15 dicas práticas para realizar um home office produtivo
Executar as demandas organizacionais a distância, trabalhando remotamente ou por home office, pode ser um divisor de águas na gestão escolar em momentos de crise. É importante lembrarmos que essas modalidades de trabalho demandam mais que as ferramentas certas para se comunicar e gerir seu tempo e suas atividades: elas necessitam de alguns bons hábitos.
Continue a leitura e confira as 15 dicas para ter um home office produtivo que preparamos para você!
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Trabalhar de casa: 15 dicas para ter um home office produtivo
1. Crie uma rotina
Trabalhando a distância, é fato que você economiza uma quantidade considerável de tempo por não ter que enfrentar o trânsito caótico das cidades todos os dias. Isso faz com que não haja necessidade de levantar tão cedo da cama. Entretanto, isso não significa levantar com 10 minutos de antecedência.
O ideal é definir seus horários e manter a rotina, possibilitando um banho, tomar café e realizar uma atividade física para despertar nos primeiros momentos da manhã.
Veja mais: A importância da rotina escolar
2. Organize suas demandas
A velha frase “por onde eu começo?” não precisa te atormentar nesse período. Com as demandas organizadas, você encontrará maior facilidade para cumprir com seus horários e finalizar os projetos em tempo hábil. Para isso, existem diversos aplicativos gerenciadores de tarefas para ter mais controle sobre as atividades.
3. Planeje o próximo expediente
Na internet, existem diversas ferramentas gratuitas de planejamento e organização pessoal. Esses aplicativos têm como principal objetivo manter uma gestão de tempo favorável ao usuário. Nesse sentido, organizar o próximo dia de trabalho fará com que seu rendimento seja ainda maior ao começar o dia com todas as prioridades e demandas em mente.
4. Aproveite as primeiras horas do dia
Nesse momento, é importante começar o dia priorizando as demandas mais urgentes. Se você as elimina nos primeiros instantes, o restante do expediente te manterá mais tranquilo e apto a desenvolver outros projetos e atividades.
5. Cumpra os seus horários
Você até pode estar em casa, mas os horários de trabalho continuam os mesmos. Por isso, é importante respeitá-los e cumprí-los – mesmo nos casos onde exista a possibilidade de flexibilização de horários, mediante combinado entre as partes. Mantenha o horário de almoço e de trabalho para o relógio biológico continuar compreendendo o funcionamento do seu dia.
6. Pijama e pantufas? nem pensar!
Diferente do que muita gente pode pensar, as roupas que utilizamos vão além do nosso estilo. Quando o assunto é trabalho, é importante escolher as vestimentas ideais aos padrões de cada ambiente organizacional.
O Dress Code, ou código de vestimenta, não deve ser deixado de lado mesmo no trabalho remoto. Escolher uma roupa para trabalhar ajuda o nosso cérebro a compreender esse momento da rotina. Deste modo, trajes de dormir devem ser ignorados.
7. Mantenha uma estação de trabalho limpa
A essa altura, você já compreendeu a necessidade de organizar as atividades e rotinas. Entretanto, a organização do espaço físico também é inegociável. Ambientes organizados propiciam uma série de vantagens como a melhoria visual do espaço, o favorecimento da criatividade, o aumento da disposição, a redução dos níveis de estresse e a própria saúde – especialmente no caso dos alérgicos.
8. Invista em infraestrutura
Há quem diga que determinados artigos e ferramentas serão gastos desnecessários. Quando falamos de home office produtivo, é primordial investirmos em condições de infraestrutura que garantem maior conforto para a execução do trabalho. Por exemplo: uma cadeira com boa ergonomia, conexão de internet estável e boa iluminação.
9. Utilize itens para complementar a produtividade
Levantar constantemente para buscar água, procurar agendas e outros itens de produtividade pode te cansar. Uma saída para evitar essas situações é manter por perto alguns objetos úteis como post-its, canetas, garrafas de água e lanchinhos para evitar sair da estação de trabalho muitas vezes.
10. Organize um espaço de trabalho
Apesar de ser difícil em muitos casos, é importante evitar que o trabalho e os ambientes de lazer e dormitórios sejam os mesmos. Isso porque o nosso cérebro realiza associações mentais constantemente ao atrelar o que estamos fazendo com o ambiente em que estamos e o que devemos fazer nele.
Ou seja, ao trabalhar na cama, você enfrentará dificuldades para se desligar do trabalho na hora de dormir e terá sono durante o horário de trabalho. Neste caso, vale a pena a reflexão dos hábitos e ambientes para garantir a saúde mental e do trabalho.
Confira: Gestão de tempo na escola: 10 dicas para organizar as tarefas
11. Faça backups
Ao falar de instituições de ensino, que lidam constantemente com documentos e informações importantes, devemos ter todo o cuidado necessário para garantir que esses dados não se percam.
Por isso, foque em realizar backups com determinada frequência para evitar problemas que ocorrem mediante quedas de energia ou computadores que travam e encerram os aplicativos. Um bom sistema de gestão escolar facilita esse processo visto que todo o acesso é online e salvo na nuvem para acessar a qualquer hora e em qualquer lugar.
12. Comunique-se
Busque manter contato com os colegas de trabalho, não só para alinhar os processos e atividades rotineiras, mas também para criar momentos de descontração.
No caso do corpo docente, por exemplo, a sala dos professores é o ambiente onde pode haver essa interação entre os profissionais. No entanto, esse espaço (fisicamente falando) não precisa se limitar à escola quando se trata de um trabalho home office produtivo.
Uma boa opção é agendar uma videoconferência para tomarem um café simultaneamente. Mas, lembre-se que interação e contato humano são indispensáveis para estimular a criatividade e construir fluxos de trabalho mais produtivos.
Leia mais: 6 dicas rápidas para planejar a comunicação interna da sua escola
13. Fuja das distrações
Mexer no celular (caso não precise dele para trabalhar ou fazer algum contato importante), brincar com os bichinhos e conversar com familiares não são as melhores práticas para profissionais que desejam ter um dia produtivo trabalhando remotamente.
Uma boa saída é explicar seu horário de trabalho para as pessoas que moram com você, a fim de evitar interrupções. Também é válido definir um horário para dar atenção aos pets. Já o celular pode ser deixado em outro cômodo ou em um ponto estratégico, para não tirar sua atenção ao longo do dia.
14. Tenha um momento Pomodoro
Trabalhar por muitas horas na mesma posição pode comprometer não só seu bem-estar, mas também o raciocínio lógico e a criatividade. Sendo assim, busque realizar pequenos intervalos para caminhar um pouco, alongar as articulações e realizar alguns exercícios de respiração. Essas pausas irão te ajudar a melhorar a oxigenação cerebral e eliminar um pouco da tensão.
15. Saiba separar os momentos
Sim, o seu trabalho provavelmente estará dentro da sua casa. O que não quer dizer que você precisa pensar nele aos fins de semana e após o expediente. É importante compreender e saber separar os momentos de trabalho e lazer para dedicar a devida atenção aos familiares, animais de estimação e, principalmente, a si mesmo.
Repense sua rotina!
Nesse momento, refletir e pôr em prática novos hábitos poderá te auxiliar com um trabalho remoto mais produtivo. Aproveite o momento para identificar os fatores que impedem sua concentração ao longo do expediente em home office, trace um plano de ação para combater essa situação e render ainda mais na sua atividade.
Curtiu as dicas? Não se esqueça de compartilhá-las e deixar um comentário nos contando como tem sido o trabalho remoto na sua organização. Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente!