Como a sua instituição pode crescer oferecendo o ensino à distância



Buscar novos alunos é tarefa constante para as instituições de ensino. No entanto, muitas vezes é necessário reformar as instalações e aumentar salas e laboratórios para comportar os novos estudantes. O que muitas instituições não se lembram  é de que oferecendo cursos na modalidade de ensino à distância é possível ampliar o número dos seus clientes e atender alunos de qualquer parte do mundo.

Crescimento do ensino à distância

O Censo de Educação Superior informou que em 2011, 14,7% dos 6,7 milhões universitários brasileiros estavam estudando em cursos à distância. Isso mostra uma tendência de crescimento dessa modalidade de ensino, indicando que investir nele é um bom caminho.

As instituições que optarem por começar a desenvolver o ensino a distância podem escolher dois caminhos: permitir que o aluno faça o curso todo nessa modalidade, ou fazer parte à distância e parte presencial. Nesse segundo caso, as disciplinas online servem para enriquecer o currículo escolar e dar melhor suporte para que o aluno venha a prestar um vestibular ou exercer alguma profissão.

Já os cursos que são 100% online ampliam a área de atuação da instituição de ensino. Com eles é possível atender alunos de todo o país e até de fora dele. Tudo é oferecido através de um computador, desde aulas, até atividades e avaliações.

Outra vantagem é a de que quando comparado ao custo de implementação de um curso presencial, o curso à distância é muito mais barato. Uma aula dada por um professor ao vivo atende, em média, 40 alunos. Já uma aula gravada e transmitida na modalidade EAD pode atender milhares.

Como a EAD permite expandir os cursos para pessoas que antes não teriam acesso a eles, torna-se uma ótima oportunidade de crescimento para instituições que decidam se preparar para essa nova modalidade de ensino.

Para garantir a qualidade de ensino, a escola precisará investir em equipamentos adequados, plataforma de ensino digital e serviços de tutoria, para que os alunos com dúvidas tenham atendimento on-line de monitores.

Vantagens para os estudantes

Os alunos podem assistir às aulas quando quiserem, organizando seus estudos de acordo com a sua rotina. Essa flexibilidade aumenta as chances dos alunos continuarem no curso até o final.

Além disso, os estudantes desenvolverão responsabilidade, determinação e autonomia, competências essenciais para o processo de aprendizado e para a vida.

Com essa flexibilidade, o índice de desistência de um curso bom e bem estruturado é pequeno, ou seja, a sua instituição contará com um número de alunos maior e estável.

A sua escola já oferece curso a distância? Conte pra gente nos comentários! 

banner-captação-alunos

Banner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “Como a sua instituição pode crescer oferecendo o ensino à distância”

  1. Já existem estudos avançados sobre a utilização de plugins no ambiente Moodle para a adoção da computação afetiva nos ambientes virtuais de aprendizagem, aumentando a produtividade e reduzindo a evasão dos alunos.
    Segue link sobre o assunto.
    Abraços,
    Leonardo

    Responder
  2. Tenho um curso especializado em matemática. Os alunos gostam bastante,e pretendo oferecer a distância. Mas ainda não sei bem nem por onde começar, custos para implementar esta modalidade…
    Como o meu curso é livre, não há a necessidade de um acompanhamento tão rigoroso e nem de avaliação criteriosa. O próprio aluno percebe sua evolução.
    Gostaria de saber se a Wpensar possui uma ferramenta para gestão deste tipo de trabalho.
    Obrigado.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email