currículo de professores

Como o gestor deve analisar o modelo de currículo de professores durante a contratação?

19

Se os professores precisam de cuidado ao elaborar um currículo profissional para deixá-lo competitivo, os gestores também precisam ser criteriosos ao analisar o modelo de currículo de professores. Com isso, eles podem avaliar mais objetivamente o que realmente é essencial para a posição almejada.

Observar alguns pontos específicos ajuda e agiliza, em muito, no primeiro filtro dos melhores candidatos. Após esse filtro inicial realizado, é possível avançar para a próxima etapa para, de forma mais criteriosa, selecionar os profissionais mais adequados ao perfil da vaga.

Quer saber quais são os passos para analisar um currículo com eficiência? Então fique atento em nossas dicas e melhore seu perfil de recrutador agora mesmo.

O que realmente importa na análise do modelo de currículo de professores?

Esta é a pergunta que muitos recrutadores, profissionais ou ocasionais, fazem ao receber uma imensa quantidade de currículos. São tantas informações pessoais e profissionais, de tantas pessoas diferentes, que, inicialmente, é comum ficar confuso e ansioso sobre como conduzir o processo de seleção.

Por isso, é fundamental se atentar em alguns pontos para selecionar os melhores documentos e, só assim, avançar para uma etapa mais detalhada e criteriosa.

É importante enfatizar que os modelos de currículos não selecionados nesta etapa poderão ser revistos posteriormente, em caso do insucesso da primeira seleção. Portanto, não descarte nenhum candidato gratuitamente.

Com isso em mente, vamos aos pontos para analisar no modelo de currículo.

Veja também 5 dicas para fazer uma gestão de professores eficiente!

Clareza e objetividade

Se estamos pensando em um modelo de currículo de professor, é fundamental que o documento deixe claro que esta é a função almejada. Por isso, o candidato deve destacar seus pontos fortes nessa função para mostrar objetivamente que possui capacidade de executar muito bem as funções do cargo.

Da parte do gestor é necessário, então, conferir as experiências anteriores, bem como a formação acadêmica e outros itens que reforcem a pretensão do candidato.

Tecnologias e comportamento público

Como vivemos em um mundo globalizado, é fundamental que o candidato à função de professor tenha familiaridade com tecnologias e fique confortável com as novidades da área da educação. Ter apenas um endereço de e-mail e não utilizar outras redes sociais, por exemplo, não transmite essa familiaridade com tecnologia. Então, é preciso avaliar se o modelo de currículo analisado possui itens como: endereço de blog, de redes sociais e Skype, por exemplo.

No caso do blog e das redes sociais, o gestor poderá analisar se o candidato têm uma boa presença online e se esse seu comportamento contribui para seu papel como educador. Um blog que busca ensinar e educar seus leitores deve receber um grande destaque, assim como o comportamento público nas diversas redes sociais.

Repita esse comportamento por toda a análise do currículo de professores.

Experiência profissional

É claro que a experiência profissional conta e não deve ser descartada pelo gestor. Neste ponto, no entanto, é importante destacar que mesmo um profissional que não apresente muita experiência pode ser uma boa escolha, desde que os outros itens complementem e indiquem sua aptidão para o cargo.

Fique atento aos trabalhos já realizados pelo candidato, sejam eles remunerados ou não, o tempo que ele exerceu a função continuamente e, principalmente, se a experiência faz sentido para a vaga atual que ele pretende alcançar. Professores focados no ensino de idiomas ou tecnologia, por exemplo, não são candidatos tão relevantes no ensino de história ou biologia. A correlação entre áreas é um fator essencial na análise da experiência como um todo.

Informações Extras

Tão relevantes quanto a experiência profissional, as informações extras podem ajudar a diferenciar candidatos parecidos. Neste quesito, candidatos com experiência em trabalhos voluntários, projetos pessoais e atividades extracurriculares certamente agregarão suas habilidades para o exercício da função de professor.

Em contramão da experiência profissional, as informações extras indicam o tamanho do repertório que o profissional tem e isso é uma análise que não deve ser descartada.

Características pessoais

A apresentação pessoal é muito comum em um modelo de currículo de professores. Portanto, mais do que identificar estas características pessoais ao longo do documento, é importante analisar se as informações extras e uma eventual entrevista confirmam o que o currículo quis dizer.

Profissionais, independentemente da área, comumente se autodenominam criativos, dinâmicos e flexíveis, mas será que na prática isso realmente acontece?

Algumas perguntas que abordam o tema, o histórico do profissional e testes práticos podem validar facilmente uma característica, então, é importante usar o que o candidato fala de si mesmo como uma análise para contratação.

É hora de colocar em prática!

Com as dicas apresentadas ao longo deste conteúdo, selecionar um modelo de currículo de professor será uma tarefa muito mais simples, ainda que não seja fácil, durante uma contratação. De fato, somente a repetição das análises ajudarão, cada vez mais, na assertividade do processo seletivo como um todo.

Portanto, coloque nossas dicas em prática para começar a avaliar melhor os candidatos durante uma seleção profissional, e não se esqueça de, sempre, responder cada pessoa sobre a situação de sua candidatura. Tão importante quanto uma boa análise do modelo de currículo é a condução e transparência do processo entre as partes envolvidas.

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

Gostou de saber mais sobre o processo de análise de currículo de professores? Deixe seu comentário registrado aqui e compartilhe este artigo nas redes sociais!