Como incentivar a participação dos alunos em sala de aula



Para ajudar os alunos a aproveitarem melhor as aulas e a compreenderem melhor a disciplina é necessário incentivar a participação. Essa não é uma tarefa simples, pois muitos se sentem envergonhados ou até se acomodam e preferem apenas ouvir, sem interação direta.

Isso faz com que seja ainda mais importante o professor tentar envolver e chamar o aluno para participar do processo de ensino-aprendizado. O benefício é sentido para o estudante, que se envolve com a matéria e consegue aprender mais, para o professor, que vê os seus alunos aprendendo e para a escola, que conseguirá oferecer uma formação melhor e formar pessoas preparadas para a vida.

Como promover a participação dos alunos

Para começar, esteja preparado para não ter uma participação tão efetiva logo no início. Lembre-se também que sempre haverá um ou outro aluno mais indisciplinado que tentará tumultuar a atividade. É importante não focar nele e sim nos demais, para que a participação efetiva comece a acontecer. Veja algumas dicas de como estimular esse tipo de atitude por parte dos estudantes.

1- Ofereça um problema

Esta é uma das maneiras mais eficazes de chamar o aluno para a aula, principalmente quando o problema lançado pelo professor não tiver uma resposta exata e sim pontos de vista diferentes. Como eles provavelmente já tem uma opinião formada, automaticamente falarão para defenderem o seu ponto de vista. Além disso, o aluno se sentirá importante e parte da aula, ou seja, será estimulado a participar e opinar. Isso é relativamente fácil para o professor, basta pegar um tema atual. Por exemplo, o professor de biologia pode abordar transgênicos, o de geografia pode abordar o plantio de cana e consequências ambientais e assim por diante.

2- Monitores

Colocar um ou dois monitores em sala de aula, ajuda a destacar o bom aluno e a envolver os colegas. Muitas vezes, o monitor se torna um incentivador dos demais além de ser um representante dentro da sala dos estudantes. Com isso, eles se sentem atuantes dentro da aula e aumentam a participação.

3- Relacione a matéria a temas atuais

A maioria das disciplinas pode ser facilmente ligada a temas atuais e isso estimula muito o aluno a estudar e a participar. A partir do momento que ele consegue enxergar a importância e a aplicabilidade do que está sendo passado em sala de aula na sua vida, o interesse aumente.

4- Flexibilidade

Não adianta tentar puxar o aluno para dentro da aula se algo mais forte faz com que ele se disperse. Por isso, saiba flexibilizar a sua aula. Dias muito quentes costumam deixar a turma dispersa e tudo o que você for ensinar provavelmente não vai interessar muito, pois estarão mais preocupados em reclamar do calor. Nesses casos, faça uma atividade fora da sala ou dentro da própria sala, mas que não seja uma aula apenas explanada. Artigos de revistas e trabalhos em grupos são boas opções.

5- Dê opções

Alguns temas podem ser abordados de maneiras diversificadas, como através de uma aula comum, com filmes, organizando um debate dentro de sala, entre outros. Ofereça essas possibilidades e deixe que os estudantes escolham. Isso é positivo e faz com que eles se interessem e participem.

Como você costuma fazer para atrair os seus alunos para participarem da aula? Conte pra gente nos comentários! 

infografico inadimplencia

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email