Como fazer a organização curricular?
O currículo é praticamente o norteador de todas as ações da escola, pois ele é a organização dos conteúdos que serão passados para os alunos durante o período letivo.
Mais do que um simples documento formal, o currículo irá definir as estratégias a serem utilizadas pelos educadores e as ações a serem tomadas pelos gestores para que, ao fim do bimestre, o conteúdo escolhido seja internalizado pelos estudantes.
Como é definido o currículo
O currículo propriamente dito compõe-se de uma base comum, que permite que todos os alunos, de qualquer instituição de ensino, seja ela pública ou privada, adquiram o conhecimento considerado como minimamente necessário para o exercício da vida cidadã, visando igualmente a continuidade dos estudos em nível superior. Essa base comum é definida pelo Ministério da Educação, devendo ser seguida por todas as escolas, a fim de obter a padronização e uniformidade do ensino.
Além disso, o currículo deve contar com uma base diversificada, com temas transversais, que possam ser um aprendizado relevante para o aluno principalmente por estarem relacionados com a comunidade onde ele está inserido e sua vivência de mundo. Nessa parte, a escola tem mais autonomia para decidir o que poderá ser incluso no currículo, ou não.
Organização curricular: um desafio para os gestores
Organizar um currículo de modo que este se mostre realmente aplicável no dia-a-dia da escola, abrangendo não só os temas definidos pela legislação do ensino vigente no Brasil, mas bem como temáticas transversais mais pertinentes à comunidade na qual está inserida a escola, não é de modo algum, tarefa fácil.
Os educadores e gestores devem considerar que, além de distribuir as disciplinas por período e definir o tempo que será dado a cada uma delas, é necessário mensurar o peso que cada uma terá nesta organização curricular, bem como os meios disponíveis para ministrá-las com proveito.
É necessário estabelecer quando e como serão usados os recursos da escola, como os recursos midiáticos, espaços extra como quadra, pátio, laboratório, e até mesmo atividades extra-classe que possam agregar conteúdo para além daquele previamente estabelecido. Tudo isso deve ser pensado, sem deixar de abordar o mais importante: a disponibilidade dos professores de cada uma das disciplinas.
Dessa forma percebemos que uma boa organização curricular abrange vários fatores, para além do que preconiza a legislação e os parâmetros curriculares nacionais.
Como a tecnologia pode ajudar na organização curricular
Uma maneira que vem sendo muito utilizada pelos diretores e gestores na elaboração do seu currículo é a ajuda de softwares específicos de gestão escolar, que além de definir os horários e a organização das disciplinas por período e turma, verifica a disponibilidade dos professores e dos recursos da escola, distribuindo o tempo entre cada um deles, de forma que atenda às necessidades de todos.
Na organização de um currículo, não basta apenas considerar as matérias que devem ser ensinadas, é preciso ressaltar que os professores muitas vezes, desdobrando-se em dois turnos, em escolas diferentes, acabam por não estarem disponíveis conforme o inicialmente planejado. Assim, o gestor se vê na necessidade de alterar sua grade de horários, interferindo em toda a programação anterior das outras turmas da escola.