O que você precisa saber sobre Connected Learning?

15

Vivemos na chamada era da informação e as ferramentas tecnológicas trouxeram para nós a possibilidade de ter acesso a novos conhecimentos de maneira cada vez mais rápida e mais prática, por meio de simples toques. Isso revolucionou a vida acadêmica e a vida profissional, dinamizou o ensino e, querendo ou não, tem impactado, significativamente, na aprendizagem conectada.

A partir de novos conceitos e de novas tendências, como a educação à distância, os aplicativos educacionais, o uso dos tablets em sala de aula, a gamificação e a connected learning tem feito um grande progresso. Por falar em connected learning, esse é um conceito que está sendo aplicado em muitas escolas ao redor do mundo. Apesar de ser relativamente novo, essa abordagem educacional tem gerado excelentes resultados na comunidade escolar.
No contexto atual, acha impossível imaginar a educação sem pensar em tecnologia na educação? Quer conhecer a connected learning mais a fundo? Continue lendo o nosso artigo e descubra o que ela pode fazer pela sua escola!

O que é connected learning?
Em livre tradução, o connected learning quer dizer aprendizagem conectada. Trata-se de uma nova abordagem educacional, baseada nas conexões sociais, na abundância de informações e na inclusão digital.
Vale destacar que a aprendizagem conectada considera o fato de que os alunos aprendem mais e melhor quando possuem um interesse real nos assuntos. Por isso, ela valoriza a relevância nos conteúdos e a inovação metodológica.

Quais os princípios básicos da connected learning?
A aprendizagem conectada tem uma série de princípios que fazem com que o processo de aquisição do conhecimento tenha um verdadeiro significado na vida dos estudantes. Veja só:

Tecnologia na educação
Inevitavelmente, a connected learning está associada à tecnologia na educação e se apoia, especialmente, nas múltiplas alternativas que a internet oferece para criar diferentes e enriquecedoras experiências educativas. Um dos princípios da aprendizagem conectada é, justamente, o uso da internet para ligar a vida dos alunos ao aprendizado.

Igualdade, socialização e participação
Por ser pautada também na inclusão digital, a connected learning combate a exclusão dos alunos. Assim, ela valoriza a igualdade, promove a integração e ensina, na prática, a importância da partição de todos na construção do conhecimento.

Criação e experimentação
A aprendizagem conectada também tem como princípios a criatividade e a experimentação. Nessa abordagem pedagógica, há o estímulo para que os alunos produzam o seu próprio conteúdo, compartilhem as suas criações pelas redes de trabalho, não limitem a sua curiosidade e experimentem novas sensações e novas vivências. Isso tudo colocando a mão na massa e construindo, efetivamente, o seu conhecimento.

A connected learning e os benefícios no ensino-aprendizagem
O aprendizado conectado traz inúmeras vantagens para o processo de ensino-aprendizagem, a começar pelo engajamento que gera nos educandos. A connected learning tem o poder de despertar a atenção dos estudantes, melhorar a disciplina, aumentar o empenho na execução das propostas e, consequentemente, elevar o nível de retenção dos conteúdos.

Como se não bastasse, a aprendizagem conectada cumpre o propósito de promover o envolvimento da comunidade de ensino, tornar a escola mais dinâmica, as relações sociais mais sólidas e a comunicação mais eficiente. Em outras palavras, a escola realmente só tem a ganhar quando lança mão desse recurso.

Só tem um detalhe: o uso dessa abordagem educacional deve ser planejado, mediado e equilibrado, pois ele não substitui metodologias, nem recursos tradicionais que continuam tendo valor e apresentando bons resultados na educação. A connected learning deve ser encarada como um complemento inovador para a prática pedagógica e não como a única saída para a aprendizagem.

Já utiliza essa abordagem na sua escola? Compartilhe as suas opiniões e as suas experiências conosco!