Produção de vídeos como ferramenta de aprendizado



Vocês já pararam para pensar como a produção de vídeos pode ser uma tática altamente produtiva e essencial em um processo de desenvolvimento de aprendizagem, tanto para os alunos quanto para professores?

Em 2012, um aluno da Universidade de Federal de São Carlos fez uma pesquisa com alunos do ensino médio. O objetivo foi avaliar como a produção de vídeos caseiros influenciaria na aprendizagem de conceitos de Física. Funcionou assim: a sala foi dividida em grupos e cada um faria um vídeo e colocariam na internet, através de uma conta do YouTube. Os resultados finais foram extremamente positivos.  A pesquisa mostrou dados concretos, incluindo depoimentos muito legais dos alunos, de que a produção dos vídeos é uma ótima oportunidade de incentivar o engajamento dos jovens dentro do processo de aprendizagem.

Sabemos esse público é bem próximo dos meios multimídias e aos gêneros audiovisuais. Ouvir, ver, tocar, sentir são formas básicas de aprendizagem. Como a essência da educação é estimular a aprendizagem, o que o aluno vê e ouve implica diretamente nas suas habilidades e capacidade de absorver a informação. Embora isso seja verdadeiro, para as pessoas de todas as idades, parece que é mais efetivo quando estamos falando dos mais jovens.

habilidades, desenvolvimento, produtiva

A produção de vídeos como ferramenta de aprendizado

Os professores só têm a ganhar ao incentivar essa prática. Por isso, resolvermos mostrar nesse post, um passo a passo e algumas dicas de como os alunos e professores podem, juntos, realizar essa tarefa!

Desenvolvam um tema bem bacana

Com os grupos formados, a pergunta inicial deve ser “Qual assunto devemos abordar”? Essencial que seja um tema unânime e que tenha elementos ricos para uma boa discussão e ajude os alunos a desenvolverem a capacidade de trabalharem em grupo. Uma dica legal é alinhar o assunto do trabalho com o que está sendo ensinado na sala de aula.

Estabeleçam as regras do jogo

Depois de escolhido o tema, alguns detalhes precisam ser acertados. Por exemplo, o vídeo vai ser de domínio público? Qual será sua duração? O ideal é que tenha um tamanho reduzido, de três a cinco minutos, já que os conteúdos muito longos ajudam na dispersão do público.

Construam um roteiro interessante

Montar o roteiro é fundamental na organização sequencial de ideias. Além de proporcionar boas discussões, tanto durante a construção do que será abordado, como no esboço da sequência lógica, a montagem do vídeo estimula a curiosidade.

É importante que as instruções sejam bem detalhas, mas é essencial para o processo de aprendizagem não oferecer o roteiro, apenas guiá-los na construção desses. Apontando apenas os nortes, não se interfere no processo criativo dos alunos.

Dê uma função para cada componente da equipe

Ao dividir o que cada membro vai fazer no vídeo, os alunos aprendem como produzir em equipe, como delegar tarefas, como montar um cronograma de trabalho e como cumpri-lo.

Aprendendo com os erros

Vídeos são ótimos objetos de aprendizagem porque os alunos realmente absorvem as informações quando o fazem. O making off e a filmagem ajudam no aparecimento de perguntas, como também, no interesse dos alunos em buscar soluções para construir uma apresentação bacana para seus amigos.

Ofereça informações precisas (e por escrito)

Os professores devem fornecer as instruções de como fazer as montagens, quais os equipamentos e os softwares de edição devem ser usados, como deve ser a apresentação e informar o que deve, ou não, ser abordado. É importante oferecer informações escritas também sobre os critérios que serão avaliados.

A última etapa seria o resultado final! E a comemoração! Afinal, todo trabalho deve ser comemorado! Reúna o grupo para mostrar como que ficou o vídeo pronto. Dê um feedback, mostrando os pontos negativos primeiro, depois os positivos. Importante estimular o debate, relembrando quais foram os pontos difíceis e quais foram as soluções encontradas para transpor esses obstáculos como equipe.

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Produção de vídeos como ferramenta de aprendizado”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email