É possível imaginar a escola do futuro com a escola que temos nos dias atuais?
Você é da época do quadro negro ou da lousa digital? Muito provavelmente, você, enquanto ocupava uma carteira entre tantas outras na sala de aula, é da época do giz e do quadro negro. No entanto, como educador, em busca de estar cada vez mais próximo da escola do futuro, você hoje faz parte – ou tenta fazer – dos tempos da lousa digital. Mas em qual modelo você realmente se encaixa? Independentemente da resposta, o fato é que a tecnologia passou a caminhar de mãos dadas com as instituições de ensino. E não há mais como não se adaptar a ela.
Isso se deve ao fato de que o cenário em que vivemos hoje é composto por jovens conectados integralmente em seus smartphones e tablets, por novas gerações que têm ao seu alcance a possibilidade de consumir, buscar, comparar, avaliar, selecionar e construir informações e conhecimentos, por meio do acesso contínuo às redes sociais, aos sites de buscas e aplicativos. Diferentemente do que vivíamos décadas atrás, em que livros e enciclopédias eram os nossos mais eficazes meios de busca. Assim, fica fácil notar que um dos grandes desafios da escola dos dias atuais é estar aberta às novas ferramentas disponíveis para, então, projetar o modelo ideal de escola do futuro. E, nessa empreitada educacional, a tecnologia é a maior aliada. Confirma quatro ferramentas tecnológicas que deverão fazer parte das escolas que querem se destacar nesse novo modelo.
Aplicativos de comunicação
Com o intuito de aproximar, ainda mais, os pais da rotina escolar dos alunos, os aplicativos de comunicação vêm com tudo nesse novo modelo de escola. Sem precisar sair de casa, diretamente de seus smartphones e tablets, os pais passam a ter acesso a diversas informações, como faltas, atestados, notas, além de acompanhar também o status financeiro da matrícula de seu filho, com impressão de boletos e pagamentos online. Eles passam a ter, também, acesso ao quadro de informações da instituição e podem consultar ocorrências disciplinares de seus filhos sem participar de reuniões regulares.
Lousas digitais
Cada vez mais os quadros-negros vêm perdendo espaço para as lousas digitais. Isso porque, distante do giz e do apagador, o professor consegue ganhar mais atenção em sala de aula, fazendo intervenções e anotações diretamente na lousa e contando com a participação ativa do aluno, na realização de atividades que podem ser desenvolvidas em uma tela touch screen. Elementos interativos e dinâmicos permitem melhor visualização do conteúdo abordado pelas crianças e pelos jovens e garantem maior proximidade deles com o tema.
Tablets
Mal deram os primeiros passos e os bebês de hoje já sabem passar imagens e encontrar jogos nos aparelhos de tela touch screen. Se em casa eles já vivem essa facilidade, na escola não pode ser diferente. Por isso, é frequente ouvirmos que mais instituições de ensino estão incentivando o uso de tablets pelos alunos em sala de aula. Com o intuito de substituir o peso dos livros, os aparelhos portáteis e sensíveis ao toque trazem diversos recursos audiovisuais e livros digitais que podem tornar as aulas muito mais interessantes, produtivas e rápidas. Além disso, o tablet oferece a possibilidade de conteúdos interativos multimídia, como a tecnologia de games com foco acadêmico, que podem acelerar o processo de aprendizado em até dez vezes. Quem não se interessaria por uma aula dessas?
Softwares de gestão educacional
A tecnologia é, também, uma grande aliada dos gestores e professores, que precisam cada vez mais de ferramentas que os auxiliem na gestão do tempo, no gerenciamento de tarefas, no planejamento estratégico da instituição. E é nesse momento que os softwares de gestão educacional entram para fazer a diferença. Por meio deles, os professores têm a possibilidade de criar provas, corrigir redações, aplicar notas e, assim, ter otimização do seu tempo. Diversas empresas no mercado educacional oferecem esse tipo de ferramenta, mas vale lembrar que, além de adquirir o software, é imprescindível que os educadores recebam capacitação e momentos de formação para utilização dela. Caso contrário, o objetivo do software vai por água abaixo.
E você, está preparado para viver esse boom de tecnologia que deve transformar a escola dos dias atuais na escola do futuro? Compartilhe com a gente nos comentários se você já utiliza alguma dessas ferramentas e como é a experiência.