5 dicas para manter o professor motivado em sala de aula
Manter o professor motivado é uma ação necessária para que o ambiente escolar esteja sempre saudável, promovendo a melhor qualidade do ensino e de trabalho.
Mas fazer isso com eficiência e frequência parece um desafio. A pergunta que fica é: como manter uma equipe animada e engajada com seus objetivos?
Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso
Para começar, vamos relembrar o significado de motivação:
1 – Ato ou efeito de motivar.
Dicionário Michaelis
2 – Série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento.
Nesse sentido, no contexto educacional, motivar é ação de despertar, direcionar e manter ativo os comportamentos relacionados ao cumprimento dos objetivos pessoais e/ou da instituição.
Por outro lado, não ter um professor motivado implica um clima desanimado e de frustração. E quando isso acontece dentro de sala de aula, o impacto é direto na formação dos estudantes.
A missão de manter o professor motivado é uma atribuição dos líderes educacionais, que devem sempre encontrar meios de manter seu time engajado com a proposta e os valores da escola. Afinal, um professor precisa estar feliz e satisfeito com o seu trabalho para ensinar da melhor maneira possível.
Como manter o professor motivado?
1 – Estimule a reflexão sobre a motivação de cada um
Cada professor tem sua motivação para dar aula: transformar a educação, impactar vidas, amor pela área que atua, aptidão pelas ciências, interesse nas trocas de conhecimento, entre outras.
Relembrar essa motivação é tarefa diária e pode entrar em pauta nas reuniões e encontros pedagógicos. Acessar esses elementos que conduziram o profissional para a sala de aula os ajuda a não perder o foco.
Nesse sentido, você pode promover dinâmicas e palestras que abordam tanto o lado afetivo quanto o impacto social da profissão. Isso cria uma conexão pessoal de cada um com os motivos que o fazem estar ali e com o coletivo de profissionais da escola.
2 – Promova um bom ambiente de trabalho
Estimular os professores requer, também, ações de administrativas da instituição. Manter um ambiente de trabalho de qualidade, com comunicação eficiente e boa infraestrutura é uma forma de preparar um espaço que não desmotiva o profissional.
Quando a comunicação interna funciona e os profissionais estão alinhados com a linguagem e os objetivos da instituição, você evita ruídos e problemas internos. Ter uma equipe alinhada ao PPP, ciente e participante das tomadas de decisão influenciam diretamente no vínculo delas com a escola.
Do mesmo modo, ter salas bem estruturadas e com os melhores aparelhos, ferramentas tecnológicas que otimizem seus trabalhos e, claro, a manutenção de tudo isso, promovem a qualidade não só do ensino como do trabalho.
Leia mais: Como ajudar professores com dificuldades para lecionar
3 – Ouça as demandas
Ouça o que seus professores têm a dizer. Abra espaço para ouvir suas sugestões e demandas. Entenda a realidade da sala de aula da sua escola e veja, em conjunto, as melhores alternativas na hora de tomar uma decisão.
Esses profissionais têm demandas específicas e enxergam a realidade da escola de uma posição de muito privilégio: no dia a dia dos alunos. Compartilhar ideias com eles é também produtivo para que a gestão possa identificar melhorias necessárias.
Esteja disponível também para ajudá-los com possíveis dificuldades e nunca deixar que esqueçam o valor de quem têm na formação dos estudantes.
Confira: Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada
4 – Invista e apoie a aquisição de novos conhecimentos
Oriente a equipe pedagógica a procurar novos rumos e conhecimentos, além de ideias que agreguem valor a projetos inovadores. Uma equipe bem informada sobre assuntos da atualidade trará resultados mais significativos.
Nesse sentido, investir na formação e atualização dos professores impacta na sua instituição porque agrega novidades, mantém sua equipe alinhada às inovações pedagógicos e aos avanços tecnológicos.
Além disso, o profissional atualizado tem maior tato para lidar com as situações da sala de aula contemporânea – e isso é muito positivo para a escola.
Você pode investir em cursos de especialização ou atualização e fazer parcerias com outras instituições para conseguir descontos ou bolsas para sua equipe.
Saiba mais: 5 dicas para uma gestão de professores eficiente
5 – Ofereça uma boa remuneração
Um professor valorizado, que recebe um bom salário tem mais qualidade de vida – dentro e fora de sala de aula. Reconhecer a importância e o impacto desses profissionais é tarefa de todo gestor!
Além disso, o professor valorizado não precisa fazer grandes escalas de trabalho, às vezes em 3 turnos e diversas escolas. Logo, com mais tempo, o estresse da rotina diminui e a qualidade das aulas melhora, porque sobra tempo para preparar aulas inovadoras, estudar novidades e descansar.
São muitas ações que você pode elaborar para que sua equipe caminhe junto para o sucesso da qualidade do ensino da instituição. O mais importante é ver quais melhor se adaptam a sua realidade e não esquecer que, valorizar os mestres apresenta resultados gigantescos no processo de ensino-aprendizagem.
E você, o que tem feito para motivar os professores de sua escola? Conhece alguma ação bacana? Compartilhe com a gente nos comentários!