Como a tecnologia ajuda estimular os alunos a lerem mais

Como a tecnologia ajuda estimular os alunos a lerem mais

65

Ler é fundamental para quem quer estar preparado para o futuro. Afinal, com a comunicação cada vez mais dinâmica, saber conversar com diferentes pessoas em diferentes contextos sobre assuntos variados é essencial e, para isso, é preciso se manter informado.

A prática da leitura deve ser incentivada e estimulada entre os alunos desde cedo. Você pode até pensar que, nos dias hoje, com tanta tecnologia sendo difundida na vida cotidiana dos alunos, a leitura se tornou menos importante, entretanto, ocorre o contrário. Com os aplicativos adequados, os alunos podem se interessar ainda mais cedo em aprender a ler e, expandir seus conhecimentos e, é claro, aumentar seu rendimento escolar.

Como utilizar a tecnologia para incentivar a leitura na escola:

Geralmente, é na escola onde mais se incentiva e estimula os alunos a lerem, deixando que levem livrinhos para a casa, quando pequenos e, depois, indicando leitura obrigatória para os estudantes até o ensino médio.

Uma das constantes reclamações dos pais e professores é que muitos alunos não gostam dos livros ou dos materiais indicados. Mas, a leitura não precisa ser feita apenas nos meios tradicionais, você pode incentivar seus alunos a lerem em sites, blogs, aplicativos, etc. sobre os mais variados assuntos e orientá-los a trazer para a sala de aula o seu ponto de vista sobre diferentes temas. Uma excelente alternativa também é solicitar trabalhos ou produções criativas para manter os estudantes engajados e focados em aprender sobre os temas abordados.

Ao passo em que os alunos crescem, os assuntos podem ir se tornando mais complexos e direcionados, exigindo um grau mais aprofundado de leitura, pesquisa e dedicação por parte dos estudantes.

Além de contribuir para sua formação acadêmica, alunos que leem mais tendem a ser mais instruídos culturalmente. Por isso, ao criar novas ferramentas e mecanismos de apoio à leitura, a escola não cumpre apenas seu papel de ensinar, ela também se destaca como um espaço de fomento à inovação, onde ricas trocas passam acontecer. Veja a seguir dicas de como colocar isso em prática.

Alguns projetos que podem ser desenvolvidos pela instituição:

  •          Clube de leitura;
  •          Jornal da escola;
  •          Apresentação de seminários sobre as leituras realizadas;
  •          Fórum de opiniões dos alunos sobre assuntos que gostaram de ler;
  •          Criação de um espaço para a leitura na escola;
  •          Discussões com autores;
  •          Visitas às feiras de livros, bibliotecas e lojas especializadas;
  •          Debates sobre a diferença entre filmes e livros.

Como ajudar os pais a incentivarem a leitura em casa:

Não adianta o aluno ser incentivado na escola se, ao chegar em casa, os pais não o estimulam a ler. Por isso a escola pode ajudar os pais a acompanhar e estimular a leitura também no ambiente familiar.

Orientar os pais a dar livros de presente e valorizar a escrita é uma excelente alternativa para começar o proceso. Para os pequenos, uma boa tática pode ser pedir que produzam, junto aos pais, histórias sobre os assuntos mais variados que vierem à sua cabeça, estimulando de forma lúdica a criatividade e a produção criativa desde a infância. Para os mais velhos, a produção pode ser baseada nos assuntos que os interessam como games, filmes, seriados quadrinhos, etc.

Quanto mais a leitura e a busca por informações for prazerosa, mais os jovens se sentirão motivados a aprender e, é claro, a ler mais. Mostre que você se interessa pelo que eles têm a dizer e dê espaço para que possam compartilhar suas experiências e descobertas, pois assim eles também estarão mais abertos a ouvir suas opiniões e ensinamentos.

E você, como acha que a tecnologia pode contribuir para transformar a educação ? Conte pra gente!