Black Friday – É possível aproveitar a data no mercado da educação?
A tradição norte-americana da Black Friday – um dia de super-descontos no comércio – chegou ao Brasil em 2010 e desde então vem ganhando cada vez mais adeptos. Seguindo essa tendência, lojas e serviços oferecem seus descontos na quarta sexta-feira do mês de novembro. Mas será que é possível aproveitar o conceito da data no mercado da educação?
Na maioria dos casos, não há nada que impeça uma instituição de ensino de oferecer promoções na Black Friday. Cursos, principalmente, podem se valer da data para oferecer descontos ou pacotes especiais, por exemplo. Entretanto, é bom que certos cuidados sejam tomados. Acompanhe o artigo e entenda tudo sobre a Black Friday na educação!
O que é e quando acontece a Black Friday?
Black Friday é uma expressão em inglês que pode ser traduzida livremente como “sexta-feira negra”. É, desde meados da década de 1990, o dia em que se iniciam as vendas de natal em grandes lojas de varejo, logo após o Dia de ação de graças (festa popular nos Estados Unidos). Portanto, a Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro.
Em 2017, a Black Friday ocorrerá na sexta-feira, 24 de novembro.
Como explicamos, esse é um dia em que o comércio oferece grandes descontos. Todavia, com a crescente popularização da data, empresas de outros ramos de atuação têm oferecido promoções especiais também. É por isso que instituições de ensino podem propor suas ações.
Como escolas e cursos podem aproveitar a data
Qualquer instituição de ensino pode desenvolver uma campanha na Black Friday. Todavia, cursos têm mais facilidade de aproveitar essa data, já que captam alunos e oferecem diferentes serviços ao longo do ano. Escolas, por outro lado, têm suas atividades muito atreladas a um ano letivo completo e mensalidades divididas em parcelas iguais, o que diminui a margem para ações promocionais.
Não há regras específicas para uma promoção de Black Friday. Vale, por exemplo, oferecer descontos para quem fizer matrícula na data ou oferecer um pacote especial com dois cursos, entre outras possibilidades. Basta ser criativo e calcular bem o retorno financeiro da sua promoção. Falaremos disso adiante.
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Cuidados para fazer promoções na Black Friday
#1 | Jamais faça promoções enganosas
Isso é óbvio, mas vale repetir. Se quiser anunciar na Black Friday, você não pode maquiar preços ou inventar vantagens que não existem. Sua promoção deve ser 100% honesta, caso contrário, só servirá para colocar em risco a reputação da sua escola ou curso. Além disso, a fiscalização dos órgãos de defesa do consumidor tem sido cada vez mais rigorosa durante a Black Friday devido aos inúmeros casos de fraudes. Vale mais ser honesto, evitar problemas e ganhar a confiança do seu público.
#2 | Calcule bem os descontos
Uma promoção tem que ser vantajosa tanto para a sua escola ou curso quanto para o público em geral. Por isso, descontos e benefícios oferecidos em uma Black Friday têm que ser bem calculados. A diminuição do valor pago por cada pessoa tem que ser compensada por um maior volume de matrículas, por exemplo. Além disso, se a sua promoção for capaz de atrair muita gente, seu estabelecimento de ensino terá que se preparar para lidar com toda a nova demanda. Isso não significa que você não deve fazer promoções, mas sim que deve anunciar com planejamento e responsabilidade.
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#3 | Mantenha o foco na qualidade do seu serviço
É claro que descontos são atrativos, mas quando estamos falando do mercado educacional, o ponto mais importante precisa ser sempre a qualidade do ensino. Assim, seus anúncios de Black Friday podem – e devem – chamar atenção para as promoções que você preparar, mas sempre deixando claras a seriedade e a qualidade do ensino da sua instituição. Um desconto, por exemplo, pode ser um primeiro atrativo, mas a sua argumentação para conquistar alunos deve sempre se basear nas qualidades da sua escola ou curso.
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