Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras
A inadimplência é, com certeza, um dos maiores problemas para escolas e cursos. Muito se fala sobre esse assunto, entretanto, são raras as vezes em que a questão da inadimplência nas escolas é abordada através de dados e estatísticas. Quando não se tem informação suficiente, fica difícil entender a extensão do problema e é quase impossível elaborar estratégias para solucioná-lo.
Pensando nisso, realizamos uma pesquisa para saber como profissionais da gestão escolar têm lidado com a inadimplência. Será que diretores sabem, por exemplo, qual é o índice de inadimplência de suas escolas? Será que muitas instituições enfrentam, de fato, um problema financeiro? Acompanhe os resultados e descubra!
A pesquisa
A pesquisa realizada pela WPensar recebeu 153 respostas válidas, ou seja: respostas de profissionais com cargos de liderança em instituições de ensino privadas ou profissionais com acesso a dados financeiros das mesmas. Essas pessoas trabalham em diferentes tipos de estabelecimento e atuam em todos os níveis de ensino. Entenda o perfil de atuação desses profissionais!
O cenário da inadimplência nas escolas e cursos
A situação dos estabelecimentos de ensino que participaram do estudo foi analisada através de perguntas simples que visam avaliar alguns dados sobre as finanças dessas instituições e entender como os profissionais da gestão percebem esse problema.
Os resultados chamam atenção para os altos índices de inadimplência, por exemplo, mas também apontam um movimento de combate a esse mal em instituições de ensino particulares. Veja a seguir os gráficos com os resultados do estudo!
Leia também: “Inadimplência escolar – Tudo que você precisa saber”
Índice de inadimplência
Os participantes da pesquisa foram perguntados sobre o índice de inadimplência nas escolas e cursos onde atuam. Entretanto, 11,8% dos gestores sequer sabe qual é o índice de inadimplência nas suas instituições. Ainda que essa seja uma minoria, a existência de gestores que não acompanham o problema de inadimplência já representa um sinal de alerta para uma gestão pouco eficiente.
Dentre os que sabem suas taxas de inadimplência, apenas 9,6% afirmaram ter um índice de até 3%, limite considerado seguro. Isso significa que mais de 90% das instituições de ensino têm índices acima do ideal, portanto, sofrem com problemas de inadimplência.
Do total que soube responder sobre o índice de inadimplência, 51,9% disseram ter uma taxa de falta de pagamentos maior do que 10%, nível considerado alarmante. Assim, percebe-se que a inadimplência escolar é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro.
Entenda tudo sobre o índice de inadimplência nas escolas e cursos!
Consciência sobre a inadimplência
Mais de 90% das instituições cujos gestores foram entrevistados têm índices de inadimplência acima do recomendado. Mesmo assim, cerca de 85% consideram que suas escolas sofrem com a falta de pagamentos. Ou seja: há uma pequena porcentagem de gestores que não percebem o problema de inadimplência existente em suas escolas.
Por outro lado, 95,4% dos entrevistados acredita ser necessário tomar medidas para combater a inadimplência, o que já aponta um movimento de combate a esse mal.
Práticas da gestão financeira
A maioria (76,5%) das escolas que participaram da pesquisa já utilizam sistemas financeiros, o que facilita o controle das contas e ajuda a evitar problemas. Entretanto, muitas das escolas afirmam enfrentar problemas financeiros. Além do considerável número de instituições que precisam de empréstimos e que já estiveram próximas da falência, chama atenção o grande número de escolas e cursos que têm um déficit financeiro no momento: 43,1%. Veja as estatísticas completas!
Saiba como uma ferramenta financeira ajuda a combater a inadimplência nas escolas!
Gostou de saber mais sobre o cenário da inadimplência nas escolas brasileiras? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e deixe um comentário aqui!