Entenda como acompanhar o desempenho escolar dos alunos

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 6 min de leitura

Garantir o bom desempenho escolar dos alunos é uma das tarefas das instituições de ensino (IE), em especial, da gestão pedagógica, e isso deve ser feito com a ajuda de pais e responsáveis. 

Nesse sentido, é dever da entidade direcionar os trabalhos, a fim de orientar a comunidade acadêmica para que sejam capazes de contribuir com a formação e o desenvolvimento dos estudantes.

Quando a instituição de ensino é capaz de gerar bons resultados, uma série de benefícios pode ser observada, a exemplo da maior taxa de engajamento, o que favorece a retenção de alunos. Mas para se chegar a resultados satisfatórios, é preciso contar com as metodologias e ferramentas certas.

Ficou curioso para saber como acompanhar o desempenho escolar dos alunos? Então, confira este artigo que preparamos para você!

Qual a importância do acompanhamento do desempenho escolar do aluno?

acompanhamento escolar é fundamental para garantir o desempenho dos alunos nas tarefas escolares, proporcionando a eles a oportunidade de avançar nos estudos e também ter uma formação sólida, capaz de prepará-los para os desafios da vida.

Nesse cenário, a presença dos responsáveis é fundamental, já que, quando eles se envolvem, é possível se relacionar muito melhor com a instituição de ensino, com as propostas pedagógicas da escola e também com o que é ensinado em sala de aula.

Dessa forma, a assimilação do conteúdo se torna mais natural e fluida para o estudante. Além disso, o aluno também se sente menos apreensivo e ansioso, passando a não mais associar a IE a dificuldades e problemas.

Como o acompanhamento do desempenho pode ajudar na retenção dos alunos?

Quando o estudante encontra na instituição um ambiente acolhedor e favorável para o seu desenvolvimento, ele passa a enxergar um local que oferece muitas oportunidades e também possibilidades.

Com isso, eles tendem a permanecer mais tempo na entidade escolar durante a sua formação acadêmica, favorecendo a retenção dos alunos.

Dessa forma, para as IEs, é fundamental buscar o comprometimento dos pais, para que eles ajudem os jovens a verem a entidade de maneira positiva. Essa contribuição é necessária porque fora do lar, as crianças podem enfrentar dificuldades, já que estão sendo preparadas para a vida em sociedade.

Logo, o acompanhamento do desempenho escolar por parte dos responsáveis é de suma importância, uma vez que o principal objetivo é contribuir com o desenvolvimento das relações interpessoais das crianças para que elas possam lidar com questões fora da proteção do lar de forma mais serena e sábia.

Além disso, a assimilação do conteúdo proporcionará ao aluno uma visão mais ampla do mundo. Como resultado do acompanhamento dos pais às atividades escolares, é possível perceber um maior engajamento com a comunidade escolar.

O que também contribui para a geração de resultados, inclusive, para a marca da instituição enquanto negócio, já que ela passa a ser reconhecida como referência em ensino.

Listamos abaixo as principais vantagens da relação entre pais, escola e alunos:

  • diminuição de questões relacionadas à disciplina;
  • desenvolvimento da responsabilidade e autonomia do aluno;
  • melhora no desempenho de toda a comunidade escolar;
  • identificação de dificuldades de aprendizado.

Como promover a participação dos alunos?

É preciso incentivar a participação dos alunos para que eles aproveitem melhor as aulas e a compreendam a disciplina. Entretanto, essa não é uma tarefa simples, pois muitos estudantes se sentem envergonhados ou até se acomodam e preferem apenas ouvir as aulas, sem interação direta.

Por isso, é ainda mais importante que o professor tente envolver e chamar o aluno para participar do processo de ensino-aprendizado. O benefício é sentido para o estudante, que se envolve com a matéria e consegue aprender mais, para o docente, que vê os seus alunos aprendendo e para a escola, que consegue assim oferecer um ensino melhor e formar pessoas preparadas para a vida.

O engajamento dos alunos é fundamental para o bom andamento do ensino. 

Veja algumas dicas de como estimular esse tipo de participação dos alunos em sala de aula!

1- Ofereça um problema

Esta é uma das maneiras mais eficazes de chamar o aluno para a aula, principalmente se o questionamento lançado pelo professor não tiver uma resposta exata e possibilitar pontos de vista diferentes. 

Assim, o aluno se sentirá importante e parte da aula, ou seja, será estimulado a participar e opinar. Usar essa estratégia é relativamente fácil para o professor, basta levar à aula algum tema atual. 

Por exemplo: o professor de biologia pode abordar o consumo de alimentos transgênicos; o de geografia pode abordar as consequências ambientais do plantio de cana e assim por diante.

2- Monitores

Colocar um ou dois estudantes como “monitores” em sala de aula ajuda a destacar o bom aluno e a envolver os colegas. Muitas vezes, o monitor se torna um incentivador dos demais além de ser um representante dentro da sala. 

Com isso, os alunos se sentem atuantes dentro da aula e aumentam a participação.

3- Relacione a matéria a temas atuais

A maioria das disciplinas pode ser facilmente ligada a temas atuais e isso estimula muito o aluno a estudar e a participar. O interesse aumenta a partir do momento que o estudante consegue enxergar a importância e a aplicabilidade do que está sendo passado em sala de aula na sua vida.

4- Flexibilidade

Não adianta tentar puxar o aluno para dentro da aula se algo mais forte faz com que ele se disperse. Você precisa entender as circunstâncias em que a aula vai ocorrer e adequá-la àquele momento. 

Por isso, é importante saber flexibilizar a aula. Procure fazer atividades fora da sala ou dentro da própria sala, mas que não sejam apenas aulas expositivas. Levar artigos de revistas e propor trabalhos em grupos são exemplos de boas opções.

5- Dê opções

Alguns temas podem ser abordados de maneiras diversificadas, como através de uma aula comum, com filmes, organizando um debate dentro de sala, entre outros. 

Ofereça essas possibilidades e deixe que os estudantes escolham. Isso é positivo e faz com que eles se interessem e participem, já que eles mesmos decidem a atividade que mais querem fazer.

Como incentivar os pais a acompanhar o desempenho dos filhos?

O desenvolvimento do estudante, principalmente até o ensino médio, depende muito do comprometimento dos pais. Isso porque, eles são os responsáveis por transmitir valores e regras.

Nesse cenário, é fundamental a instituição procurar meios de engajar os pais nos objetivos de desenvolvimento da criança. 

Veja, a seguir, algumas dicas para incentivar os pais a acompanharem o desenvolvimento dos filhos.

Fomente a participação em reuniões

Mesmo em tempos de pandemia, as reuniões com os pais devem continuar acontecendo de modo online. Esses encontros podem ser feitos na plataforma digital da instituição.

Isso acontece porque o sistema de gestão escolar permite a comunicação por áudio e vídeo, diminuindo distâncias entre responsáveis, alunos e escola.

Incentive os pais a celebrarem a vitória dos filhos

Muitos pais tendem a ser exigentes em demasia com seus filhos. Mas isso porque esperam o melhor para as crianças e acreditam que a disciplina é o caminho para o sucesso, o que é verdade.

Entretanto, as cobranças em excesso podem ter efeito contrário. Por isso, é importante celebrar as conquistas dos alunos. O que pode ser feito por meio do reconhecimento de uma tarefa bem-feita, na ajuda a um colega, uma boa nota na disciplina que ele tem mais dificuldade etc.

Esses estímulos são fundamentais para manter o engajamento do aluno com as atividades escolares, aumentando seus resultados e, consequentemente, os da instituição de ensino.

Interaja por meio de plataformas digitais

Quando os alunos percebem que os pais acompanham de perto as suas atividades e auxiliam nas questões apresentadas, como dificuldade de aprendizado, eles tendem a se esforçar mais para atender as expectativas da família, o que eleva o grau de comprometimento com os estudos e também a disciplina.

Uma forma dos pais fazerem esse acompanhamento é por meio das plataformas digitais disponibilizadas pela instituição de ensino. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível:

  • acompanhar frequência;
  • notas;
  • ter acesso ao painel de recados;
  • agenda do aluno.

Além disso, ainda é possível ter acesso a uma série de informações fundamentais para a rotina e desenvolvimento do aluno.

Portanto, contar com o comprometimento dos pais é fundamental e isso é viável com a ajuda de um software de gestão escolar. A plataforma é capaz de otimizar a comunicação com toda a comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento dos processos e, em especial, dos alunos.

Logo, mesmo que as tarefas do dia a dia não permitam que pais estejam presentes o tempo todo, as instituições de ensino podem incentivar esse acompanhamento por meio de plataformas digitais, que trazem diversas vantagens para o desenvolvimento da criança.

Como vimos, acompanhar o desempenho dos alunos é fundamental para o alcance dos objetivos acadêmicos e os pais têm papel fundamental nessa questão.

Assim, uma boa relação entre responsáveis e instituição de ensino colabora para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, sobretudo para aquelas mais jovens, favorecendo o desempenho escolar.

Quer saber como melhorar o controle do desempenho escolar dos seus alunos e potencializar a comunicação com os pais? O sistema de gestão escolar da Activesoft te auxilia nisso!

Se você gostou do artigo, entre em contato para conhecer as nossas soluções em softwares de gestão escolar!

Colina Tech

13.01.2021