Saiba o que os pais valorizam na hora de escolher uma escola ou curso
Com a aproximação do final do ano, as escolas ou cursos começam a se preparar para a temporada de captação de novos alunos. Para que a captação seja bem sucedida, os gestores elaboram, juntamente com seu departamento de marketing, estratégias para a escola ou o curso sejam atrativos para alunos e responsáveis. Entretanto, há uma questão substancial para que a escola tenha sucesso. E esse ponto essencial muitas vezes é ignorado pelos gestores: o que os pais levam em consideração na hora de escolher uma escola. Afinal, é deles que depende o bom andamento das matrículas escolares. Portanto, é preciso colocar-se no lugar daqueles que irão matricular os filhos e procurar enxergar através de seu prisma, para que o gestor consiga que sua escola ou curso preencha todos os requisitos que os responsáveis esperam dela.
A PUC-Rio fez uma pesquisa a respeito do critério de escolha dos pais e responsáveis pelas escolas, na qual foram entrevistadas 81 famílias de classe média a alta. Veja os itens de maior valor para os responsáveis na hora de escolher uma escola ou curso!
76,19% dos entrevistados priorizam a filosofia e projeto pedagógico na hora de escolher uma escola
Quais são os princípios de sua escola? Sua instituição de ensino deve ter suas metas definidas de forma muito clara e é necessário que todos os funcionários de sua escola ou curso tenham essas metas memorizadas e arraigadas para que possam lutar por um objetivo comum. Para definir a filosofia de sua escola ou curso, faça os seguintes questionamentos: Em que vocês acreditam? Pelo que estão lutando? Quais seus objetivos e quais passos estão dando para atingi-los?
O projeto pedagógico deve ser muito bem definido e consistente. Para que seja convincente, deve ter sua eficácia comprovada por meio de dados. Não adianta falar que o projeto pedagógico de sua escola ou curso é bom. É necessário demonstrá-lo, ter estatísticas precisas de que ele realmente funciona. Mostre aos responsáveis dados estatísticos, materiais pedagógicos utilizados, depoimentos de pais, enfim, instrumentos incontestáveis da eficácia de sua metodologia.
Saiba como fazer um planejamento para melhorar a captação de matrículas!
Para 4,76%, o importante são os profissionais da escola
A estrutura física de sua instituição de ensino pode ser esplêndida, porém, sem profissionais competentes e compromissados, alunos podem entrar e evadir-se rapidamente. É necessário que o gestor conheça e trate muito bem cada um de seus colaboradores e que estes estejam em constante treinamento, para que possam evoluir cada vez mais em suas tarefas. Na área pedagógica então nem se fala… os alunos estão cada vez mais engajados com a tecnologia e, portanto, esperam aulas dinâmicas.
4,76% levam em consideração a indicação de amigos quando vão escolher uma escola
A propaganda boca a boca é ferramenta poderosíssima. É muito comum irmos a algum comércio ou utilizarmos determinado produto porque um amigo nos indicou e disse que é bom. Isso significa que sua instituição de ensino tem que zelar por todos os departamentos da escola, afinal, todos eles entram em contato com alunos e/ou responsáveis de alguma forma. O modo como as pessoas são tratadas em sua escola ou curso conta muito.
Quando sua instituição de ensino é indicada por alguém, você deve ficar muito feliz. Porém, a escola ou curso deve continuar evoluindo de forma a atender cada vez melhor seus alunos e responsáveis. Uma ótima maneira de saber a opinião de seus alunos e responsáveis sobre sua instituição de ensino é a pesquisa de qualidade. Faça uma pesquisa completa, porém simples, em que o aluno precise apenas escolher alternativas e não dissertar sobre a escola. Caso o aluno queira escrever alguma opinião, deixe um espaço no final da pesquisa para isso. Lembre-se de deixar opcional a questão do aluno se identificar ou não, para que ele sinta-se mais a vontade para opinar.
3,57% dos entrevistados optam por uma escola ou curso próximo de suas casas
Isso significa que você precisa preocupar-se em agradar as pessoas de seu bairro, saber os problemas que ocorrem na região e atuar nos comércios, instituições e sociedades de amigos do bairro em que sua escola está sediada. Se sua escola ou curso for uma presença constante em eventos da região, se tornará mais conhecida e com isso conquistará mais alunos. Além disso, também vale conhecer a concorrência na região da sua escola ou curso para saber quais são os seus diferenciais que podem convencer um pai ou responsável.
Portanto, é imprescindível que você gestor, veja sua escola pela ótica dos pais. Você colocaria seu filho na escola que você administra? Pense nesses quesitos na próxima vez em que for se preparar para o período de matrículas.
Gostou de descobrir o que os pais valorizam na hora de escolher uma escola? Não se esqueça de deixar seu comentário!