Qual o papel do diretor escolar?

O papel do diretor escolar

151

Um diretor escolar é, por definição, um profissional que carrega consigo grandes responsabilidades. Além de organizar a parte pedagógica, ele também tem que dar conta de tarefas administrativas. Por isso, o diretor de uma escola precisa ser uma pessoa extremamente eficiente e qualificada para desenvolver sua função.

Fica claro que o trabalho do diretor é fundamental para toda a comunidade escolar, afinal é ele quem coordena todos os processos da instituição de ensino. Pensando nisso, elaboramos esse artigo em que explicamos quais são as atribuições do diretor e qual o perfil ideal para o cargo.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O perfil do diretor escolar

Muitas vezes o erro de uma gestão escolar começa pela má escolha do diretor. O cargo muitas vezes é ocupado por professores sem nenhuma experiência em administração ou, pelo contrário, por alguém vindo do mundo dos negócios e sem visão pedagógica.

Em outros países, como nos EUA, já é possível encontrar a figura do auxiliar administrativo, profissional que executa tarefas mais burocráticas enquanto o diretor fica mais voltado para o ensino.

Aqui no Brasil esta tendência está apenas começando, por isso, a maioria dos diretores acaba se encarregando de tarefas da área pedagógica e do setor administrativo. O desafio é, então, encontrar uma pessoa que domine esses dois universos para assumir o posto de diretor escolar.

Leia também: “O que é gestão escolar”

De qualquer modo, é preciso alinhar a compreensão da sala de aula com a visão estratégica. O profissional também precisa ser uma referência para sua equipe, ter organização e pensar na comunidade escolar a todo momento.

Além disso, o diretor precisa estar em constante atualização para compreender as tendências do mercado e as necessidades que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem.

Outras características do diretor escolar:

  • É flexível, porque articula, compreende e dialoga com todos os membros da comunidade escolar, aproximando-os;
  • Ouve as demandas de pais, alunos e professores;
  • Tem foco nos objetivos da instituição, estabelecidos no PPP;
  • Enxerga a escola de forma integrada, entendendo o impacto de todos os setores na qualidade do ensino;
  • Toma iniciativa e consegue solucionar conflitos;
  • Valoriza todos os funcionários da instituição;
  • Reconhece a importância da capacitação profissional;
  • Está antenado nas novidades.

Qual o papel do diretor escolar?

É função do diretor zelar pelo estabelecimento, oferecendo salas em condições, bibliotecas abastecidas, espaço para esporte, lazer e segurança. Também é primordial que o diretor saiba lidar com os alunos, que ele crie um Projeto Político Pedagógico e interprete os resultados de cada métrica de gestão, traçando melhorias e objetivos.

Cabe a esse profissional identificar as falhas no processo de aprendizado e evitar a evasão de alunos – por isso a necessidade de visão de negócio e visão estratégica.

É o diretor escolar quem coordena os trabalhos de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Clique e acesse o nosso guia para elaboração do PPP.

Como líder, o diretor deve analisar dados e traçar um plano claro de metas e objetivos. Ele deve contar com uma equipe comprometida e de confiança a quem possa delegar tarefas.

Para esse profissional, os professores terão autonomia em sala de aula e serão responsáveis, junto com toda equipe, pelos resultados da escola. Contando com um bom time de apoio, o diretor consegue organizar sua rotina para dar atenção a todas as responsabilidades.

Também é papel dele atender aos pais e à comunidade, supervisionar o departamento de RH, estimular a formação e o aprimoramento dos docentes, criar normas e calendários, supervisionar as finanças da escola e determinar a compra de certos materiais.

No desenrolar do ano letivo, essas responsabilidades se desdobram em muitas outras tarefas, que variam de escola para escola.

Compartilhe esse conhecimento!

Compartilhe, salve ou imprima o quadro abaixo para ter sempre em mente as funções do diretor escolar!

Quadro: quais as principais funções do diretor escolar?

A figura do diretor: referência no ambiente escolar

Em resumo, o diretor escolar é a pessoa que serve de referência para todos os membros de uma comunidade escolar. Ele precisa ter múltiplas habilidades, afinal, tem que dar conta das diferentes tarefas citadas.

Os erros de uma má gestão escolar acontecem quando se prioriza apenas uma das “vertentes” do cargo de diretor, deixando as outras negligenciadas. 

Nesse sentido, ter uma visão estratégica e integral da escola é um grande passo para o sucesso da gestão escolar. Por isso, investir em uma equipe qualificada e alinhada aos objetivos da instituição, além de contar com ferramentas que otimizem o trabalho do diretor e da equipe estão entre os passos essenciais para uma instituição de sucesso.

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

Gostou de saber mais sobre o trabalho de um diretor escolar? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!