Preciso inovar e modernizar a minha escola! O que fazer e por onde começar?



Como atualizar e modernizar uma escola? Com tantas mudanças no mundo, tanto em tecnologia como em novas formas de ensinar, a impressão que dá é que a escola nunca ficará atualizada o suficiente. Mas isso não é verdade, com esforço e persistência, qualquer escola pode acompanhar as tendências do momento, e sem grandes investimentos financeiros.

Porque mais do que ter acesso à tecnologia de ponta, os alunos precisam adequar seus pensamentos: o jovem conectado de hoje se interessa mais pelo seu entorno, entende de política, ecologia, sustentabilidade, empreendedorismo, sem deixar de lado atividades mais corriqueiras como praticar esportes, paquerar e sair com os amigos.

A escola não deve ignorar os apelos dos jovens atuais, se fechando em um projeto pedagógico ultrapassado e antiquado, deve procurar criar uma conexão com seus alunos e ser capaz de satisfazer seus anseios por conhecimento, que não necessariamente passam pelo modelo de conhecimento tradicional.

Abaixo, apresentamos algumas sugestões de inovação, que podem ser implantadas em sua escola:

Redes sociais

Foi-se o tempo que professor não podia interagir com o aluno pela internet. Atualmente, muitos deles criam páginas referentes às matérias que lecionam nas redes sociais, e os alunos acompanham. Os professores chegam a avisar sobre trabalhos e pendências de notas. E tal iniciativa é bem recebida, pois traz o professor e o conhecimento que ele transmite ao cotidiano do aluno, saindo da sisudez e da formalidade da sala de aula.

Tecnologia na escola

Um telão e um projetor de slides é tudo que sua escola tem para oferecer em termos de tecnologia e multimídia? E a sala de informática? É realmente usada pelos alunos, os computadores estão atualizados com o sistema operacional mais recente e os equipamentos estão em bom estado?

Com o barateamento dos equipamentos já não custa tanto assim informatizar sua escola. Também já não faz muito sentido proibir o smartphone e os tablets dos alunos em sala: o professor inteligente pode direcionar o uso deles, ao invés da proibição pura e simples – que é frequentemente desrespeitada pelos alunos.

Essa atualização também passa pela secretaria: softwares específicos cuidam de todos os aspectos referentes à gestão escolar, desde a frequência dos alunos, professores e funcionários, até o pagamento das mensalidades, controle de estoques e até mesmo da portaria da escola.

Disciplinas inovadoras

Por mais que pareçam indiferentes, os jovens gostam de saber o que acontece pelo mundo, e mais ainda, de que forma possam fazer parte dele – por isso que os protestos no Brasil há um tempo atrás foram tão populares. Os jovens querem participar, querem fazer a diferença- e a educação é a melhor ferramenta para isso.

A inclusão em sua grade curricular de disciplinas como empreendorismo, sustentabilidade, ecologia, educação financeira não é um investimento alto demais e pode impactar de uma forma imensamente positiva a vida não só dos alunos, mas também dos professores e de toda a comunidade.

Projetos extraclasse

Esses não são exatamente uma novidade, mas poucas coisas demonstram tanto o grau de engajamento e modernidade de uma escola do que seus projetos extraclasse. Feiras de Ciências, Matemática, montagem de peças de teatro, incentivo à prática de esportes, projetos comunitários, tudo isso ajuda a enriquecer ainda mais o aprendizado dos alunos, mantendo-os sempre em contato com o novo, dando-lhes desafios a enfrentar, proporcionando motivação e oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em aula.

E você, o que tem feito para inovar e modernizar a sua escola? Compartilhe suas experiências com a gente!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email