Dicas para a prevenção de acidentes na escola

136

É inevitável: acidentes acontecem. Ainda que você se preocupe com a prevenção de acidentes na escola, é provável que pequenos problemas sempre aconteçam. Afinal, os alunos brincam, correm e praticam atividades físicas na sua instituição, o que é algo normal e saudável, mas que pode ocasionar quedas, batidas e pequenos machucados.

Mesmo os adultos estão sempre sujeitos ao imponderável: basta um instante de descuido para que algo aconteça e alguém acabe machucado.

Entretanto, é dever da escola manter um ambiente seguro e trabalhar medidas de prevenção, de modo a garantir que ninguém sofra maiores lesões ou danos. Deixar um vidro quebrado no lugar errado, por exemplo, é uma negligência que pode trazer sérias consequências.

Além disso, é necessário se preocupar com itens básicos de segurança, como luz de emergência, extintores, saídas de emergência desobstruídas, entre outros. Nunca se espera que algo de errado ocorra, mas, como dissemos, acidentes acontecem e a escola precisa estar devidamente preparada para lidar com eles da melhor forma possível.

A escola pode até ser responsabilizada judicialmente por acidentes que ocorram em suas dependências. Saiba mais.

Prepare sua equipe para lidar com acidentes na escola

Para começar, toda escola tem que ter uma enfermaria ou pelo menos os materiais de primeiros socorros. A escola deve disponibilizar um profissional da área da saúde para atendimento em caso de imprevistos ou ter parceria com um serviço de pronto-atendimento médico, que pode prestar a assistência em caso de necessidade.

Além disso, é fundamental que a escola ofereça treinamento aos funcionários, focando sempre na prevenção e nos primeiros socorros. Os gestores podem organizar um dia de treinamento com a presença de enfermeiros, paramédicos e bombeiros para que todos possam passar as instruções de como lidar com pessoas acidentadas.

Que tal exemplos práticos durante as palestras? Com o auxílio dos especialistas, professores, funcionários e até os alunos podem, por exemplo, treinar a RCP (ressuscitação cardiopulmonar), entre outras ações de primeiros socorros.

Identifique os locais que oferecem risco de acidentes

Além do treinamento especializado e de visitas de profissionais da área da saúde, é necessário olhar para o espaço interno da escola. Como? Simples: os gestores devem identificar locais no espaço escolar onde a propensão de acidentes possa ser maior e investir em equipamentos para evitá-los.

Vejamos alguns locais dentro do ambiente escolar a serem verificados e adaptados para uma proteção maior dos alunos e, consecutivamente, de todos:

  • Quadra da escola: verificar se o piso está firme, se não há materiais enferrujados, quebrados e se há proteção para a arquibancada, para que ninguém leve uma “bolada”
  • Pátio: manter o piso nivelado e sem buracos. Evitar também o piso de cimento áspero, que pode machucar em caso de quedas. Colocar fitas antiderrapantes em rampas e degraus. Do mesmo modo, sinalizar degraus com fitas adesivas coloridas (geralmente amarelas) específicas para esse uso.
  • Escadas: também devem ter degraus sinalizados e contar com fitas antiderrapantes. Pontos com o teto baixo, onde se pode bater com a cabeça, também devem ser marcados com a fita sinalizadora.
  • Laboratórios e salas de aulas: tenha especial atenção às quinas de mesas e bancadas ou de qualquer outro objeto ou móvel. Invista em protetores de quina. Sinalizar
  • Brinquedoteca e/ou sala de jogos: crianças adoram brincar no chão, por isso, a proteção é obrigatória. Uma ótima ideia é reforçar o piso com o chamado “piso emborrachado”, que pode ser colorido, com desenhos, números e letras para atrair a atenção das crianças;

Fique atento! A escola também deve ser segura para alunos com necessidades especiais. Clique aqui e saiba como garantir que sua instituição seja 100% acessível!

Identifique situações que provocam acidentes na escola

Saber quais são os acidentes mais frequentes no ambiente escolar é essencial. Veja algumas das situações que mais provocam lesões em alunos e outros membros da comunidade escolar:

  • Brigas: arranhões e até mesmo machucados sérios podem ser adquiridos por meio de brigas entre alunos. Para evitá-las, é interessante haver mediadores para ajudar nos desentendimentos e brigas. Em caso de agressões sistemáticas, o chamado “bullying”, a situação muda de figura e é preciso dar atenção especial a todos os envolvidos.
  • Durante as aulas: seja durante a prática esportiva ou na aula de artes, prevenção é a palavra. Sempre converse com os alunos, explicando o uso correto dos materiais, o desenvolvimento das atividades e os combinados para a hora da educação física, por exemplo, de modo a evitar futuros acidentes.
  • Hora do recreio: É hora em que os alunos brincam e ficam agitados. Por isso, é também hora de prestar atenção nos encontrões, escorregões, e quedas. Para evitar problemas é importante colocar supervisores ou professores no parquinho da escola, por exemplo.

Adapte o espaço para a prevenção acidentes na escola!

Corrimão

Todas as escadas devem ter corrimão e esses devem ser verificados periodicamente, para garantir que estejam fixos e em perfeitas condições. Além disso, é indicado colocar setinhas amarelas pregadas no chão indicando o lado de subida e de descida, para evitar “encontrões” na escada quando os alunos sobem correndo.

Vidros

Vidros quebrados são um perigo no ambiente escolar. Por isso, é importante que os funcionários sejam treinados para verificar portas e janelas e comunicar a alguém responsável caso encontrem algo quebrado. Cacos de vidro devem ser limpos imediatamente e a janela ou porta quebrada deve ser isolada para evitar acidentes na escola.

Fiação

Fiação exposta nem pensar! É preciso sempre verificar a fiação, tomadas, aparelhos, pois dependendo da idade da criança, ela não tem noção alguma do perigo que corre ao, por exemplo, mexer em fios, colocar dedo ou outros objetos em tomadas. Nesses casos, vale colocar protetores de tomadas

Luz de emergência

A maioria das escolas também funciona à noite, e  é essencial que haja luzes de emergência caso falte luz. Assim, os alunos consigam se deslocar com calma, descer escadas e encontrar portas de salas ou de saída.

Extintores

É muito importante que extintores de incêndio estejam colocados conforme as orientações do corpo de bombeiros. Além disso, eles precisam passar por manutenção e trocas periódicas para garantir que funcionem em caso de incêndio.

Saída de emergência

As saídas de emergência do prédio devem estar bem sinalizadas e sempre livres de obstáculos, para que seu acesso seja fácil. Além disso, os alunos devem ser informados sobre a localização das saídas de emergência para que consigam encontrá-las rapidamente em caso de necessidade.

Sinalização

Ambientes que oferecem algum risco, como laboratórios, por exemplo, devem estar bem sinalizados principalmente quanto a esses riscos. Desse modo, é possível evitar que alunos desavisados entrem e sofram ferimentos ou lesões. Além disso, placas indicando onde é a saída ou o banheiro, além de facilitarem o dia a dia, ajudam a evitar acidentes na escola.

Telefones de emergência

Números de telefones de hospitais ou dos bombeiros, por exemplo, devem estar pregados em local de fácil acesso para que sejam visualizados em caso de emergência. Assim, em caso de acidentes, é possível acionar o auxílio necessário rapidamente.

Clique e acesse: Infográfico Tendências em educação

Gostou de saber mais sobre a prevenção de acidentes na escola? Conte sua opinião aqui nos comentários! Ajude também outros gestores compartilhando esse post nas suas redes sociais!