Como usar o marketing digital para captar alunos?
O marketing digital é a resposta aos nossos novos hábitos de comportamento de compra. Isso porque a maior parte das pessoas já pesquisa na internet quando pensa em comprar ou contratar um serviço. Seja à procura de uma avaliação, de uma resenha crítica ou de um vídeo de alguém que conheça do assunto.
Com os pais e alunos da sua instituição de ensino não é diferente! Eles pesquisam escolas e cursos para encontrar as melhores opções e conseguir fazer um bom comparativo.
Mas como fazer sua escola ou curso se destacar e prosperar em meio a uma multidão de negócios educacionais? Como aumentar o alcance das suas campanhas e potencializar suas chances de fechamento de matrícula?
Com marketing digital!
E, para te ajudar nesse caminho, preparamos esse conteúdo com dicas para criar um plano de marketing digital, dentro da sua realidade.
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Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso
Como criar um plano de marketing digital para sua escola:
1 – Faça um levantamento dos anos anteriores
O primeiro passo para começar seu planejamento de marketing é entender como foram as campanhas de captação nos anos anteriores. Com esses dados em mãos, você vai entender melhor quais mídias trouxeram melhores resultados nos anos passados e quais precisam melhorar.
Pode parecer bobeira, mas entender o que de fato funciona para a realidade da sua escola resulta em investimento certo com retorno garantido: mais matrículas!
2 – Faça um diagnóstico de ambiente
Conhecer o ambiente e a época do ano são quesitos essenciais para entender como programar suas ações de marketing digital. Nesse sentido, a análise de cenários (interno e externo) é utilizada no planejamento estratégico para mapear o cenário atual da escola e fazer projeções para o futuro.
Lembre-se: saber identificar as forças e fraquezas pode salvar sua instituição de um desastre!
Com as respostas em mãos…
- Elenque quais sãos seus pontos fortes e fracos nos dois ambientes.Seja sincero e não omita informações.
- Veja os pontos fortes como diferenciais, trabalhes suas campanhas de comunicação em cima deles, entregando valor.
- Os pontos fracos devem ser lidos como pequenas crises, que precisam entrar na fila de resolução de problema e investimentos.
3 – Defina sua persona
Para que um plano de marketing digital dê certo, é preciso conhecer de perto o perfil de pessoas que você quer atrair para sua escola ou curso. Quando você sabe exatamente quem atingir, você consegue direcionar seus esforços de marketing e saber quais as melhores ações para alcançar os objetivos da instituição.
Chamamos essa estratégia de persona, que é uma representação fictícia, mas baseada em dados reais, da pessoa que você quer como cliente.
Diferente do público-alvo, que é bastante abrangente, a persona traça um perfil bem específico, com uma descrição completa dos gostos e das motivações desse possível cliente.
Quer saber mais sobre a persona de uma escola? Leia esse artigo completo!
4 – Tenha um site
O site é a primeira porta de entrada para sua escola. Ele é a vitrine que vai fazer as pessoas se interessarem pelo seu serviço. Pense no site como um cartão de visitas. Lá as pessoas são atraídas visualmente a querer conhecer mais da sua escola, ou não.
O que não pode faltar no seu site? Confira no ebook “Marketing digital para captação de alunos”!
5 – Invista em redes sociais
Você precisa estar onde seus clientes estão!
E hoje, é quase impossível que uma empresa, seja ela de qualquer setor, não esteja nas redes sociais e não invista em conteúdo para informar e se relacionar com pessoas.
Uma coisa que sempre tem que estar na mente é que as redes sociais, como já diz o nome, são canais de relacionamento. Elas também são uma vitrine da sua escola.
Saiba mais: Como divulgar sua escola nas redes sociais
6 – Estabeleça seus objetivos e crie um cronograma
Agora que você conheceu seu ambiente e o mercado, organize todas as etapas a serem cumpridas. Nesse sentido, você precisa definir quais são seus objetivos de marketing. Entenda a sua prioridade para aquele ano ou período letivo.
Não se esqueça: cada objetivo induz a uma estratégia de marketing diferente e à produção de conteúdos específicos para alcançar o resultado desejado.
Com tudo definido e listado, monte um cronograma para cada projeto. Quanto mais detalhes, mais simplificada será a execução, por isso, detalhe o orçamento, liste as atividades e estabeleça um cronograma.
Confira: Planejamento de captação de alunos: como montar um modelo eficiente
Um passo de cada vez!
Com uma análise de cenário e concorrência, um estudo dos seus clientes ideais e identificação dos pontos fortes e fracos da escola, você já está no caminho para produzir conteúdos para plataformas digitais com um objetivo: captar mais alunos!
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