Economia compartilhada

Como a economia compartilhada pode transformar a educação

30

O conceito de economia compartilhada vem ganhando força em diversos países do mundo, tendo como base alguns fatores chave como as preocupações ambientais, a recessão global e o desenvolvimento da tecnologia e das redes sociais, redefinindo o que se entende por comunidade. Uma nova geração de usuários conectados vem, assim, revolucionando a economia e alterando a forma como viajamos, trabalhamos e nos relacionamos através de empresas como o Uber e o Airbnb, cada vez mais populares, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas como esta economia alcança a educação e as instituições de ensino? Entenda o que é o conceito de economia compartilhada, como transformar a educação e a importância da inovação pedagógica.

O que é economia compartilhada

A economia compartilhada contempla, de forma geral, três tipos de sistemas:

  • Os mercados de redistribuição, estimulando o princípio de “reduzir, reusar, reciclar, reparar e redistribuir” e, assim, uma menor utilização de recursos e menos geração de resíduos por parte da sociedade.
  • Os estilos de vida colaborativos, tendo como base o compartilhamento de recursos de tempo, dinheiro e até mesmo de habilidades.
  • Os sistemas de produtos e serviços, caracterizando uma economia na qual o consumidor passa a pagar não pelo produto em si, mas pelos benefícios que oferece.

Veja como se livrar das planilhas financeiras

A economia colaborativa apresenta à sociedade, portanto, um novo modelo de consumo que substitui o paradigma capitalista de possuir um bem por um novo jeito de consumir, focado em usufruir deste bem. Além disso, provoca alterações nas relações pessoais, conectando pessoas e criando laços de relacionamento em escala global. Mas como estas alterações interferem na educação? E como as instituições de ensino devem se adaptar a este novo contexto?

 

Como a economia compartilhada pode transformar a educação

Compartilhamento de informações

Informações e ideias são, nos dias de hoje, capazes de se espalhar geograficamente e atingir diferentes locais de forma rápida e prática: basta um clique. O desenvolvimento desta comunidade global de compartilhamento de informações traz diversos benefícios para a educação, contribuindo para um processo de transmissão de conhecimento cada vez mais rico, diverso e desenvolvido com relação aos recursos que utiliza. Isto quer dizer, em outras palavras, que a educação vem se expandindo para fora da sala de aula, atingindo alunos de diversas outras formas ao longo do seu cotidiano.

Uso da tecnologia

Os novos recursos tecnológicos, os dispositivos móveis e as redes sociais são nos dias de hoje ferramentas cada vez mais essenciais à educação, ganhando espaço dentro e fora das salas de aula e sendo utilizados por professores e alunos. A utilização de recursos tecnológicos vem crescendo nas instituições de ensino, não somente apoiando as atividades escolares, mas também contribuindo para trazer, de diferentes formas, outros variados conhecimentos para a vida dos estudantes.

Descubra inovações e tendências no mercado educacional

Engajamento dos professores

As características da economia compartilhada permitem aos professores desenvolver novas formas de complementar os conhecimentos do currículo escolar e promover melhorias e inovações nas atividades desenvolvidas em sala de aula. O desenvolvimento da tecnologia vem, assim, contribuindo para o engajamento dos professores com relação ao conteúdo a ser apresentado, estimulando seu relacionamento com os alunos e até mesmo a troca de experiências entre si.

Baixe o material: Planilha Mapeando a concorrência

Quer saber mais sobre como implementar a economia compartilhada na sua escola ou curso para reduzir custos e atrair mais alunos?

Você já tinha ouvido falar do conceito de economia compartilhada? Conte para a gente nos comentários!