O papel do coordenador no horário de trabalho pedagógico coletivo
Por diversas vezes durante o ano, coordenadores pedagógicos e professores reúnem-se a fim de traçar metas para que a escola como um todo melhore seu desempenho, porém esses encontros nem sempre se mostram produtivos, e tanto professores quanto coordenadores frustram-se ou ficam desestimulados diante da falta de resultados de tais reuniões. Como fazer para ter encontros mais eficazes? Siga os 5 passos abaixo e certamente o HTPC – Horário de trabalho pedagógico coletivo – de sua escola realmente trará mudanças:
Estabeleça objetivos
Defina quais os objetivos para a próxima reunião. Antes de estabelecer a pauta do encontro, escreva vários finais para essa frase: Até o final desse encontro, eu quero que… E pense criteriosamente sobre o que deseja atingir nessa reunião, como por exemplo: Até o final desse HTPC, eu quero uma definição sobre que medidas tomaremos com relação aos alunos com baixo desempenho… definir quais projetos faremos no decorrer do ano e saber quem será responsável por cada parte do projeto, etc.
Uma das vantagens de se estabelecer os objetivos de um HTPC é ajudar você a planejá-lo. Quanto mais concretas forem suas metas, mais específica será sua pauta. Outra vantagem é que, através dessas metas, você poderá verificar se seu HTPC foi bem-sucedido ou não. Com base nisso, você poderá pensar sobre o resultado da reunião, se será necessário outro HTPC, e analisar o resultado a fim de continuamente melhorar suas reuniões.
Disponibilize a pauta antecipadamente
Uma semana antes do HTPC, distribua a pauta para todos os participantes. Isso permitirá que os professores tenham as informações, detalhes e tópicos antes da reunião. Sua pauta deve conter uma breve descrição dos objetivos da reunião, quem discorrerá sobre quais assuntos e a lista dos tópicos que serão cobertos, bem como a data e o horário, duração e local do encontro. Isso dará tempo hábil para que os participantes possam pensar a respeito dos objetivos da reunião.
Ao iniciar a reunião, distribua a pauta caso alguém não a possua, e escolha alguém para fazer a minuta. Pergunte se alguém gostaria de acrescentar algum tópico à pauta, e inclua esses itens ao final da pauta. Pergunte aos professores quais seriam os itens mais urgentes da pauta, e modifique a ordem dos itens, caso seja necessário.
A ação principal que você deverá ter em mente, enquanto coordenador dessa reunião, é manter-se fiel à sua pauta. Discorra e discuta sobre cada item, e, caso não tenha tempo hábil para debater sobre todos os itens, postergue-os para que sejam analisados em uma próxima reunião. Lembre ao responsável pela minuta que ela deve conter as discussões referentes a cada item.
Essa minuta deverá ser distribuída aos participantes, bem como as ações referentes a cada item analisado. Caso não tenham chegado a um consenso, a minuta será retomada na próxima reunião para que se decidam quais ações serão tomadas.
Atribua tarefas pré-reunião aos professores
Dê aos membros que participarão do HTPC tarefas para que eles preparem para a reunião. Isso dará a cada participante do grupo um sentido maior de importância ao encontro. Se a reunião for, por exemplo, sobre solução de problemas, peça para que cada um contribua com possíveis soluções. No caso de projetos, peça a eles que deem suas sugestões. Peça para que alguém compartilhe um caso de sucesso após a última reunião. Isso deixará um clima amistoso para iniciar o HTPC.
Determine ações
Não pare de falar sobre um tópico até que se defina como ele poderá ser resolvido. Ouça as sugestões e peça para que sejam anotadas. Se necessário, intervenha com frases como: Esse é um assunto para uma próxima reunião…nós realmente precisamos agora nos ater a…, desse modo, você manterá o foco nos assuntos necessários. Peça para alguém anotar para você outros tópicos que surgirem para serem abordados em uma próxima reunião, e não deixe que haja desperdício de tempo.
Avalie sua reunião
Alguns minutos antes do término da reunião, pergunte aos participantes as seguintes questões: O que foi positivo nessa reunião? O que podemos fazer para melhorar a próxima? Encoraje os professores para darem respostas em forma de sugestões. Assim sendo, se alguém falar: O João interrompeu demais, peça para o participante modificar sua frase para: Nós deveríamos interromper menos. Dessa forma adota-se uma postura mais construtivista.
Lembre-se de avaliar como foi sua reunião e fazer planos para melhorar mais seu desempenho a cada novo HTPC!