Por que sua instituição de ensino deve entrar na era mobile o quanto antes?

Por que sua instituição de ensino deve entrar na era mobile o quanto antes?

32

Os dispositivos móveis estão cada dia mais presentes na vida de todos e, para as crianças e jovens que estão crescendo com essas tecnologias, a utilização já passou a fazer parte da rotina.

Na chamada era mobile, a tecnologia está em todo lugar, principalmente nos dispositivos móveis com aplicativos, nos quais, com um toque, qualquer pessoa consegue uma conexão instantânea com as mais variadas informações e pode interagir com o mundo.

Ao passo em que foram se desenvolvendo e incorporando novos elementos da nossa rotina diária, as tecnologias mudaram nossas dinâmicas de interação e, é claro, a forma como  consumimos e produzimos conteúdos. Para nós, adultos, essa mudança foi gradativa, mas para os jovens que já nasceram na era digital, pensar em um modelo de ensino que não seja atual e integrado faz cada vez menos sentido.

Mesmo para conseguir manter os responsáveis engajados e informados sobre a rotina educacional dos estudantes, é importante investir em formas rápidas, seguras e atuais de manter contato, que permitam, de maneira prática, saber se a informação foi recebida e se o responsável está ciente.

A vida dos adultos anda muito corrida e celulares estão cada vez mais completos para possibilitar inúmeras transações através deles, tornando mais prática a administração de tarefas. Em razão disso, as pessoas passam muitas horas dos seus dias conectadas à seus celulares. Portanto, não podemos negar que a maneira mais efetiva de manter responsáveis  informados é por intermédio de seus aparelhos móveis.

Também é importante ressaltar, que os jovens que hoje assistem vídeos, jogam, leem notícias e fazem pesquisas em seus celulares serão os profissionais que estarão atuantes no mercado daqui a poucos anos.

Para atender a esta nova geração, a instituição de ensino deve estar preparada e para isso, é vital entrar na era mobile e investir em aplicativos de agenda digital o quanto antes. Conheça a seguir alguns dados que comprovam essa necessidade:

Uso que só vem crescendo

Uma pesquisa feita pela comScore, focando nos usuários de smartphones nos EUA, mostra o avanço da era mobile no dia a dia das pessoas:

  • Se em 2013, o uso do mobile era de 47%, comparado aos aplicativos dos smartphones, desktop e notebooks, em 2014, o salto foi de 60%, diminuindo muito o uso dos notebooks (de 53% para 40%) e aumentando um pouco o uso dos aplicativos nos dispositivos móveis (de 40% para 52%).
  • Os dados ainda indicaram que os usuários têm ficado mais tempo na mídia digital (60%) em seus smartphones do que nos notebooks (40%).

Comunicação mais abrangente

A facilidade de mandar mensagem a partir de um dispositivo móvel aumentou demais nos últimos anos, não é mesmo? Essa prática se torna tão constante que, segundo pesquisas, já há dependentes desse tipo de tecnologia. A comunicação se torna mais eficiente, mais direta e mais transparente, fazendo com que recados sejam mais fáceis de serem enviados e recebidos, facilitando anotações e outras tarefas. A escola pode usar agendas virtuais, que promovam o acesso dos alunos, professores, diretores e pais, proporcionando uma comunicação mais abrangente.

Assim, os pais podem ter acesso aos informativos da escola e ao dia a dia dos alunos, como notas, lições de casa e compromissos. Os alunos podem, por sua vez, ter acesso aos dias de prova e aos resultados das avaliações. E a escola pode fazer contato direto, mandando boletos de pagamento, convidando para reuniões, contando novidades sobre a escola, etc. Com tudo isso, a escola cria relacionamentos duradouros com alunos e pais.

Ou seja, a era mobile veio pra ficar também no ambiente escolar porque aproxima as gerações e pode garantir melhor rendimento por parte dos alunos. Se sua escola ainda não investe em tecnologias educacionais para facilitar a comunicação mobile, você deve começar a se preocupar com isso.

E você o que pensa a esse respeito? Tem alguma experiência em sua instituição de ensino? Deixe aqui o seu comentário nós da WPensar queremos saber a sua opinião!