Saiba como engajar seus alunos utilizando vídeos em sala de aula



Os recursos de vídeo vêm cada vez mais invadindo as salas de aula, devido à ajuda que oferecem aos professores na introdução de novos temas e como forma de despertar o interesse dos estudantes. Os vídeos pedagógicos atraem os alunos, aproximando a sala de aula do cotidiano e das linguagens de aprendizado e comunicação da sociedade e chega introduzindo novas questões no processo educacional. A maior dificuldade de sua utilização no contexto pedagógico se dá no estabelecimento de pontes entre o conteúdo audiovisual e o que é apresentado em outras dinâmicas de aula. A linguagem audiovisual solicita constantemente a imaginação do aluno, trazendo mais ludicidade às atividades convencionais, escritas, mais relacionadas ao rigor, organização, e análise lógica. Confira algumas dicas para utilizar este recurso em sala de aula, permitindo cada vez mais, o engajamento dos alunos.

Conteúdo próximo ao aluno

Os recursos audiovisuais contribuem para compor cenários e ilustrar os temas  propostos em aula. Vídeos relacionados a determinados contextos históricos, por exemplo, ainda que não sejam totalmente fieis, são muito úteis para situar os alunos no tempo e assimilar ainda mais o assunto estudado. Vídeos que apresentam realidades distantes também são ferramentas interessantes para se mostrar o que é falado em aula e aproximar o aluno do objeto escolhido.

Sensibilização e motivação

O uso do vídeo para a introdução de um novo conteúdo é uma ferramenta muito interessante porque desperta a curiosidade da classe e motiva com relação ao novo tema que será abordado. A escolha do vídeo é muito importante. O professor deve se questionar sobre os objetivos que pretende. De que forma este vídeo contribuirá para motivar os alunos e despertar neles o desejo de se aprofundar no assunto da matéria? Como será desenvolvida a discussão sobre o tema após o término do vídeo?

Vídeos com temáticas de ensino

Há dois tipos de vídeos que podem ser utilizados em sala de aula, cada um com objetivos, que devem ser objeto de reflexão do professor. Os vídeos que apresentam temas de forma direta, normalmente criados especificamente para o contexto educacional, são ótimas formas de informar sobre um tema específico, oferecendo ferramentas de ilustração e orientando a interpretação dos alunos. Os vídeos que mostram um tema de forma indireta são, por sua vez, mais sofisticados em seu uso, uma vez que permitem abordagens diversas e multidisciplinares e contribuem para que sejam discutidos assuntos relativos à temática. Quando optar por estes últimos, é essencial que o professor trace objetivos claros a serem atingidos e atue como mediador da discussão criada em sala de aula.

Produção de vídeo

E por que não adotar o vídeo também como forma de expressão dos próprios alunos? A produção de vídeos é uma ótima forma de expressão e comunicação. Por isso, é interessante que a escola incentive esta prática. Filmar é uma experiência muito envolvente para as crianças, atingindo uma dimensão mais moderna e lúdica no aprendizado. Os alunos podem, assim, ser incentivados a produzir vídeos tanto dentro do contexto de uma determinada disciplina, quanto conteúdos informativos que possam ser assistidos dentro da escola.

O Projeto Curta na Escola tem como objetivo incentivar educadores na utilização do vídeo como ferramenta de ensino e oferece no site opções para diferentes disciplinas, etapas de ensino, faixas etárias e temas a serem abordados através dos recursos audiovisuais. Além disso, disponibiliza mais de 500 títulos gratuitos para serem utilizados em sala de aula.

É importante também, que as atividades audiovisuais sejam corretamente organizadas dentro do planejamento da escola, devido à disponibilização de recursos e do professor, para que ocorram sem afetar o andamento da disciplina. A tecnologia surge aqui como ótima forma de contribuir na organização dos horários e recursos da escola. Com o GridClass, sistema de gestão para quadros horários, por exemplo, os gestores escolares conseguem organizar a utilização dos espaços da escola da melhor forma para que os docentes tenham liberdade e tempo para ensinar com qualidade. Esta ferramenta online permite a organização do quadro de horário dos professores em minutos, economizando um tempo valioso dos gestores e  seus colaboradores. Entre no site, e entenda como esta ferramenta pode contribuir para a eficiência da gestão escolar.
Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email