Gestão de professores eficiente

5 dicas para uma gestão de professores eficiente

83

Dentre as várias funções de um gestor escolar, uma das mais importantes é ajudar o corpo docente de sua escola a apresentar os melhores resultados possíveis. Esse trabalho constante de chama gestão de professores, e às vezes, pode representar um grande desafio. Como contratar os professores certos? Como mantê-los motivados? E como estimular o aprimoramento deles? Essas são algumas das questões que queremos esclarecer.

Primeiro, porque os professores estão em contato direto com os alunos, sendo o “rosto” e a “voz” da instituição. Segundo, porque se a performance deles for de excelência, os alunos da escola, consequentemente, também apresentarão um ótimo desempenho. E professores engajados e alunos com ótimas notas farão com que sua instituição seja reconhecida.

Porém, como dissemos, fica a dúvida: como ajudar os educadores a atingir o nível profissional desejado? Nesse post vamos compartilhar 5 ótimas dicas de como tornar a gestão de professores de sua escola ainda mais eficiente!

Clique e acesse: Kit Bem-estar do Professor

Confira as dicas para a gestão de professores!

1. Observe as aulas

É fundamental que você assista a algumas aulas de seus professores. Não assista apenas as daqueles que estão apresentando dificuldades, mas sim pelo menos uma ou duas aulas de cada professor no semestre. Antes de assisti-las, elabore um formulário de avaliação, segundo os critérios que julga importantes em uma aula.

Alguns aspectos importantes de serem observados são:

  • a relação professor-aluno
  • o  comportamento dos alunos
  • a clareza nas explicações
  • o seguimento do plano de aula

Apenas observe a aula, sem participar ativamente dela. Ao conversar com o professor para avaliá-lo, comece dizendo a ele os pontos positivos para, então, abordar os pontos negativos.

Certifique-se de ter condições de ajudá-lo a melhorar seu desempenho e lembre-se: não se trata de “vigiar” o professor, mas sim estabelecer com ele uma parceria baseada na confiança e na transparência.

2. Utilize a tematização da prática

A tematização da prática é o processo de fazer uma reflexão sobre a atividade que se desenvolve na escola. No caso, a ideia é discutir temas relacionados à educação de maneira geral ou até mesmo outros temas de relevância para a sociedade. Realizar esse tipo de reflexão é essencial, já que esse momento propicia a troca de ideias e de boas práticas.

Reserve momentos para realizar encontros e refletir em conjunto sobre temas que seus professores julguem importantes ou desafiadores.  Após a escolha dos temas, procure algum palestrante ou especialista da área que possa oferecer um workshop ou seminário sobre esses assuntos.

Também é interessante montar grupos de estudos de professores de várias áreas diferentes. Disponibilize material de estudo, como vídeos, artigos, livros e até mesmo gravações de aulas que abordem a temática abordada, discutam juntos as dificuldades e pensem em como encontrar soluções para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Veja como organizar todos esses eventos em uma semana pedagógica!

3. Possibilite a qualificação e a atualização dos professores

Todo profissional, não importa em qual área atue, precisa de tempo para se aperfeiçoar e se qualificar. Na área da educação isso não é diferente: tanto os professores em início de carreira como os docentes com vasta experiência profissional e até mesmo os gestores precisam constantemente sair em busca de novos conhecimentos, cursos de especialização e reciclagem.

O apoio ao aprimoramento dos docentes faz parte da gestão de professores, já que o gestor deve possibilitar e incentivar que sua equipe se qualifique. Para isso, é recomendável buscar algumas medidas que facilitam a atualização dos professores.

Monte um calendário com os principais cursos e eventos da área e estimule seus professores a participarem. Procure fazer parcerias para que o corpo docente de sua escola tenha descontos em cursos de pós-graduação e ofereça flexibilidade de horário para os que continuam a estudar.

4. Aproveite os professores experientes

Se você possui professores que são “experts” em determinados assuntos e gostariam de passar essa experiência aos novatos, aproveite!

Estabeleça um programa no qual os professores experientes sejam mentores dos mais novos. Se o professor novato sentir-se à vontade, o educador veterano pode observar suas aulas e ajudá-lo a aperfeiçoá-las, além de ajudar a contornar algumas dificuldades típicas de quem está começando a lecionar.

Desta forma, os professores passam a ter um vínculo maior e a cultura de colaboração é reforçada. Não se esqueça, porém, de remunerar o professor que está usando seu tempo livre nessas atividades!

5. Valorize seu corpo docente

Valorizar o corpo docente não significa apenas proporcionar um bom ambiente de trabalho, com remuneração compatível com o mercado e um bom pacote de benefícios. Os professores devem se sentir motivados e engajados a continuar trabalhando.

Em primeiro lugar, é preciso garantir o bem-estar e as condições de trabalho adequadas. Muitas vezes, devido à turmas problemáticas, professores acabam desmotivados e chegam até a se afastar da docência. É isso que você, como gestor, precisa sempre evitar.

Com tudo em ordem na escola, pense em elaborar um plano de carreira motivante, que pode ser um grande estímulo. Não se esqueça também de benefícios que podem melhorar a qualidade de vida de quem trabalha na escola: descontos em cinema, viagens, cursos livres, horários flexíveis e creche para os filhos pequenos fazem toda a diferença para o bem-estar dos seus professores.

Clique e acesse: Guia Guia de engajamento para escolas

Como é a gestão de professores na sua instituição? Conte para nós nos comentários e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!