Aplicativo de comunicação escolar

App de comunicação: passos simples para motivar alunos e responsáveis

90

Para obter sucesso em qualquer campo da vida, é preciso saber se comunicar adequadamente. Por isso, muitas instituições de ensino investem em um aplicativo de comunicação escolar como a Agenda Digital – para estarem sempre em contato com alunos e responsáveis. 

Todavia, não é sempre que a escola ou curso faz um bom proveito da ferramenta, por não explorar todas as suas possibilidades. Com isso, a comunidade escolar acaba ficando desmotivada e o uso do aplicativo perde engajamento.

Nesse sentido, pensando em otimizar essa realidade, separamos algumas ideias para motivar alunos e responsáveis a interagirem com a escola por meio da Agenda Digital em 2021.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Passos simples para motivar alunos e responsáveis a interagirem com a Agenda Digital da escola

Divulgue novidades da escola

Por ser acessível e estar nas palmas das mãos dos alunos e de suas famílias, a Agenda Digital é uma excelente ferramenta para divulgar as novidades da instituição para a comunidade escolar. Uma possibilidade para tornar a comunicação mais eficiente e aumentar o engajamento da Agenda é enviar atualizações e ações da escola no dia a dia. 

Mostre, por exemplo, os projetos pedagógicos atuais, atividades diárias ou compras feitas para aprimorar a infraestrutura e o ensino. Isso fará com que os pais se enxerguem como parte do processo educacional e se aproximem da instituição.

Compartilhe os avanços dos alunos

Especialmente na educação infantil e no ensino fundamental, os responsáveis gostam de saber que os alunos estão indo bem na escola. Portanto, compartilhar a rotina e os avanços dos alunos pode ser uma grande fonte de motivação na instituição de ensino. 

Utilize a Agenda para contar aos pais e tutores as ações que os estudantes realizaram, como uma aula de música ou o término da leitura do primeiro livro da criança. Certamente os responsáveis irão apreciar receber essas informações e irão interagir ainda mais com os educadores.

Além disso, os relatórios de rotina pré-prontos podem aproximá-los ainda mais. Com eles, você pode informar aos pais e responsáveis coisas como:  

  • O cardápio de alimentação 
  • A frequência de idas ao banheiro 
  • Horários de soneca
  • Ocorrências e saúde

Fale sobre o que foi estudado 

Com a Agenda Digital, a escola pode deixar os responsáveis cientes sobre o conteúdo que foi estudado em determinado período de tempo, como uma semana ou quinzena. Fale sobre a empolgação dos alunos e o que os professores observaram de positivo nesse tempo para que os pais fiquem mais próximos da vida pedagógica da criança.

Veja também: 7 motivos para trocar a agenda de papel por uma agenda digital

Cadastre todos os eventos do ano 

Com a função de “agendar eventos” no aplicativo de comunicação, a escola poderá marcar no calendário todas as atividades que serão realizadas ao longo do período letivo. Dessa maneira, os pais ficarão muito mais envolvidos com as propostas pedagógicas da instituição! 

Envie anexos

Outra possibilidade é enviar anexos com determinada frequência. Por meio da Agenda Digital, a instituição pode realizar o envio de áudios, fotos, vídeos, imagens em datas especiais e outros arquivos que fazem a escola estar presente nas palmas das mãos com o auxílio dos smartphones. 

Compartilhe enquetes e questionários

Também é importante compartilhar enquetes e questionários com a comunidade escolar. Essa atitude mostra aos pais o quanto a escola se preocupa em ouvir suas opiniões.

Assim, o diálogo fica mais acessível para que haja troca de feedbacks e tomadas de decisão em conjunto com os responsáveis. Você pode perguntar, por exemplo, sobre atividades extracurriculares de maior interesse dos pais e dos alunos. 

Faça uma pesquisa NPS

A metodologia de pesquisa NPS é um indicador que te ajuda a entender se os pais estão satisfeitos com a qualidade do ensino, se recomendariam a escola para alguém e quais são os pontos positivos e negativos da instituição.

Essa métrica ajuda o gestor a compreender se a escola está entregando o ensino com qualidade, e a pesquisa pode ser realizada pela Agenda Digital com tranquilidade.

Confira: Por que você deve contratar uma Agenda Digital agora

Dicas extras!

  • Ao conversar especificamente com um responsável, assegure-se de saber o nome dele
  • Evite deduções sobre o estado civil, ou se o responsável é pai/mãe do aluno. Busque ter certeza dessas informações para evitar constrangimento nos comunicados
  • Auxilie o responsável com o download do aplicativo já no ato da matrícula e faça uma pequena demonstração de uso, ou envie um vídeo explicando como utilizar para garantir que ele utilize desde o primeiro momento

Por fim, ao integrar a Agenda Digital com o Sistema de Gestão Escolar WPensar, todas essas informações tornam-se mais confiáveis. Com um único cadastro, os dados das famílias são sincronizados, facilitando o acompanhamento da escola.

Conheça o melhor aplicativo de comunicação do mercado

Sua instituição de ensino merece o melhor. Portanto, uma comunicação eficaz demanda ferramentas seguras e funcionais para motivar alunos e responsáveis. 

Por isso, criamos a WPensar Agenda Digital. Por ser a melhor ferramenta de comunicação escolar do mercado, você terá a oportunidade de transformar as famílias em verdadeiros fãs da sua instituição. 

Quer saber tudo o que a Agenda Digital é capaz de fazer? Clique no banner abaixo e peça uma demonstração. Sem compromisso! 🙂

Clique e acesse: Demonstração Agenda Digital - Melhor aplicativo do mercado (2021)