Aprenda 6 dicas para gerir melhor o ensino à distância



A internet vem mudando a forma como nos relacionamos com amigos, familiares, empresas e até com nossos artistas preferidos. O mundo em rede também facilitou uma prática que afeta profundamente a educação: o ensino à distância. Por meio deste, é possível levar conhecimento a pessoas que moram em locais distantes dos centros educadores ou ajudar aqueles que não tem tempo de se deslocar diariamente até uma intistuição de ensino.

Conheça o seu curso

A educação à distância (EAD) traz uma série de possibilidades, como cursos superiores – barcharelado ou tencnólogos-, de extensão, oficinas, treinamentos, workshops, cursos de atualização e muito mais. Para cada uma dessas atividades, é preciso definir o público-alvo e escolher as estratégias necessárias para que o aluno tenha a melhor experiência de estudo possível e possa alcançar o aprendizado com êxito. Sejam profissionais em busca de reciclagem ou se aprimorar suas habilidades de negócio, sejam estudantes em busca de novos conhecimentos  ou novas competências.

Nesse sentido, alguns cursos precisarão de de atividades práticas complementares, necessitando de um espaço físico para seus alunos, enquanto outros podem ser realizados de forma 100% virtual. Entenda qual o foco do seu curso e busque os recursos adequados para ele.

Aposte em tecnologias

O ensino à distância já existe faz tempo — podemos lembrar por exemplo, dos cursos por correspondência. Porém, foi graças ao “boom” da internet e ao aperfeiçoamento da tecnologia nas últimas décadas que o EAD conseguiu crescer e tomar corpo.

Por isso, lembre-se de que seu curso precisa e depende das ferramentas certas, desde o provedor e o sistema de internet, até webcams, microfones e computadores preparados para fazer uma videoaula sem problemas técnicos, até a própria plataforma que os alunos utilizarão para estudar, entregar as atividades e realizar as por provas. Somando-se a isso, é preciso estar atento às novidades do mercado de ensino para não deixar todo o seu esforço ir por água abaixo por culpa de um equipamento ultrapassado.

Invista também no offline

Além da plataforma digital, ter um ponto de apoio “físico” para seus alunos é fundamental para aumentar a credibilidade e capacidade de atendimento do seu curso. Oferecer uma boa biblioteca e salas onde os alunos consigam se reunir em grupos de estudo e até um local para atendimentos administrativos fará a diferença entre um curso de sucesso ou não. Essas práticas irão aproximar, literal e simbolicamente, seus alunos do seu curso, aumentando identificação e fidelidade deles com a sua instituição de ensino.

Oriente sua equipe para o sucesso 

Os ambientes virtual e presencial têm suas particularidades e a mudança do ambiente offline para o online de início pode ser um pouco confusa para os docentes. Por isso, é importante treinar seus professores e equipe de apoio na plataforma que você irá adotar. Invista em treinamentos e workshops para mantê-los atualizados e próximos da equipe de TI para que ambos aprendam a trabalhar juntos buscando a melhoria constante das técnicas e plataformas de ensino.

Pensando em investir em um curso de EAD? Compartilhe com a gente as suas expectativas e dúvidas!

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Por WPensar

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