Como motivar responsáveis e alunos a utilizar o aplicativo de comunicação da sua escola ou curso

Como motivar responsáveis e alunos a utilizar o aplicativo de comunicação da sua escola ou curso



Saber comunicar-se adequadamente é essencial para se obter sucesso, não só profissionalmente, mas também em nossas interações com amigos e familiares. Cientes dessa importância, muitas instituições de ensino estão investindo em um aplicativo de comunicação escolar para estarem sempre em contato com responsáveis e alunos. Porém, nem sempre a escola ou curso usufrui adequadamente dessa ferramenta, explorando todas as suas possibilidades de uso. Sabendo disso, sugerimos nesse post algumas ideias para você, gestor, motivar a interação entre sua escola, os responsáveis e os alunos:

1. Charadas semanais

Sua instituição de ensino ou curso pode propor charadas aos pais e alunos semanalmente. Quase todas as pessoas gostam de decifrar charadas. Não se esqueça de destacar em seu aplicativo de comunicação quem foi o vencedor da charada da semana, quem deu a resposta mais rapidamente e etc.

2. Conteúdo estudado

Deixe os responsáveis cientes sobre o conteúdo que foi estudado naquela quinzena através do professor, que deve escrever sobre o que os alunos estão empolgados e o que o professor observou de positivo. Incentive os responsáveis a perguntarem aos alunos o que foi estudado naquele período, colocando cerca de duas a três perguntas referentes ao tema para os responsáveis fazerem aos alunos, como “Peça a eles para contar a vocês o que aprenderam sobre os vegetais”.  Estimule os responsáveis a exporem suas opiniões, dúvidas, etc.

3. Elogios

Os responsáveis gostam de saber que os alunos estão indo bem na escola e sabemos que todos os alunos têm algo a ser elogiado. O elogio pode ser uma grande fonte de motivação. Conte aos responsáveis as boas ações que os estudantes fizeram, como ir excepcionalmente bem em uma disciplina, ter excelente comportamento, ajudar os colegas, fazer descobertas, etc. Certamente os responsáveis vão apreciar muito essas informações e vão interagir mais com os professores.

4. Assuntos interessantes

A instituição de ensino podem postar pequenas dicas de assuntos que sejam de interesse dos responsáveis e alunos. No campo dos responsáveis, a escola pode dar dicas sobre como lidar com adolescentes tímidos, crianças que fazem birra, etc. No campo dos alunos, dicas sobre filmes novos, shows, exposições, entre outros assuntos. A escola deve incentivar a participação dos responsáveis e alunos, perguntando a eles se as dicas já foram usadas e se produziram efeito, ou se determinado filme já foi visto e a opinião dos alunos sobre o mesmo.

5. Alguns cuidados:

  •     Ao conversar especificamente com um responsável, saiba o nome dele;

  •     Não deduza que o responsável seja casado, tenha filhos, seja pai do aluno, etc.

  •      Peça para que o responsável faça o download do aplicativo de comunicação no ato da matrícula e faça para ele uma pequena demonstração de seu uso.

Se sua escola promover e incentivar uma boa comunicação com os responsáveis e alunos, eles criarão um vínculo maior com a sua instituição.

Não deixe de aproveitar os benefícios de um aplicativo de comunicação feito sob medida para sua instituição de ensino. Conheça o Wello e comece já a revolucionar a comunicação tornando pais e alunos verdadeiros fãs da sua escola ou curso.

wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email