Planejamento do próximo ano letivo deve começar no segundo semestre

Planejamento do próximo ano letivo deve começar no segundo semestre

107

Chegamos ao segundo semestre e a partir de agora os gestores de escolas e cursos já devem ficar de olho no planejamento do próximo ano letivo. É nesse período que se começa a analisar os investimentos a fazer, além de definir o quadro de horários, organizar matrículas, rematrículas e tantas outras questões importantes.

Todo esse planejamento é fundamental, pois garante que o ano letivo seguinte comece bem estruturado e seja um sucesso.

Pensando nisso, separamos 9 dicas que o ajudarão a realizar esse planejamento do próximo ano letivo e preparar o seu curso ou escola.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Veja como começar o planejamento do próximo ano letivo!

1. Faça o balanço patrimonial da escola

O balanço patrimonial é uma declaração exigida por lei que mostra a situação do patrimônio do curso ou escola no final do ano. Ele mostra um quadro preciso de sua situação contábil e financeira e permite que os gestores examinem o patrimônio da instituição, as suas obrigações (hipotecas, contas à pagar, etc) e o capital disponível em caixa.

2. Veja quais investimentos precisam ser feitos

O balanço patrimonial indicará qual é o patrimônio líquido da instituição, ou seja, o capital que ela possui disponível em caixa. Parte desse capital pode ser investido, por exemplo, na modernização das salas de aula e na expansão do prédio. Este investimento é fundamental para a atração de novos alunos e também para a melhoria da imagem do curso ou da escola.

Saiba o que é divisão de gastos, custos e despesas de uma escola. Clique aqui!

3. Avalie o reajuste de mensalidades

Nestes últimos meses, será necessário analisar o reajuste de mensalidades, levando em conta as despesas da instituição, a folha de pagamento dos funcionários, a previsão do total de alunos pagantes, entre muitos outros fatores. Os gestores também devem adaptar o preço das mensalidades à atual situação econômica do país.

O cálculo do valor das mensalidades é muito importante para evitar a inadimplência. Saiba mais sobre esse assunto!

4. Verifique a disponibilidade dos professores

No segundo semestre, uma importante tarefa precisa ser realizada: a definição do quadro de horários. E para isso, os gestores devem verificar a disponibilidade dos professores, principalmente daqueles que trabalham em várias instituições de ensino. Quanto antes eles fizerem isso, menor será a correria nas semanas que precedem o início das aulas.

Leia o artigo que preparamos e entenda porque montar o quadro de horários da sua escola o quanto antes!

5. Organize a área de matrículas e rematrículas

Muitas matrículas e rematrículas ocorrem logo no segundo semestre. Por isso, é importante organizar o quanto antes a área da instituição responsável pela realização delas. Para que não haja confusão, é importante o curso ou escola contar com um sistema de gestão que possibilite a organização e o controle de todas as matrículas e rematrículas realizadas.

6. Comece a fazer o levantamento da demanda de alunos

A formação das turmas do próximo ano letivo dependerá da demanda de alunos. Para levantar essa demanda, os gestores precisam verificar a quantidade de matrículas e rematrículas já feitas nesse segundo semestre e também o número previsto de alunos que ainda irão se matricular no fim deste ano e no início do próximo.

7. Prepare as ações de marketing

Os pais que querem trocar seu filho de escola começam a avaliar as opções logo no segundo semestre. Daí a importância de preparar e colocar em prática as ações de captação de alunos logo nesse período. As escolas que não incluírem o marketing no planejamento do próximo ano letivo certamente perderão recursos financeiros e muitos alunos.

Como captar alunos o ano inteiro: confira o evento online gratuito!

8. Faça uma pesquisa de satisfação com os pais e alunos

A pesquisa de satisfação NPS é muito útil para identificar pontos que precisam ser melhorados. Ela pode ser feita por meio da agenda digital, no site ou blog da instituição ou presencialmente, na hora em que os alunos estiverem fazendo a sua matrícula.

É importante que essa pesquisa seja simples e rápida, para não tomar muito o tempo de quem a responde. As informações serão essenciais para a ordenação de prioridades de investimento e tomada de decisão.

9. Organize a volta às aulas

O primeiro dia de aula é muito especial para os alunos, pois eles reencontram os amigos e os professores. Dessa forma, ele precisa ser muito bem planejado, para que todos se sintam acolhidos. As palestras, atividades e apresentações devem ser organizadas logo agora no segundo semestre, para que não haja correria dias antes do início das aulas.

Pense em uma semana de recepção, com atividades inovadoras e que animem os alunos para os novos desafios.

Acompanhe seu planejamento!

Durante o ano é muito importante que seu planejamento seja seguido e, caso necessário, alterado com antecedência! Entre outros tópicos, não deixe de:

Clique e acesse: Guia Planejar, Capacitar e Investir (SAS)

Gostou das nossas dicas para o planejamento do próximo ano letivo? Então comece a colocá-las em prática agora mesmo!

Compartilhe esse post com seus amigos e comente aqui sua opinião!