Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação



Por mais que a escola se esforce em se manter antenada com as demandas que a revolução tecnológica trouxe para dentro da instituição de ensino, muitos gestores erram em uma parte importante do processo: a tecnologia deve ser implantada de modo integrado em todos os setores da instituição, transformando a experiência de alunos, dos pais, dos professores e da direção da escola, melhorando e agilizando sua comunicação.

Afinal, de pouco adianta a escola ter todo o equipamento tecnológico mais avançado à disposição dos alunos e enviar bilhetes aos pais impressos via mimeógrafo. É uma contradição gritante, que não tem como passar despercebida. Para melhorar a comunicação entre pais, alunos e escola, a solução mais fácil e mais viável é implementar um aplicativo de comunicação escolar.

Maneiras de comunicação escolar mais utilizadas atualmente

Desde sempre, os bilhetes, agendas, recadinhos e mais recentemente, telefonemas e e-mails, são utilizados por professores e direção quando querem transmitir algum recado importante aos pais.

Além da possibilidade de extravio (que acontece muito frequentemente), há pais que, chegando cansados do trabalho, simplesmente “esquecem” de verificar a mochila e/ou agenda do filho e o recado acaba sendo não lido. Se é um aviso importante, como comparecimento em reunião, por exemplo, aquele pai não vai mais estar presente, pois não houve uma comunicação dinâmica.

Assim, esse tipo de comunicação desde o início está sujeita a falhas, tendo que ser planejada com bastante antecedência. Se o diretor resolver trocar alguma data ou a natureza do bilhete, será muito mais difícil fazê-lo, uma vez que isso demandará a impressão de novos recados e colagem, ou novos telefonemas e envio de mais e-mails, etc. Nessa avalanche de recados, os pais podem se sentir perdidos.

A minha escola realmente precisa de um aplicativo de comunicação escolar?

Um aplicativo de comunicação não é apenas um modismo utilizado pelas escolas que se intitulam “de ponta”. No nosso mundo conectado, é uma necessidade.

Já não se discute a importância da participação dos pais durante a vida escolar da criança. Apesar de imprescindível, muitos pais acabam sendo negligentes nesse sentido, e na maioria das vezes não por vontade própria: eles não têm tempo para estarem presentes no cotidiano do aluno.

Devido a fatores como trabalho (que geralmente é no mesmo horário de funcionamento da escola), além de outros compromissos, a comunicação no ambiente escolar entre pais, professores e direção fica seriamente prejudicada.

“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o grande Chacrinha. E de fato, sem essa interação todos perdem: os pais, por não saber o que acontece com seu filho, os professores, por não terem respaldo da família durante as ações educativas, e a direção da escola, que não podendo contar com os pais dos alunos, deixa de fazer coisas significativas, como atividades extra-classe por exemplo, que seriam experiências enriquecedoras para todos. A escola não pode esperar ajuda e compreensão dos pais, uma vez que esses ignoram o que se passa dentro dos muros da instituição.

Aplicativos de comunicação: benefícios para a escola

Os benefícios que a escola, os alunos e os pais alcançam com a otimização de suas comunicações via aplicativo são vários, como podemos observar abaixo:

1. Acessibilidade e conectividade

Praticamente todo mundo hoje em dia tem um smartphone. Com o aplicativo, os pais podem ter acesso aos professores e à direção da escola em qualquer lugar onde estiverem, e vice-versa, via celular. E poderão fazê-lo sem interferir em seus horários de trabalho.

2. Acompanhamento constante do aluno

Não se limitando apenas a receber recados genéricos, os pais podem ter um acompanhamento personalizado do seu filho, conhecendo sua rotina escolar, seu comportamento, conteúdos que foram ensinados, sugestões de atividades extra-classe, etc.

Os professores também podem utilizar o aplicativo para informar sobre datas de provas, trabalhos e dever de casa, facilitando aos pais a tarefa de acompanhar os filhos durante essas atividades, ajudando no seu desempenho escolar.

3. Verificação de notas

Os pais podem verificar todas as notas das provas e avaliações dos seus filhos, sabendo em que momento o aluno apresentou maior dificuldade, ao invés de ter uma visão vaga da situação escolar da criança apenas verificando a média de todas as notas, como usualmente apresentada nos boletins impressos.

4. Interação com a direção e a secretaria da escola

Geralmente os pais não têm muito contato com os gestores da escola, visto ser sua comunicação mais com os professores. Porém, a direção também tem assuntos a tratar com os pais, que não precisam necessariamente ser intermediados pelos educadores.

Exemplos: datas de rematrícula, emissão de boletos para pagamento de mensalidades escolares, negociação em caso de inadimplência, compra de uniformes, dias de funcionamento da escola, etc.

Investir em um aplicativo de comunicação escolar é uma excelente aquisição para a escola, pois terá pais mais engajados com o desenvolvimento dos alunos, professores mais satisfeitos e melhor orientados e alunos mais dedicados e com melhor resultado. Além de diretores e gestores mais acessíveis e participativos, podendo também eles participar do processo educativo, além de receber sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do ensino em sua instituição.

Sua escola ainda não tem um aplicativo de comunicação escolar? Fale com a gente!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação”

  1. Author Image joao disse:

    Olá,boa noite!
    Gostaria de parabenizá-los pelo ótimo site e pelos excelentes materiais (ebooks, posts, informações,etc).
    Certamente vão ajudar a mim e a todos que aproveitarem do(a) wpensar com seu rico conteúdo disponibilizado.
    Muito obrigado!
    João

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá João!

      Ficamos felizes que você tenha gostado!
      Já se inscreveu na nossa newsletter? Você pode se cadastrar nesse link!
      http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email