A participação dos alunos em sala de aula

Como incentivar a participação dos alunos em sala de aula

118

É preciso incentivar a participação dos alunos para que eles aproveitem melhor as aulas e a compreendam a disciplina. Entretanto, essa não é uma tarefa simples, pois muitos estudantes se sentem envergonhados ou até se acomodam e preferem apenas ouvir as aulas, sem interação direta.

Por isso, é ainda mais importante que o professor tente envolver e chamar o aluno para participar do processo de ensino-aprendizado. O benefício é sentido para o estudante, que se envolve com a matéria e consegue aprender mais, para o docente, que vê os seus alunos aprendendo e para a escola, que consegue assim oferecer um ensino melhor e formar pessoas preparadas para a vida.

Como promover a participação dos alunos?

Para começar, esteja preparado para não ter uma participação tão efetiva logo no início. Lembre-se também que sempre haverá sempre um ou outro aluno que tentará tumultuar as atividades. É importante não focar nesses, e sim nos demais, para que a participação efetiva comece a acontecer.

O engajamento dos alunos é fundamental para o bom andamento do ensino. Quer saber tudo sobre o assunto? Baixe o guia de engajamento para escolas!
Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Veja algumas dicas de como estimular esse tipo de participação dos alunos em sala de aula!

1- Ofereça um problema

Esta é uma das maneiras mais eficazes de chamar o aluno para a aula, principalmente se o questionamento lançado pelo professor não tiver uma resposta exata e possibilitar pontos de vista diferentes. Assim, o aluno se sentirá importante e parte da aula, ou seja, será estimulado a participar e opinar. Usar essa estratégia é relativamente fácil para o professor, basta levar à aula algum tema atual. Por exemplo: o professor de biologia pode abordar o consumo de alimentos transgênicos; o de geografia pode abordar as consequências ambientais do plantio de cana e assim por diante.

2- Monitores

Colocar um ou dois estudantes como “monitores” em sala de aula ajuda a destacar o bom aluno e a envolver os colegas. Muitas vezes, o monitor se torna um incentivador dos demais além de ser um representante dentro da sala. Com isso, os alunos se sentem atuantes dentro da aula e aumentam a participação.

3- Relacione a matéria a temas atuais

A maioria das disciplinas pode ser facilmente ligada a temas atuais e isso estimula muito o aluno a estudar e a participar. O interesse aumenta a partir do momento que o estudante consegue enxergar a importância e a aplicabilidade do que está sendo passado em sala de aula na sua vida.
Leia mais: saiba como ajudar professores que estão com dificuldade para lecionar.

4- Flexibilidade

Não adianta tentar puxar o aluno para dentro da aula se algo mais forte faz com que ele se disperse. Você precisa entender as circunstâncias em que a aula vai ocorrer,  e adequá-la àquele momento. Por isso, é importante saber flexibilizar a aula. Procure fazer atividades fora da sala ou dentro da própria sala, mas que não sejam apenas aulas expositivas. Levar artigos de revistas e propor trabalhos em grupos são exemplos de boas opções.
Leia o artigo que preparamos sobre atividades extraclasse: entenda como prepará-las.

5- Dê opções

Alguns temas podem ser abordados de maneiras diversificadas, como através de uma aula comum, com filmes, organizando um debate dentro de sala, entre outros. Ofereça essas possibilidades e deixe que os estudantes escolham. Isso é positivo e faz com que eles se interessem e participem, já que eles mesmos decidem a atividade que mais querem fazer.
Quer manter um bom planejamento de aulas? Baixe a planilha “Como elaborar um plano de aula”!

Como você costuma fazer para atrair os seus alunos para participarem da aula? Conte pra gente nos comentários e compartilhe este artigo!