Planejamento escolar: 5 detalhes que não podem escapar para uma boa gestão!

imagem de três analisando relatório para ilustrar blogpost sobre planejamento escolar

Ministrar conteúdos, colocar em prática os projetos pedagógicos, entre outras responsabilidades, são alguns dos contratempos que gestores e professores têm que lidar a cada início de um novo ano letivo. Para conciliar todas as demandas sem comprometer a qualidade das entregas, é importante contar com um bom planejamento escolar.

Ele serve de guia para que os docentes e lideranças possam se sentir seguros para alcançar os objetivos estabelecidos para cada turma no início do ano letivo.

O setor de educação, assim como outros segmentos, passa por transformações constantes. Diante de tantos ajustes, é preciso compreendê-las, buscando entender como é possível viabilizar a obtenção de conhecimentos e o aperfeiçoamento de habilidades para diversos alunos. Por esses e outros motivos, ter um planejamento eficiente faz toda a diferença.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre os pontos indispensáveis num planejamento escolar para garantir uma gestão educacional eficiente. Boa leitura!

O que é um planejamento escolar?

O planejamento escolar é um documento que contém a descrição de todo o processo de estruturação e gerenciamento da instituição de ensino, orientando e determinando o que será realizado durante todo o ano letivo pelos professores, gestores e alunos.

Por isso, contempla questões burocráticas da escola, como o cumprimento de todas as normas da legislação e diretrizes pedagógicas. O projeto segue todas as normas do estado e município, além das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), idealizada pelo MEC.

Por meio dele, os ciclos de avaliação serão estabelecidos – como as feiras de ciências, projetos sociais e outras atividades que servirão como parâmetro para a criação dos planos de aula. 

O intuito desse planejamento é, a longo prazo, aprimorar o desempenho dos alunos, além da qualidade do ensino. Porém, tudo isso é feito sem deixar de reproduzir a personalidade e os valores da escola.

Qual é o papel do planejamento escolar? 

A principal função do planejamento escolar é orientar a performance da escola durante todo o ano letivo.

propósito de um planejamento escolar é estabelecer o que será ensinado e por quais razões, atendendo as orientações do BNCC, como já mencionado, além do Projeto Político Pedagógico da escola.

É importante deixar claro que a escola tem a liberdade para incluir seus projetos e materiais próprios.

O planejamento escolar efetiva as tarefas atribuídas a cada pessoa envolvida através de um plano de ação, que contém funcionalidades amplas, como a de estruturar todo o ambiente escolar, à medida que vai se afinando até o momento de desenvolver o conteúdo de cada docente em sua disciplina estipulada.

No plano de ação são estabelecidos pontos burocráticos referentes à gestão escolar, como por exemplo, a utilização de áreas comuns do ambiente educacional (pátio, lanchonete, piscina, biblioteca, etc.). Além disso, no documento consta a preparação do calendário geral da escola.

Os pontos relacionados a projetos multidisciplinares e práticas dos conteúdos também são esboçadas neste plano de ação, definido conforme o planejamento escolar. O plano de ação serve como roteiro para toda a comunidade escolar.

Quais são os tipos de planejamento escolar?

O planejamento escolar envolve todos os setores do ambiente educacional, podendo ser dividido de acordo com o objetivo que se deseja alcançar.

Os principais tipos de planejamento escolar são:

Planejamento estratégico

planejamento estratégico é um recurso fundamental para que a liderança da escola consiga avaliar o seu posicionamento diante as tendências da área de educação. 

Além de ajudar na rotina do ambiente, contribui para que tanto os alunos quanto a escola alcancem os seus melhores resultados.

Para orientar a tática escolar, é importante fazer os seguintes questionamentos:

  • Como a escola é percebida pelos estudantes e por todos que fazem parte dela?
  • Qual foi o resultado da escola nas avaliações externas para medir a sua qualidade de ensino?
  • Quais são os pontos de melhoria necessários em sua estrutura?

O planejamento estratégico pensa no futuro da escola, ponderando a sua situação atual, as expectativas de alunos, pais e responsáveis, analisando os pontos fortes e os pontos a melhorar e as oportunidades que podem ser aproveitadas.

Planejamento curricular

O planejamento curricular engloba o estabelecimento dos conteúdos que serão ministrados aos estudantes no ano letivo, e também a sequência e a forma como serão discutidos para favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais.

Em outras palavras, o planejamento curricular deve mencionar quais serão os conhecimentos essenciais para desenvolver nos mais variados níveis da educação básica, conforme a BNCC.

O planejamento deve assegurar que todos os alunos acessem os conteúdos informados no projeto no decorrer do ano letivo.

No ato da preparação do currículo escolar, é preciso levar em consideração a profundidade dos temas, as metodologias mais eficientes para a sua apresentação, as atividades realizadas no ambiente escolar interno e externo e a realidade em que vivem os alunos.

Planejamento pedagógico

Nesse tipo de planejamento estão relacionadas as habilidades que serão desenvolvidas em sala de aula, a forma como cada uma delas será direcionada e quais os resultados esperados na performance dos alunos.

O planejamento pedagógico tem a finalidade de ordenar a infraestrutura e o corpo docente escolar, além das definições do MEC. Além disso, ele busca melhorias no relacionamento entre a família e a escola, bem como  a comunidade local.

No planejamento pedagógico não podem faltar o calendário escolar com as datas das avaliações, eventos, reuniões com os pais e responsáveis, projetos interdisciplinares, entre outros.

Características de um planejamento escolar de sucesso

Existem algumas metodologias que contribuem para que o planejamento escolar se torne um processo simplificado e eficiente.

Neste tópico, vamos abordar os pontos que podem assegurar o sucesso do planejamento para todo o ano letivo. 

Ter objetivos precisos

Uma das principais características de um planejamento escolar eficiente é utilizar uma linguagem simples, que facilite o entendimento de todo o conteúdo para todos os colaboradores que precisarem acessá-lo.

O documento deve expor o método de ensino adotado pela escola  e as metas definidas.

Com isso, todos os professores, colaboradores e alunos saberão o que fazer  e a relevância de cada um para construir uma jornada de muito sucesso.

Faça atualizações com frequência

Ao desenvolver o seu planejamento escolar, não há impeditivos para que atualizações sejam realizadas para atender às necessidades dos estudantes com mais eficiência.

Além do mais, é essencial ficar de olho nas tendências do mercado educacional e como integrá-las na sua instituição.

Por esse motivo, o planejamento escolar deve passar por atualizações constantes, conforme estipulado pela BNCC, seja nos temas a desenvolver em sala de aula ou na forma de se conectar com a comunidade escolar.

Engajamento de toda a comunidade escolar

A última característica de um planejamento escolar eficiente é a participação da comunidade escolar.

Dar vez aos estudantes, transformá-los em protagonistas no processo de evolução acadêmica, além da família e dos parceiros da escola, é o que faz com que muitas escolas alcancem êxitos em seus planejamentos.

Desenvolva atividades que viabilizem a participação dos pais e responsáveis, promova encontros para compartilhar as necessidades e realizações da escola. Faça reuniões para ouvir o que cada integrante da comunidade escolar espera da sua instituição. 

Essas ações são bem simples e contribuem para elevar a participação da comunidade no processo do planejamento escolar.

Portanto, o planejamento escolar alinhará os interesses de todos os envolvidos, possibilitando o desenvolvimento pedagógico, do gerenciamento educacional e da performance dos alunos.

Benefícios do planejamento escolar

Elaborar um planejamento escolar para o ano letivo contribui para manter a atenção voltada aos conteúdos abordados em sala de aula e assegurar o envolvimento dos alunos, ocasionando uma série de vantagens ao longo do ano. Saiba quais são as principais delas:

Reconhecimento profissional dos professores

Os professores e a liderança respondem pelas práticas educacionais, proporcionando e analisando o aprendizado dos alunos.

Através do planejamento escolar, os profissionais conseguirão conduzir os estudantes, apontando a relevância de cada fase da evolução dos conteúdos e das tarefas sugeridas. 

Dessa forma, o profissionalismo se torna proveitoso, gerando maior valorização e relevância.

Estruturação de um clima organizacional

Docentes e alunos que conhecem os objetivos da escola têm mais facilidade na realização das suas atividades. 

Com isso, o ambiente educacional se transforma num local agradável e confortável. Desse modo, ocorre a construção de um clima organizacional mais favorável.

Construção da imagem da escola

Uma instituição de ensino que segue um planejamento escolar bem elaborado proporciona resultados de alta performance acadêmica aos estudantes e também aos colaboradores que ali trabalham. 

Cada ação efetuada vai gerar satisfação nas famílias e colabora para promover uma imagem positiva da escola.

Como fazer o planejamento escolar?

Os passos fundamentais para fazer um planejamento parecem simples, mas são capazes de resumir integralmente a tarefa. Ao reunir sua equipe para a elaboração do planejamento escolar, pense nas seguintes etapas: 

  • Reunir os objetivos propostos para a equipe com base no Projeto Político Pedagógico (PPP);
  • Determinar as estratégias necessárias para alcançá-los;
  • Adequar as estratégias ao dia a dia escolar.

Após elaborar o planejamento, é necessário divulgar para a comunidade escolar o que foi decidido. Para que tudo siga de acordo com o planejado, você precisa tomar algumas medidas e garantir que todos tenham clareza do que deve ser feito. Também é preciso acompanhar de perto os trabalhos durante o período letivo. Veja o que é preciso: 

  • Explicar os objetivos de forma clara;
  • Avaliar as situações que terão relevância para a execução;
  • Aplicar estratégias;
  • Elaborar um plano de trabalho
  • Avaliar os resultados.

O que não pode faltar no planejamento escolar para fazer uma gestão eficiente?

Antes de elaborar o seu planejamento escolar, é crucial avaliar pontos relevantes para que a base do seu projeto atenda às necessidades da comunidade escolar. 

Selecionamos os 5 principais detalhes para que o seu planejamento seja o mais estruturado possível. Acompanhe a seguir:

1. Análise de dados do ano anterior

O primeiro passo que antecede a elaboração do planejamento escolar é avaliar os resultados do ano anterior. 

Essas informações ajudarão os líderes e professores a realizar um levantamento dos erros e acertos e qual rumo seguir no novo ano letivo. Os itens a ser analisados podem ser os seguintes:

  • Quantidade de matrículas;
  • Total de alunos aprovados e reprovados;
  • Términos de contratos;
  • Problemas constantes em sala de aula;
  • Frequência dos estudantes.

2. Metas atingíveis

É importante relacionar metas que possam ser atingidas e que se conectem com o cenário atual da instituição. Além do mais, é aconselhável determinar prazos para realização e conclusão de cada atividade.

Isso não significa que a escola tenha que limitar os objetivos que deseja alcançar. Porém, é conveniente repensar se estabelecer melhorias a curto prazo, expandindo cada uma delas gradativamente para novas e possíveis modificações, não podem soar uma tática atrativa.

3. Distribuir responsabilidades entre as equipes

É essencial saber qual time e profissionais responderão por cada meta do planejamento escolar. Desse modo, o monitoramento da gestão será orientado e ajustes podem ser feitos de forma eficiente.

Assim, o membro ou equipe de cada setor da escola terá um maior senso de comprometimento com os propósitos da instituição, sendo reconhecido por todo esforço empregado.

4. Usar a tecnologia como aliada

A rotina das escolas ficou muito mais dinâmica a partir da utilização de ferramentas tecnológicas. Obviamente, essa é uma vantagem que ajuda bastante na eficiência do planejamento escolar.

Relacionar quais recursos e processos poderiam ser integrados à realidade da sua escola é o primeiro passo para analisar as possibilidades disponíveis e determinar as mais apropriadas para o cenário da sua instituição.

Pode ser um sistema de gestão escolar integrado, que consegue disponibilizar várias funcionalidades separadas por módulos, viabilizando otimizar a gestão de todo o ambiente educacional a partir de uma solução tecnológica inovadora.

5. Avaliação dos resultados

Um detalhe que não pode faltar para que o seu planejamento escolar tenha o máximo de eficiência é a avaliação dos resultados. Esse é um fator que contribui para a continuidade do acompanhamento acadêmico e na eficiência dos resultados.

Essa avaliação pode ser realizada trimestralmente, para que gestores, professores e alunos tenham tempo hábil para praticar tudo o que foi definido no planejamento inicial.

Além do mais, a análise dos resultados permite a identificação de pontos de melhoria no planejamento escolar.

Conclusão

O planejamento escolar vai guiar a sua escola para realizar todos os projetos elaborados para o ano letivo. Seguindo tudo o que consta nos documentos envolvendo todos os membros da comunidade escolar, não tenha dúvidas que o sucesso da sua instituição será uma realidade no decorrer da jornada.

Gostou do conteúdo de hoje? Enquanto não publicamos o próximo artigo, que tal baixar o nosso E-book “Tudo que você precisa saber para trazer a sua gestão pedagógica para o futuro“? Clique aqui e acesse agora mesmo o material.

Até mais!

Receba nossos informativos