Inimigos da boa gestão de tempo. Quem são? E, como evitá-los?
Você começou a observar que não está tendo tempo para ler os relatórios dos professores na mesma velocidade de antes e que, por isso, o trabalho começou a se acumular. Pode ser que a questão esteja relacionada ao controle da gestão do tempo. Vamos fazer um teste?
Se você estiver gerenciando mal o seu tempo, lerá este post em sete minutos. Se for ler um segundo texto, só conseguirá ficar atento por mais quatro minutos, partindo na sequência para qualquer outra atividade. Estudo conduzido nos Estados Unidos revela que, em geral, a média dos profissionais só se mantém concentrada em uma tarefa por 11 minutos em seguida. Na sequência, dá atenção a alguma distração e só retorna à primeira tarefa, 25 minutos depois.
O dia a dia de uma escola é repleto de situações que podem tirá-la do seu foco, como professores entrando na sala sem marcar, o diretor que chama para esclarecer uma dúvida, além do própria agitação da criançada na saída para o pátio. Neste post, alinharemos algumas dicas para ajudar você a ganhar mais concentração para as tarefas necessárias do dia a dia e, principalmente, ficar em dia com os relatórios dos professores ou com as planilhas da diretoria. Acompanhe nossas dicas. Esperamos que elas ajudem.
1.Respiração consciente
O primeiro passo é preparar-se para a concentração, respirando de forma consciente. Concentre-se nela, até que o ritmo respiratório flua com tranquilidade. Livre-se da adrenalina que acelera o ato de respirar, tornando nossa respiração agitada e nos levando a falta de foco. Diminuindo a ansiedade, você está pronto para começar o trabalho. E não consumiu nem dois minutos;
2.Estabeleça prioridades
Não adianta programar 10 atividades que exigirão concentração para resolvê-las em apenas uma manhã. Seja realista e faça uma lista do que, de fato, deve ser prioritário, na parte da manhã e da tarde. As prioridades devem estar numeradas e você deverá obedecer à sua própria organização, sem sabotar a listagem. Exercite seu autocontrole, qualidade essencial para um bom gestor do tempo;
3.Operação limpeza
Quantas tarefas constam da sua lista semanal que você poderia simplesmente delegar, por exemplo, para alguém da secretaria? Não seria mais fácil distribuí-las e, depois, fazer um acompanhamento de sua execução? O contrário também é verdadeiro. Quantas solicitações você prometeu “estudar”, sabendo que não terá condições de atendê-las? Por que não chamar o professor e esclarecer que não será possível?
4.Apoie-se em tecnologias
A inovação tem avançado de forma significativa na área da educação. Há ferramentas disponíveis para a maioria das atividades que demandam muito tempo de trabalho como, por exemplo, o estabelecimento de quadros de horários que otimizem a produtividade dos professores e os casos de substituições inesperadas. São tarefas operacionais que costumam demandar muito tempo, mas que já foram simplificadas com o uso de novas tecnologias, como o GridClass, ferramenta capaz de criar quadros de horário em minutos. Utilize estas soluções em favor do seu foco no negócio. Se a sua escola ainda não dispõe, leve o assunto à diretoria;
5. Use a internet a seu favor
É preciso reservar tempo também para a navegação na internet, mas sempre mantendo o foco no aprimoramento do seu trabalho. Procure os sites ou blogs que se dediquem à educação e leia com atenção os materiais voltados para sua área de atuação, na coordenação pedagógica, em especial aqueles que se relacionem com os níveis de ensino de sua escola (infantil, fundamental ou médio). Detenha-se àqueles que tragam dicas práticas para a utilização no dia a dia;
6.Cadastre-se para receber informações
Selecione os melhores sites e posts, e se cadastre para receber informações diárias ou semanais das suas áreas de interesse. Assim, você poderá reservar uma hora do dia para essa leitura, mantendo-se informada, não apenas sobre a área pedagógica, mas também sobre o mercado de educação, que tem se tornado mais competitivo a cada dia. Uma escola bem gerida, com um ensino de boa qualidade, depende de profissionais atentos às ofertas de novos recursos didáticos e também às movimentações do mercado.
Percebeu como uma boa gestão do tempo pode tornar o trabalho mais eficiente e ainda sobrar tempo para mais atividades? Compartilhe as dicas que tem usado em sua escola. Isso beneficiará outros coordenadores!