O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?



A boa comunicação entre escola, pais e alunos é muito importante. Porém, com a correria do dia a dia, tanto os diretores, gestores, professores e pais onde o seu filho estuda acabam trocando pouca ou nenhuma informação e, quando trocam, ela apresenta falhas, gerando lacunas conversacional-informacional sobre o desenvolvimento escolar do estudante.

Um exemplo bem comum é quando o aluno perde a agenda escolar com anotações de professores sobre provas e trabalhos, atrapalhando a notificação de ocorrências escolares etc, trazendo impacto negativo à educação e à gestão da escola. Os pais também saem prejudicados, pois quase sempre é por meio de agenda e anotações que eles têm acesso ao dia a dia escolar de seus filhos.

Como a tecnologia está revolucionando a comunicação interpessoal

Falhas na comunicação ocorrem em qualquer relação e trazem muitos problemas interpessoais, mas essas brechas podem e devem ser evitadas. Com a ajuda da tecnologia móvel e com o aprimoramento diário de aplicativos, fica mais fácil ter uma comunicação mais ativa e rápida entre pais, escola e alunos e há possibilidades menores de ruídos nos diálogos trocados. Como exemplo prático da agilidade que a interação via aplicativos móveis nos proporciona, temos os grupos via Whatsapp: grupos de amigos, familiares, do escritório, da galera da academia que, mesmo com a intensa troca de informações conseguimos checar e responder várias vezes ao dia.

A importância do uso dos aplicativos de comunicação

Para descomplicar , há no mercado diversos aplicativos que auxiliam na comunicação, simplificando a troca de informações e tornando-a mais rápida e eficiente. Ao aproximar a família da escola e, os pais, da vida escolar de seus filhos muitos desses aplicativos têm ajudado a aprimorar a comunicação e o controle entre esses públicos melhorando, efetivamente, o rendimento escolar como um todo.

Com o auxílio desses apps é possível que os responsáveis verifiquem as notas de seus filhos, fiquem sabendo das datas de reuniões de pais e eventos comemorativos da escola, além de ter acesso a avaliações feitas pelos professores. Já os gestores podem ter acesso aos canais de comunicação com os familiares para esclarecer dúvidas, transmitir comunicados e receber sugestões.

Benefícios que os apps trazem para a gestão da comunicação escolar

Uma boa comunicação nos tempos atuais precisa ser mais rápida e interativa. E, justamente, por esse motivo, os apps vêm com tudo para nos ajudar. Veja alguns benefícios trazidos por eles:

Relacionamentos

Com o uso dos apps de comunicação, há melhoria efetiva e comprovada da comunicação interna e externa do espaço escolar. Pais, alunos, funcionários e professores podem dar sugestões, fazer reclamações e assim, os gestores podem investigar, criar, adaptar soluções e ideias novas em prol de todos.

Divulgação da marca da instituição

Publicidade ainda é algo caro, mas não por meio de ferramentas digitais. Como todos estão conectados a qualquer hora à Internet, tem-se o serviço ao alcance do celular,computador, tablet etc., rápido e com eficiência. Tecnologia vende e chama a atenção! Se a escola tem canais fáceis e interativos de comunicação, a visibilidade  é garantida.

Credibilidade e novos públicos

Uma escola hoje tem que ter acesso à tecnologia e se adaptar aos espaços digitais. Ficar obsoleta atrapalha tanto na comunicação interna e externa da escola, quanto na divulgação da marca. Lembre-se que venda e compras de produtos tecnológicos para o consumo de conteúdos online não para de crescer.

Fortalecimento de vínculos

Fortalecer o relacionamento com determinado público significa cuidar bem dele e de suas  necessidades. É importante que a escola tenha canais de comunicação online, como e-mails e fóruns de discussão, que permitam a todos espaço para a que sejam ouvidos pela escola, sejam seus colaboradores, pais e alunos, possibilitando a correção de falhas e melhorias dos serviços já oferecidos.

A escola e os pais devem manter constantemente uma comunicação dinâmica, rápida e de fácil acesso a ambos,independentemente do canal a ser utilizado. Nada mais eficiente que a tecnologia para proporcionar melhora efetiva nas relações entre pais, filhos e a escola.

E sua escola, já possui esses canais? Conheça o Wello e saiba como otimizar a comunicação na sua instituição de ensino!Banner_Trilha-Eva_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

4 comentários em “O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email