Folclore na escola – atividades para o ano inteiro
Quando você ouve a palavra “folclore” o que vem à sua mente? Mula sem cabeça, saci pererê, curupira e boitatá são bons exemplos, mas você sabia que o folclore abrange outras expressões além das lendas?
Entendendo a importância de valorizar a cultura nacional e todas as histórias e costumes que atravessam nossa formação, elaboramos esse artigo com uma série de informações sobre o que é folclore e como você pode trabalhar o tema na escola.
A primeira dica a gente já diz agora: não precisa falar só uma vez no ano! O folclore está em diversos elementos no dia a dia da nossa cultura, ampliando as possibilidades de atividades para sala de aula e nos permitindo dar a devida atenção ao tema.
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Antes de tudo, um breve resumo:
No Brasil, comemoramos o Dia do Folclore em 22 de agosto. A data, criada com o decreto nº 56.747, de agosto de 1965, tem o intuito de valorizar as manifestações folclóricas nacionais. Isso, porque o folclore é rico em informações da cultura popular brasileira e passeia por áreas como antropologia, história, artes, sociologia e mais.
O que é folclore?
O termo folclore vem do inglês “folk” (povo, popular) e “lore” (cultura, saber), termo de autoria do escritor inglês William John Thoms, e diz respeito às manifestações e vivências culturais típicas de um povo.
Para melhor compreender o assunto, alguns termos importantes são “tradição”, “geração” e “identidade”. Isso, porque folclore é uma tradição passada por gerações e que caracteriza a identidade de um povo.
O folclore brasileiro, por exemplo, é resultado das culturas de diferentes povos indígenas, africanos e europeus – que foram e continuam sendo produzidas na vivência da população.
Isso quer dizer que, seja no campo ou na cidade, todos nós vivemos folclore de alguma forma. E, mais ainda: continuamos produzindo folclore. Por isso, muitos gostam de entender o tema como uma vivência que envolve afetos e que é produzida e reproduzida diariamente.
Resumindo, folclore é o conjunto de criações culturais de um povo, que refletem modos de sentir, pensar e agir, e são guiados pela tradição.
Estudar folclore significa aprender e debater sobre:
- contos
- lendas
- comidas típicas
- festas
- sincretismo religioso
- religiosidade popular
- costumes
- gestos
- posturas
- crendices
- cantos
- músicas
- danças
- brincadeiras
Características do folclore:
Uma das características mais interessantes do folclore é que ele trata do povo, da sabedoria do povo, atravessada pela coletividade e pela ancestralidade. Algumas outras características importantes são:
- Transmissão oral
- Popularização pelo povo
- Surgimento de forma natural
Existem dois marcos que definem o que é folclore no Brasil: O primeiro, aprovado no I Congresso Brasileiro de Folclore (1951), realizado no Rio de Janeiro,
Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica
O segundo, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore (1995), dessa vez em Salvador, reformula a definição para:
O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
O que não é?
Inspirados por uma publicação do movimento FolcloreBR, reunimos algumas definições que ajudam a entender o que folclore NÃO é:
- Sinônimo de mentira
- Só uma série de lendas
- Histórias assustadoras e macabras
- Assunto muito infantil
- Termo usado para diminuir culturas
- Assunto exclusivamente brasileiro
- Desligado de assuntos sociais e políticos
- Criação de Monteiro Lobato
- Irracional
A importância do folclore na escola
Entendendo que o folclore diz respeito às vivências de um povo, trabalhar o assunto na formação das pessoas é de extrema importância para a valorização dos saberes e culturas que formam nosso país. Dessa forma, estudando e conhecendo as diversas manifestações do folclore, passamos a entender nosso lugar por outros ângulos, atravessado por mais histórias.
Já faz tempo que educadores sinalizam a importância de fazermos uma leitura do Brasil para além da perspectiva européia. Nesse sentido, trabalhar conhecimentos, crenças, costumes e outras manifestações culturais locais nos abre caminhos para explorar as influências indígenas e africanas que têm papel fundamental na identidade, ou nas identidades, do nosso povo.
Além disso, o tema abre horizontes, apresenta outras formas e costumes, aumenta a bagagem cultural e referencial dos alunos e colabora para um olhar mais honesto com o nosso país, reconhecendo nosso passado e fortificando as diversas identidades culturais.
Atividades sobre folclore
- Inicialmente, apresente o folclore da sua região para os alunos. É muito importante que eles entendam que o folclore é vivo, está próximo e precisa ser valorizado;
- Aos poucos, vá inserindo elementos do folclore de outras regiões do país, explique a diversidade e magnitude de nossa cultura;
- Promova uma feira cultural com pratos típicos da sua região;
- Apresente documentários que abordem manifestações culturais da sua região. Carnaval, Bumba Meu Boi, Festa Junina, Parintins, Oktoberfest são alguns exemplos. Procure também por documentários que falem sobre o espaço geográfico e a história da formação cultural de sua cidade ou estado;
- Priorize autores nacionais e trabalhe temas ou manifestações folclóricas no projeto de leitura da sua instituição;
- Tenha uma base curricular diversa, com livros e autores de todas as regiões;
- Construa um dicionário de costumes e crendices da sua região;
- Construa um dicionário de expressões populares;
- Crie um projeto para mapear as atividades e manifestações culturais da sua cidade;
- Apresente as danças típicas nas aulas de educação física;
- Estude o sincretismo religioso presente na nossa formação;
- Faça um livro com as receitas de família dos alunos da sua turma;
- Faça parcerias e incentive a participação dos alunos na produção da cultura local, com coletivos e grupos artísticos de sua cidade;
- Quando apresentar os mitos e lendas, procure contextualizá-los com a região e as culturas que os atravessam.
Não fale de folclore só no dia 22 de agosto!
A data é um marco importante para o folclore nacional, mas sua instituição de ensino não precisa resumir tamanha riqueza em um dia de atividades. Dessa forma, quanto mais plural e transdisciplinar for seu projeto pedagógico, mais potente será a formação dos seus alunos.
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