5 Dicas para atrair a atenção de seus alunos usando a tecnologia

5 Dicas para atrair a atenção de seus alunos usando a tecnologia

57

Atrair a atenção dos estudantes durante a aula sempre foi o maior desafio dos professores e das instituições de ensino. Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia fez com que os jovens de hoje já nasçam, de certa forma, conectados, inseridos num mundo com a alta tecnologia sendo comum ao seu dia a dia. Infelizmente, muitos educadores veem isso como um ponto negativo. O que eles não sabem é que, utilizar a tecnologia nas escolas, ao seu favor, pode ser a chave para aproximar cada vez mais os jovens e os estudos. Quer saber como fazer isso? Então confira nossas dicas agora mesmo!

Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

1-Abuse da internet

Atualmente a internet pode ser, simultaneamente, uma boa e uma má influência. Boa, pela quantidade de informação que disponibiliza e ruim, por que, quando não há disciplina em sua utilização, navegar na internet se torna uma forma fácil de distração. Quanto à utilização na sala de aula é preciso ressaltar que, se bem explorada, a internet pode ser uma excelente aliada para deixar os alunos mais interessados e engajados. As inúmeras opções disponíveis de vídeos, imagens, podcasts, entre outras milhares de formas de gerar conhecimento são uma arma e tanto contra a preguiça e a falta de atenção. Busque por opções interessantes que saiam dos padrões e que ajudem a ensinar de um jeito diferente e não convencional. Isso aguça a curiosidade dos jovens e acaba facilitando o processo de aprendizado.

2-Utilize dispositivos portáteis

Percebendo a necessidade que os jovens de hoje possuem em estarem sempre conectados, escolas e professores começaram a utilizar os dispositivos portáteis a seu favor visando, através de interesses comuns, inovar a forma de ensinar e fomentar o gosto pelo aprendizado. Com bons resultados, ficou mais do que comprovado que a tecnologia veio para ajudar tanto dentro quanto fora da sala de aula. Através das tecnologias como os aplicativos de comunicação, por exemplo, os professores podem se manter mais próximos dos alunos, informando aos estudantes e aos pais sobre lição de casa, datas de provas, notas e muito mais. Essa parceria fortalece os laços entre a comunidade escolar e só traz benefícios para todos.

3-Promova experiências práticas

É necessário que os estudantes sintam, na prática, como funcionam as ferramentas tecnológicas da atualidade. Através de experiências práticas, o jovem associa o aprendizado em sala com as mudanças geopolíticas que, muitas vezes, acredita estar distante do seu dia a dia. Os alunos podem estudar em geografia os conflitos políticos, que estão ocorrendo atualmente, movimentando as redes sociais e, por exemplo, definir quais fatores contribuem para os trending topics do Twitter, por meio do contexto social e da posição geográfica de cada região ou país.

4-Seja ativo nas redes sociais

Não estamos dizendo que as escolas precisam focar em obter curtidas no Facebook ou do Instagram, a sugestão aqui é se manter atualizado e conseguir acompanhar a crescente popularidade das redes sociais. Com a exponencial evolução da tecnologia, é preciso estar atento às mudanças e saber como os estudantes estão se comportando nos dias de hoje e, sem dúvida, as redes sociais contêm a maior parte dessa informação. Afinal de contas, é perceptível que os jovens se identificam com professores antenados e que se esforçam para falar a mesma língua que eles. Utilize o perfil da escola nas rede para compartilhar matérias, estudos e posts interessantes, que possam chamar a atenção dos alunos. Esta pode ser uma boa alternativa para torná-los mais interessados em aprender.

5-Participação digital

Essa dica será apenas um upgrade em nossa lista. Afinal, ela é voltada para os estudantes mais desatentos e mais tímidos, aqueles que muitas vezes têm muito que acrescentar à aula, mas por timidez acabam deixando de participar. A sugestão é envolvê-los em um tipo de participação diferente, por meio de recursos digitais, pedindo que eles tragam ou enviem material da internet para complementar o conteúdo e participar juntos da construção da aprendizagem. É claro que a participação presencial é insubstituível e deve ser promovida, mas a internet pode ser uma válvula de escape para os mais tímidos, que de forma gradual devem começar a sentir-se mais confortáveis para opinar em público.

Clique e inscreva-se no evento: A importância das Tecnologias Educacionais (Bett Brasil Educar, Nova Escola, Colegio Pentagono e FGV SP)