Como criar um perfil da minha escola no Twitter?

26

O Twitter é uma das principais redes sociais do mundo. Criada em 2006, é uma ótima ferramenta tecnológica de comunicação, que constitui um movimentado segmento de troca de informações e divulgação dos mais diversos serviços, que prima pela velocidade e pela objetividade dos tweets de 140 caracteres. Se algo vai repercutir na rede, pode ter certeza: será primeiro no Twitter.

Qualquer escola que queira estar em dia com os avanços digitais da sua época, deve, portanto, considerar entrar nessa rede. A sua já possui uma conta lá? Caso você esteja interessado, mas ainda um pouco perdido no assunto, fique tranquilo: a seguir, ensinamos como criar uma conta no Twitter e ainda damos as principais dicas!

Entrando na rede

Criar um perfil no Twitter é muito simples. Primeiro, é só acessar http://twitter.com e preencher as informações do quadro “Novo no Twitter? Inscreva-se”. No campo “Nome completo”, preste atenção: você não precisa, necessariamente, escrever o nome completo da escola, se este for muito grande. Afinal, esse nome é o que irá aparecer para as pessoas, e um título muito grande pode espantá-las. Suponhamos que a escola se chame Centro Educacional Monteiro Lobato. Uma boa estratégia é resumir para C.E. Monteiro Lobato. Definido o nome, você vai colocar o e-mail do responsável e definir uma senha. A seguir, aperte o botão amarelo “Inscreva-se no Twitter”.
No passo seguinte, você definirá seu nome de usuário. O ideal é colocar o nome institucional mesmo, mas ainda mais curto e simples, mesmo porque não é possível usar espaço entre as palavras. Uma opção, utilizando o exemplo acima, é utilizar o nome ce_monteirolobato, ou mesmo CEMonteiroLobato. A partir daí, o endereço da sua conta de Twitter será, no primeiro exemplo,  http://twitter.com/ce_monteirolobato.
Para finalizar a criação da conta, você precisa escolher uma foto de perfil e uma de fundo. Uma boa ideia é colocar o logotipo da escola na foto de perfil e uma da fachada da instituição na de fundo. Certifique-se de que a qualidade das imagens é boa! Por fim, basta escrever uma breve descrição sobre a escola, para que as pessoas saibam do que se trata.

Seguir e ser seguido

Uma vez criado o seu perfil, o Twitter irá sugerir contas para você seguir. Já que seu assunto principal é educação, vale a pena seguir usuários relacionados ao assunto, desde revistas e sites sobre o tema até pensadores da pedagogia e professores que estão na rede. Por meio deles, você ficará por dentro do que está acontecendo no mundo da educação, além de poder trocar ideias.

No seu feed, os tweets dos usuários que você segue irão aparecer num fluxo contínuo. Muitas vezes, eles têm links para matérias, vídeos e fotos, o que é uma das grandes vantagens do Twitter, que funciona assim como uma plataforma convergente de conteúdos.

E é claro que você não entrou nessa apenas para ficar calado e acompanhar conteúdo! Você deve participar da rede e sempre manter o seu perfil ativo. Isso significa escrever seus próprios tweets, comentar os dos outros, e muito mais. Mesmo porque é isso que dará visibilidade para o seu perfil — e para a sua escola, de quebra — e te fará ganhar seguidores.

Interagindo

Para tweetar, basta ir à aba “Início”, escrever um conteúdo de até 140 caracteres na barra em que está escrito “O que está acontecendo” e pressionar Tweetar. Pronto! O conteúdo será visto por todos os seus seguidores. Se você quiser adicionar uma foto ou mesmo um vídeo no tweet, é só clicar em “Adicionar foto”.

É interessante utilizar hashtags para incrementar sua mensagem e ajudá-la a ser encontrada na rede. Vamos supor que você digitou uma frase do pensador Paulo Freire. Você pode, ao final da mensagem (e lembrando de não ultrapassar 140 caracteres), colocar algumas hashtags, que são definidas pelo símbolo #. Por exemplo: #pedagogia #paulofreire. Não se esqueça de que não se pode colocar espaço entre as palavras de uma mesma hashtag!

Para interagir no Twitter, você pode também responder a comentários dos outros usuários. Para isso, basta clicar sobre o tweet desejado e escrever no campo “Responder a (…)”. Caso você goste muito de algum tweet e queira que mais pessoas o vejam, você pode retweetar o conteúdo, para que seus seguidores também o vejam. Você pode também salvá-lo como um de seus favoritos, clicando na estrelinha logo abaixo dele. Lá no seu perfil, na aba “Curtiu”, você poderá conferir todos os seus favoritos.

Caso queira tweetar para um usuário específico, também é muito fácil: você só precisa escrever a mensagem e, no começo, meio ou final dela, colocar @fulanodetal, que é o nome de Twitter do usuário. Automaticamente, ela receberá uma notificação com o tweet. Se sua mensagem for privativa, é só mandar uma Mensagem Direta. Nessa caso, vá até o símbolo da carta, no topo, mais à esquerda, digite o nome do usuário e escreva o conteúdo, que só será visto por ele.

Pronto para usar o Twitter? Se tiver alguma dúvida, comente que nós esclarecemos!banner para blog- concorrencia

Agende uma demo - Geral