Como otimizar o tempo do professor



É muito fácil dizer que houve um tempo em que a vida dos professores era mais simples, mas a verdade é que o trabalho de ensinar nunca foi uma tarefa fácil. Dar aulas não é apenas ficar em frente a uma sala cheia de alunos e passar a lição do dia.

Os bons profissionais preparam as suas aulas antes, corrigem as provas e as tarefas dadas, além de lidar com a direção e os pais de estudantes. Sem esquecer do período de revisão e das dúvidas que todos os alunos sempre precisam tirar com os professores.

Isso, normalmente, em horários fora de aula. Se não for bem coordenado, o tempo do professor não serve nem para cumprir com suas obrigações, quanto mais para uma vida social. Foi pensando na rotina atribulada do professor e em maneiras de otimizar o seu tempo que este artigo foi criado.
Quer aprender a maximizar o período entre tarefas? Confira!

Organize o tempo do professor
Em 2013, a Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro e o Banco Mundial se juntaram para descobrir quanto tempo o professor brasileiro desperdiça em atividades como chamada, arrumação da sala e apagar o quadro negro. O estudo descobriu, que mais de 30% do tempo que deveria ser dedicado ao ensino pedagógico, é desperdiçado, restando apenas 64% para essas atividades. Nos países desenvolvidos o índice chega a 85% do tempo!

A lição que o estudo nos dá para corrigir isso é a organização do tempo. É importante não apenas orientar o professor a organizar o tempo, mas também possibilitar a ele ferramentas e condições para que ele chegue com todos os papéis e com todos os trabalhos organizados, pen drives e telões, com um dia de antecedência à direção.

A lista de chamada deve ser distribuída imediatamente e, se for fazer chamada oral, o professor deve ter em mente que este deve ser o primeiro e mais fácil documento em sua pasta. Oriente também seu time de professores a corrigir tudo na sala que possa lhes tirar a concentração, como carteiras mal alinhadas. Os professores devem conquistar os alunos para lhes ajudarem nessa tarefa.

É importante distribuir o conteúdo com antecedência
Às vezes, o problema com o tempo mal aproveitado é deixar tudo para o horário da aula. Algumas matérias são muito difíceis para serem executadas em apenas 2 horas de classe.
Quando isso acontece, o professor deve adiantar o conteúdo para os alunos através de e-mail, pelas redes sociais — é possível criar uma página da sala — ou pela área do site que a escola dedica aos alunos. É muito melhor preparar uma aula e antecipar a matéria para que os estudantes já cheguem preparados. O professor também deve se atentar ao fato de que é de responsabilidade dos alunos ler o material e lhe ajudar a pular os aspectos mais onerosos da matéria rumo ao essencial. Assim, você ganhará tempo e a aula correrá muito melhor!

Utilize a tecnologia a seu favor
Os professores são um dos maiores defensores dos livros e de tudo que envolve o tradicional quando o assunto é escola e universidade. No entanto, algumas coisas da profissão precisam fazer parte do século XXI.

Não há necessidade alguma de carregar mais peso do que o necessário com livros, se todos eles cabem em um tablet ou em um notebook. Além de poupar os braços, qualquer lugar servirá para preparar a aula com um desses equipamentos em mãos, salvando o tempo de descanso. Outra grande vantagem é compartilhar o conteúdo e editá-lo para as aulas, sem precisar começar tudo com folhas novas.
Como uma última dica, apresentamos o software de gestão Grid Class. Nenhuma ferramenta o supera em eficiência.

Já utiliza alguma dessas dicas? Quais são os problemas com falta de tempo que você, como gestor de professores, enfrenta? Deixe um comentário!

^A55E756AE1AC972B3EF65A4A0E3546F75F1A04E9F56F84876A^pimgpsh_fullsize_distr

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email