Gestão de pessoas em meio a crises financeiras: como agir?
Quando se trata de crises financeiras, devemos levar alguns fatores em consideração – principalmente os que afetam a administração e a gestão da sua escola ou curso. Os recursos humanos e a gestão de pessoas, dentre todos os outros, devem ser vistos como prioridade e fortificados por meio da promoção do bem-estar e da transparência entre a equipe.
Garantir que o time de funcionários seja gerido com eficiência trará mais segurança durante os momentos de crise, pois a instituição estará apta a traçar estratégias que sejam pautadas em qualidade e resultados eficientes.
Neste artigo, abordaremos condutas importantes para você compreender a necessidade de fortalecer a gestão de pessoas durante períodos de crise financeira.
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Gestão de pessoas em meio a crises financeiras: quais medidas tomar?
Primeiros passos:
A primeira medida é entender, com todas as lideranças – coordenadores e supervisores, por exemplo – como funcionam as áreas da instituição e qual é a importância de cada pessoa para a continuidade da operação.
A partir disso, é preciso traçar planos de ação para aproveitar todas as pessoas e criar projetos para manter a empresa funcionando mesmo nos períodos de crise. É necessário fazer uma análise robusta de custos para saber onde os cortes deverão ser feitos sem afetar negativamente os clientes e os colaboradores.
O que levar em consideração quando se trata dos funcionários?
É importante entender e levar em consideração que, em momentos de crise, todos passam por momentos difíceis. Neste sentido, independente do cenário, o gestor continua lidando com pessoas.
Por isso, é válido manter as relações humanas sempre em primeiro lugar e trabalhar ativamente como promotor de uma gestão de pessoas humanizada que motiva e garante a satisfação do time. Lembre-se: as pessoas são as melhores engrenagens para reduzir impactos desfavoráveis!
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Corte de gastos: o que fazer com os benefícios oferecidos?
O ideal é começar o corte pelos benefícios que não terão muita utilidade neste momento, como por exemplo o transporte dos funcionários que estarão trabalhando em home office. Neste caso, ninguém será diretamente afetado e o gestor conseguirá fazer uma redução considerável nos custos mensais da instituição.
Também pode ser interessante reverter benefícios para melhorar a utilização das pessoas. No caso do home office, uma boa alternativa é a conversão do vale refeição por vale alimentação, visto que a equipe estará trabalhando em casa.
De modo geral, deve-se fazer uma gestão financeira estratégica para reduzir ao máximo a possibilidade de corte de benefícios e, em último lugar, o corte de pessoal.
Transparência e omissão: o que contar e como contar?
Ao se tratar de transparência, deve-se buscar um equilíbrio. É fundamental manter a honestidade para que os colaboradores compreendam o cenário em que a instituição se encontra e motivem-se a atuar para combatê-lo. Entretanto, algumas decisões estratégicas podem ser conversadas apenas entre os gestores, para que não haja um clima estressante e de tensão entre as demais equipes causando ainda mais preocupações antes de um pronunciamento oficial.
Nesse momento, é de extrema importância agir com inteligência emocional para garantir a saúde mental de todos. Uma boa cultura organizacional, onde todos estejam alinhados quanto à missão, visão e valores, fará com que o time trabalhe mais proativamente para conter a crise.
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De que forma posso preparar a minha equipe para atuar neste cenário?
É importante entender e valorizar as habilidades de cada membro das equipes. Já os colaboradores precisam compreender que, em momentos de crise, algumas mudanças na rotina de trabalho serão necessárias. Ter um diálogo honesto sobre as possíveis mudanças é fundamental.
Este pode ser um bom momento para colocar em prática projetos que normalmente não são executados por falta de tempo ou algum outro agravante. Criar sub-equipes multidisciplinares para a realização desses projetos é uma boa saída para manter a produtividade e aproveitar todas as pessoas. É muito relevante que todos tenham em mente que o período é de crise. Diálogo, transparência e preocupação com as relações humanas são pontos fundamentais.
Resiliência e adaptabilidade são a chave para o sucesso!
A resiliência é a capacidade de retornar à forma original após ter sido submetido à mudanças. Ou seja, ter a facilidade de se adaptar e superar os obstáculos impostos pelos momentos mais difíceis. Unido à criatividade, esse conceito trará um novo olhar estratégico sobre a escola fazendo com que os colaboradores se tornem verdadeiros agentes de transformação.
Uma maneira para encontrar soluções e unir ainda mais a equipe é trabalhar as dinâmicas em grupo, onde todos se sentirão participativos no processo e poderão sugerir medidas para inovar nos momentos mais difíceis.
Curtiu as dicas? Compartilhe conosco como sua escola ou curso se prepara para fazer uma boa gestão de pessoas durante períodos de crise financeira.