Entenda a diferença entre gestão e administração escolar
Gestão escolar e administração escolar podem parecer termos sinônimos. Entretanto, há diferenças sutis que separam os dois conceitos. Você sabe a diferença entre “administração” e “gestão”?
Em linhas gerais, “administração” é um termo mais voltado para o controle de processos, enquanto “gestão” é uma palavra que está mais ligada ao relacionamento com pessoas.
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De alguns anos para cá, o termo “administração”, que era predominante, tem sido substituído no âmbito corporativo pelo termo “gestão”. Essa mudança de vocabulário não é inocente: ela representa uma nova abordagem ao gerenciamento de negócios, uma abordagem que valoriza mais o fator humano.
Para começar: o que os termos têm em comum?
Como dissemos, a diferença entre gestão e administração é sutil. Portanto, ambos os conceitos têm muito em comum. Tanto “gestão” quanto “administração” dizem respeito à tarefa de coordenar recursos e pessoas para alcançar um objetivo, tudo de acordo com metas e cronogramas.
Desse modo, tanto “gerir” quanto “administrar” dizem respeito às ações necessárias para que a escola atinja o sucesso. Porém, como dissemos, há diferenças. Começaremos a explicar o conceito de administração. Confira!
Conheça o conceito administração escolar
O conceito tradicional de “administração” compreende o planejamento, a organização e o controle de recursos para alcançar determinado objetivo. Esses recursos podem ser:
- os próprios funcionários;
- os recursos financeiros;
- os materiais e insumos;
- os equipamentos necessários para a atividade;
- o tempo;
- entre outros.
Assim, o significado de administração acaba tornando-se mais ligado à questões técnicas e estratégicas, porém não tão relacionadas com a abordagem às pessoas. Por isso, a “administração” pode ser vista como uma atividade fria e calculista, voltada apenas para a obtenção do máximo de vantagens por parte de uma empresa (no caso, a escola).
Faz parte do conceito de administração escolar:
- planejar e coordenar as estratégias dos setores administrativos da escola;
- estipula metas e objetivos;
- medir o resultado das atitudes tomadas;
- fazer análises financeiras;
- definir orçamentos;
- analisar os pontos fortes e fracos da escola;
- identificar oportunidades, riscos e ameaças à instituição;
- verificar o andamento do trabalho dos colaboradores;
- planejar e organizar os calendários e cronogramas;
- delegar tarefas.
Para conciliar os diferentes interesses e tornar a atividade de um empreendimento justa e responsável, torna-se necessário pensar em aspectos do relacionamento com funcionários e com o público. É aí que entra em cena o conceito de “gestão”. Entenda a seguir.
Entenda diferença para o conceito de gestão escolar
A palavra “gestão” tem sido usada para descrever o processo de fazer com que as pessoas trabalhem para atingir as metas e os objetivos estipulados por uma instituição. Desse modo, a gestão é um processo muito mais ligado ao relacionamento e ao aspecto humano das empresas.
Fazem parte do processo de gestão:
- trabalho de manter os funcionários motivados;
- incentivo ao aprimoramento e à qualificação;
- identificação de potencialidades específicas de cada indivíduo;
- correta orientação para que cada um possa atuar da melhor maneira possível – tanto para si quanto para a empresa.
As tarefas que mais estão relacionadas a esse conceito de gestão escolar são as seguintes:
- reconhecer os esforços dos colaboradores;
- manter o engajamento de toda a comunidade;
- mediar conflitos;
- estimular o aprimoramento profissional dos colaboradores;
- aplicar treinamentos;
- incentivar a proatividade;
É por essas razões que o termo “gestão” vem sendo utilizado como uma maneira de humanizar os aspectos gerenciais das organizações. Entretanto, não se trata de desqualificar o conceito de “administração”, que também é fundamental para o bom funcionamento de escolas, cursos e demais empreendimentos.
Continue aprendendo: O que é gestão escolar?
Mas o que escolas têm a ver com isso?
Como já explicamos neste artigo, uma escola não deixa de ser um empreendimento, um negócio, ainda que tenha características próprias que devem ser levadas em consideração.
Desse modo, precisamos sempre lembrar que ao promover uma boa administração e uma boa gestão, a instituição de ensino apresentará resultados positivos na qualidade dos serviços oferecidos e na relação entre escola, família e funcionários – e tudo isso impacta a qualidade do ensino.
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