Materiais educativos para melhorar a gestão escolar

Conheça materiais que vão te ajudar a melhorar a gestão da sua escola!

54

Estar sempre atualizado é essencial para que o gestor moderno consiga manter a escola em crescimento e possa deixá-la preparada para passar pelos imprevistos sem grandes abalos. Mas, como modernizar a escola, sabendo usar a tecnologia a favor do ensino? Quais as inovações na área educacional que trarão resultados mais positivos para a instituição? Como melhorar a gestão da sua escola ano a ano?

Estas e tantas outras questões permeiam a mente dos gestores escolares, principalmente daqueles com perfil proativo e que buscam sempre melhorar o desempenho de sua equipe e o resultado da sua instituição de ensino.

Além das formações tradicionais como os cursos de graduação, extensão e pós, há uma série de materiais complementares que abordam temas importantes para a gestão escolar, como os ebooks, infográficos, blogs, palestras, debates com especialistas e planilhas de controle, por exemplo.

Cada tipo de material contribui de forma específica para que diretores, coordenadores, professores e auxiliares estejam sempre em contato com novas ideias e consigam melhorar a gestão e a qualidade do ensino na escola em que atuam.

Conheça também nosso glossário da gestão escolar!

Saiba mais sobre cada tipo de material e veja como tirar o máximo de proveito deles para garantir o aperfeiçoamento da gestão escolar, otimizando seu trabalho e deixando as atividades da sua escola mais dinâmicas e produtivas.

Conheça os materiais que podem ajudar melhorar a gestão escolar!

1. Ebooks

Os ebooks são materiais acessíveis e que abrangem temáticas contemporâneas essenciais para que o gestor de uma instituição de ensino possa otimizar o desempenho de sua escola ou curso.

Esses livros digitais trazem a vantagem de tratarem mais diretamente sobre problemas específicos da gestão de uma escola. São materiais precisos, agradáveis de ler e repletos de informações relevantes, como dicas para controlar a inadimplência, técnicas para reter alunos antigos e captar novas matrículas, informações sobre quais indicadores medir e controlar na instituição de ensino, etc.

Confira alguns ebooks sobre esses temas e baixe grátis à vontade!

    

Conheça a lista completa de ebooks gratuitos oferecidos pela WPensar

2. Infográficos

Por meio dos infográficos toda a comunidade escolar consegue se manter informada sobre temas importantes para a gestão escolar de forma clara e com dados atualizados.

Acessar esses dados permite ao gestor conhecer mais sobre a realidade da educação e estar mais preparado para tomar decisões importantes para a escola.

Outra vantagem desse tipo de material é que você pode imprimir e divulgar nas áreas pertinentes da sua escola para que a informação se mantenha viva na memória de sua equipe.
  

3. Planilhas

As planilhas são desenvolvidas para que o gestor escolar possa organizar seu trabalho e tornar mais fácil a localização de dados e informações importantes para a escola.

Esse tipo de material não substitui controles mais complexos como os fornecidos pelos sistemas de gestão escolar, mas são um excelente apoio para direcionar os gestores sobre o que devem medir e como dar os primeiros passos

Com os modelos abaixo, por exemplo, os gestores conseguem saber quais informações devem levantar para melhorar a gestão de suas escolas ou cursos.

  

Esses instrumentos de apoio facilitam a coleta de informações essenciais para a escola e seus resultados farão toda a diferença para melhoria do ensino e dos processos da instituição.

4. Palestras e debates

Ao entrar em contato com a opinião de especialistas e de outros profissionais de ensino sobre os temas que estão em alta, os gestores de escola conseguem trocar experiências e expandir seus conhecimentos em diferentes áreas da educação. Por isso, participar das palestras e debates é fundamental para os gestores buscam uma gestão de excelência.

Estes eventos contam com a participação de especialistas em diversos assuntos e ajudam os gestores a direcionar sua equipe e para que todos caminhem ao mesmo passo e, o mais importante, no caminho certo.

Veja algumas temáticas abordadas pela WPensar e seus parceiros ao longo desse ano:

   

Informação é a palavra chave para melhorar a gestão escolar!

Como vimos, atualização é palavra-chave para uma gestão inovadora e de qualidade. Sem informação não é possível planejar, sem planejamento não há como direcionar as ações, e sem direcionamento os esforços muitas vezes são em vão.

Essa máxima não vale apenas para os gestores de escola, mas serve também para os professores, auxiliares, alunos e todos os participantes da comunidade escolar.

Compartilhe esse post com sua equipe e comece já a estabelecer a diferença em sua instituição e seus concorrentes!

Tem algum outro tema que gostaria de ver em nossos materiais ou em posts do nosso blog? Compartilhe nos comentários!