A hora de trocar de sistema de gestão escolar

Como saber se chegou a hora de trocar de sistema de gestão escolar

45

Provavelmente você já sabe que um sistema de gestão escolar é fundamental para garantir a eficiência do trabalho em uma  escola ou curso. Mesmo que sua instituição já conte com um software do tipo, pode chegar um momento em que compensa trocá-lo por alguma opção que atenda melhor às suas necessidades. Como, então, saber se chegou a hora de trocar de sistema de gestão escolar?

Acompanhe o artigo e descubra por que a melhor hora para trocar de sistema é, em geral, o quanto antes.

Baixe o material: Guia 5 maiores erros de escolas e cursos que vão à falência

Quando se torna necessário trocar de sistema?

Falta de funcionalidades, instabilidades e suporte ineficiente, por exemplo, podem comprometer a credibilidade de um sistema de gestão escolar. Quando o seu sistema atual apresenta esses problemas, você já pode começar a pensar em substituí-lo por alguma opção melhor.

Conheça também 5 motivos para trocar de sistema agora!

Mas será que esses motivos não são muito pequenos?

Não. Quando seu sistema de gestão escolar não satisfaz as suas necessidades adequadamente, não adianta insistir. Mesmo que haja alguma maneira de “contornar” ou conviver com os problemas, isso não costuma valer a pena. Nesse caso, é melhor procurar outra ferramenta que possa te atender de maneira satisfatória.

Lembre-se: um sistema de gestão escolar serve para tornar o trabalho mais eficiente na sua instituição de ensino. Se o software, em vez disso, causar transtornos, é sinal de que algo está errado e de que você deve trocar de sistema.

Será que a migração para um novo sistema não é muito trabalhosa?

Em primeiro lugar, um bom sistema de gestão escolar tem que oferecer um suporte robusto durante a implantação, o que já reduz muito a dificuldade de sair de um sistema e passar para outro. Porém, mesmo que possa apresentar um certo grau de dificuldade, a migração é um trabalho que deve ser feito o quanto antes.

Se você precisa trocar de sistema, terá que enfrentar essa transição em algum momento. Assim, é melhor que a tarefa de migração seja resolvida rapidamente com a contratação e implantação de um novo sistema. Caso contrário, os problemas causados por uma ferramenta ineficiente vão se arrastando e causando prejuízos à sua escola ou curso.

Veja as vantagens de contratar um sistema de gestão escolar intetgrado!

A melhor época para trocar de sistema

Após constatar que realmente é hora de trocar de sistema, você pode se perguntar se deve fazer isso apenas no próximo ano ou durante as férias, por exemplo. Entretanto, como explicamos, o ideal é contratar um novo sistema assim que possível, pois o tempo em que sua escola ou curso permanece insistindo em um software ineficiente representa prejuízo e estagnação.

Também não há nenhuma época específica em que seja melhor fazer essa transição. Assim, esperar até as férias, por exemplo, não é vantagem. Pelo contrário: se você começar a usar o sistema ao longo do ano, terá dados suficientes para fazer análises quando as aulas se encerrarem.

Ainda tem dúvidas? Fale com a gente!

Você pode conversar com um consultor da WPensar para entender mais vantagens de trocar um sistema problemático por outro sistema que te atenda bem. Clique aqui para entrar em contato conosco!

Clique e conheça o sistema WPensar