Preciso inovar e modernizar a escola! O que fazer? Por onde começar?

Preciso inovar e modernizar a escola! O que fazer? Por onde começar?

115

Com tantos avanços tecnológicos e nas formas de ensinar, pode parecer muito difícil modernizar a escola em que você trabalha e mantê-la sempre atualizada, mas isso não é verdade. Com um pouco de esforço e estratégia, qualquer escola pode acompanhar as tendências do momento, às vezes, sem grandes investimentos financeiros.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Modernizar a escola nem sempre significa adquirir tecnologia de ponta. Mais do que isso, o papel de uma escola inovadora é estimular o jovem conectado de hoje, que se interessa mais pelo mundo ao seu redor: debatendo sobre política, diversidade, ecologia, sustentabilidade e empreendedorismo, por exemplo.

Por isso, a escola deve procurar criar uma conexão com seus alunos e ser capaz de satisfazer seus anseios por conhecimento, que não necessariamente passam pelo modelo de ensino tradicional.

Vale lembrar que hoje a educação tem que pensar cada vez mais a transdisciplinaridade, o contexto social e cultural de cada indivíduo e as relações entre conhecimento e cotidiano.

Veja algumas sugestões para modernizar a escola!

Usar as redes sociais

Foi-se o tempo que professor não podia interagir com o aluno pela internet. Atualmente, muitos criam páginas ou grupos online referentes às matérias que lecionam. Os alunos, por outro lado, acompanham e interagem. Tal iniciativa é bem recebida, pois o professor transmite seu conhecimento através de um meio que já está inserido na rotina do aluno.

Além disso, as redes sociais podem ser muito úteis para o compartilhamento de notícias, links, eventos e outros conteúdos que podem ter relação com a matéria ensinada. Nesse caso, além do conteúdo transmitido em sala de aula, toda a turma pode ter acesso a materiais relevantes e agregadores.

Investir em tecnologia na escola

Um telão e um projetor de slides são tudo que sua escola tem para oferecer em termos de tecnologia e multimídia? E a sala de informática, é realmente usada pelos alunos, os computadores estão atualizados com o sistema operacional mais recente e os equipamentos estão em bom estado? Com o avanço tecnológico e o barateamento de certos equipamentos, já não custa muito modernizar a escola.

Também já não faz muito sentido proibir o uso de smartphones e tablets em sala de aula, já que essas tecnologias têm grande potencial quando usadas na educação. O professor pode pedir, por exemplo, que os alunos acessem determinado conteúdo em seus celulares ou pode solicitar que eles pesquisem algo relacionado à aula. É preciso pensar formas de integrar a tecnologia no ambiente escolar – aproximando da aula a realidade dos alunos.

A atualização das tecnologias também deve passar pela secretaria e pelo setor administrativo. Não adianta falar de modernidade e continuar com procedimentos burocráticos, pouco práticos e feitos no papel. Hoje, um sistema de gestão dá conta de todos os aspectos referentes à gestão escolar, desde a frequência dos alunos, professores e funcionários, até o pagamento das mensalidades e controle da portaria da escola.

Oferecer disciplinas inovadoras

Os jovens gostam de saber o que acontece pelo mundo e precisam ser preparados para uma sociedade e para um mercado de trabalho exigentes. E a escola não deve ignorar esses aspectos. Pelo contrário: deve oferecer disciplinas que ajudem a tornar o aluno um cidadão consciente e preparado.

A inclusão em sua grade curricular de disciplinas como empreendedorismo, sustentabilidade, ecologia e educação financeira não representam um investimento alto demais e podem impactar de uma forma imensamente positiva a vida não só dos alunos, mas também de toda a comunidade escolar.

Desenvolver projetos extraclasse

Atividades extraclasse trazem vários benefícios aos alunos e também à comunidade escolar. Além de proporcionarem momentos de lazer e reforçarem o senso de “comunidade” na escola, essas atividades, quando bem pensadas, também integram os alunos com a aplicação dos conhecimentos no dia a dia e permitem reflexões importantes para sua formação.

Feiras de Ciências, montagem de peças de teatro, incentivo à prática de esportes, pesquisas científicas, desenvolvimento de projetos de leitura… Tudo isso ajuda a enriquecer ainda mais o aprendizado dos alunos, mantendo-os sempre em contato com o novo, dando-lhes desafios a enfrentar, proporcionando motivação e oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em aula.

Clique e acesse: Guia Planejar, Capacitar e Investir (SAS)

E você, o que tem feito para inovar e modernizar a escola em que você trabalha? Compartilhe suas experiências com a gente!