dos cursos também confere certificados de conclusão, Ou seja: além de te prepararem para fazer uma gestão profissional, os cursos também são bons para o seu currículo.

Você pode procurar cursos de extensão (oferecidos por universidades ou faculdades), bem como pode buscar aulas de instituições especializadas em aprimoramento pessoal. Entretanto, os cursos on-line têm se mostrado uma opção extremamente prática e mais econômica para quem quer aprender a fazer uma gestão profissional.

Conheça os cursos on-line da WPensar para gestores!


Não tenho muito TEMPO! O que eu faço?

Opção 3: Minicursos e eventos

SIm! Eventos, palestras, seminários e minicursos também são uma ótima opção para quem busca fazer uma gestão profissional em instituições de ensino. Em eventos desse tipo, gestores podem se conhecer, trocar experiências e entrar em contato com novas ideias apresentadas pelos palestrantes ou oradores.

Eventos e cursos de curta duração podem ser tão (ou mais) enriquecedores do que outros cursos mais longos, com a vantagem de que não consomem muito tempo e exigem um investimento mais baixo do que outras opções. Além disso, eventos do gênero também são uma ótima alternativa para profissionais que já obtiveram qualificações como pós-graduações mas que desejam continuar se atualizando.

Fique sempre atento aos eventos do mercado educacional que acontecem na sua região!

Gostou de conhecer essas opções para se qualificar e fazer uma gestão profissional na sua escola? Compartilhe este artigo nas redes sociais e deixe seu comentário registrado abaixo!