

Como adaptar a sua escola para pessoas com deficiência
Toda escola tem a obrigação, por lei, de assegurar e promover condições de igualdade para as pessoas que têm alguma deficiência, visando a inclusão social e cidadania desses estudantes.
Para que a sua instituição esteja preparada para a chegada de um novo estudante com deficiência é importante que você faça as mudanças necessárias o quanto antes!
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O que é uma deficiência?
Quando falamos em deficiências estamos nos referindo a um grupo de pessoas que têm determinadas condições relacionadas aos aspectos motores, sensoriais ou intelectuais.
Quais são as deficiências?
Segundo a legislação brasileira, são portadores de deficiências as pessoas que possuem:
- Deficiência física
Um comprometimento de uma ou mais partes do corpo humano, onde a função física é afetada. São consideradas deficiências físicas: paraplegia, tetraplegia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade, entre outras.
- Deficiência auditiva
Perda total, parcial ou bilateral de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma.
- Deficiência visual
Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.
- Deficiência mental
É quando o funcionamento intelectual é significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e essas limitações são associadas a duas ou mais áreas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.
- Deficiência múltipla
É a associação de 2 ou mais deficiências.
Alunos com deficiências: qual a importância de preparar a sua escola?
Quando falamos sobre educação, é primordial ter em mente que além de garantir um ensino de qualidade, o nosso papel é promover um ambiente de igualdade e inclusão para todos os alunos.
É importante que o aluno com deficiência seja acolhido e se sinta seguro na escola, para que ele entenda que pode (e deve) ter autonomia de agir no ambiente escolar. Para que esse acolhimento exista, é importante que todo o corpo docente tenha a capacitação necessária e que as adaptações na estrutura física da instituição sejam feitas.
Continue a leitura para conferir 10 dicas que vão tornar a sua instituição mais acessível!
Dicas para adaptar a sua escola para receber pessoas com deficiências
Espaço físico
1| Rampas
O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso – principalmente nas áreas externas. A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até as salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras e demais ambientes.
2| Portas
As portas da instituição também precisam ser adaptadas para garantir a passagem de uma cadeira de rodas, por exemplo. De acordo com o Manual de Acessibilidade da Instituição, desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é recomendado que a largura seja de 0,80 m por 1,20m.
Além disso, as maçanetas devem ser de alavanca (e não redondas); isso facilita a abertura por pessoas com problemas motores nas mãos.
3| Móveis
Todos os móveis devem ser adaptados, com fácil acesso para um cadeirante, por exemplo. Além da sala de aula, essa preocupação deve se estender ao refeitório e lanchonetes, para permitir que o aluno possa se alimentar confortavelmente.
4| Salas de aula
Além do acesso fácil e da porta com dimensões adequadas, a sala de aula precisa estar adaptada para atender esses estudantes com necessidades específicas. Os móveis devem ser dispostos de maneira que o aluno consiga visualizar o professor e o quadro com facilidade. Além disso, as fileiras de carteiras devem ter uma largura suficiente para que o aluno consiga circular pela sala.
5| Banheiros
Tanto os alunos quanto os professores precisam ter acesso a banheiros especiais adaptados para qualquer pessoa que tenha alguma deficiência ligada à mobilidade. É importante que os banheiros tenham barras de apoio para o vaso sanitário e para os lavatórios.
6| Piso tátil
Os pisos táteis são placas com relevo fixadas no chão; elas permitem que deficientes visuais se localizem e possam se locomover com autonomia. Existem dois tipos de piso tátil: o direcional, com relevos lineares, e o de alerta, com relevos redondos dispostos uniformemente.
O piso tátil direcional deve ser instalado para indicar caminhos, enquanto o piso tátil de alerta deve ser usado para sinalizar degraus, portas, obstáculos, mudanças de direção ou cruzamentos de caminhos. O ideal é que a escola instale um mapa tátil próximo à entrada; com esse recurso, deficientes visuais poderão entender o espaço em que estão e se deslocar com mais facilidade.
7| Estacionamento
A Lei da Acessibilidade determina que todos os espaços de estacionamento devem ter 2% das vagas, ou no mínimo, uma vaga destinada a pessoas com mobilidade reduzida.
Por isso, se sua escola tem estacionamento, você precisa demarcar, pelo menos, uma vaga para pessoas com deficiência. A vaga deve estar próxima à entrada da escola e deverá contar com um espaço lateral para facilitar o embarque e desembarque.
Material e método de ensino
8| Material didático
O material didático precisa ser acessível para todos. Por isso, é importante fornecer versões com letra ampliada e alto contraste para alunos com baixa visão e versões em áudio ou braille para os estudantes cegos. E, no caso de deficientes auditivos, é necessário oferecer uma versão legendada ou com a presença de um intérprete de LIBRAS ao utilizar materiais audiovisuais.
9 I Método de ensino
O método de ensino precisa ser pensado para que todos os alunos consigam aprender e se desenvolver bem, de acordo com o ritmo de cada um. O processo de ensino-aprendizagem não precisa ser sempre da mesma forma – é importante testar novos métodos para que haja diversidade e novas fontes de conhecimento no ambiente escolar. Clique aqui e confira as metodologias de ensino que você deveria conhecer!
Corpo docente
10 | Professores
Os professores e demais profissionais pedagógicos devem ser treinados para lidar com alunos portadores de deficiências. É preciso que estes profissionais entendam, de forma clara, qual é a deficiência do aluno e quais são suas limitações para que consigam mediar o aprendizado de forma efetiva.
Além disso, é importante que a escola tenha um intérprete de LIBRAS para que alunos com deficiência auditiva sejam incluídos no ambiente escolar.