5 táticas para melhorar o aprendizado e engajar os alunos da sua instituição de ensino

5 táticas para melhorar o aprendizado e engajar os alunos da sua instituição de ensino

49

O sistema educacional necessita de amplas inovações para fazer com que os alunos sintam interesse e garantir um aprendizado eficiente. Prova disso são alunos que faltam muito, dormem em sala de aula e demonstram total falta de interesse pelo conteúdo oferecido. O engajamento na educação dos estudantes deve vir tanto da escola quanto dos pais, para que o aprendizado seja não só interessante, mas que garanta o futuro do aluno. Por outro lado, os professores devem se manter atualizados de forma a instigar a curiosidade e o interesse dos estudantes, chamando a atenção deles e conseguindo oferecer um ensino de qualidade.

Veja, abaixo, 5 táticas para melhorar o aprendizado e engajar e os alunos da sua escola.

Vínculo com a tecnologia

Os gestores escolares e professores devem ver a tecnologia como uma aliada da educação. Afinal, ela faz parte do cotidiano dos alunos. Ao desenvolver pesquisas, se engajar com algum tema, postar nas redes sociais e criar grupos de pesquisas online, o aluno se comunica melhor com o professor e com a comunidade onde vive.

Resolução de problemas

Muitas universidades dos EUA já vincularam as salas de aulas à aulas diferentes, nas quais o objetivo é encontrar uma solução para um problema real. Como assim? Imagine que um bairro está tendo muitas enchentes. Os alunos deverão encontrar as causas e possíveis soluções, tendo em mente a viabilidade de um projeto, por exemplo. Assim, eles estariam mais engajados com o mundo real.

Ensinar como codificar

Uma das disciplinas mais interessantes para os alunos se engajarem mais é a relacionada a códigos. Conseguir decodificar um sistema ou uma linguagem, além de trazer benefícios para a mente, faz com que o aluno seja desafiado por um obstáculo complexo. A curiosidade é tanta que ele tentará decodificar o programa para construir, descobrir e criar coisas novas.

Relevância de conteúdo

Aquela velha história dos alunos não saberem para que usarão, no futuro, certos conteúdos, é um dos fatores que deixam as aulas um pouco monótonas. Eles não conseguem ver o que certas teorias têm de relevante na prática. Por isso, trazer conteúdos que possam ser facilmente relacionados com a vida real, para a sala de aula promove melhor aprendizado, de forma mais moderna.

Cultivar a atenção

O sistema educacional de cada escola deve levar em conta os talentos dos alunos e as vocações dos mesmos para que o engajamento seja total por parte da escola e por parte dos estudantes. Assim, além das disciplinas obrigatórias, oferecer disciplinas opcionais, como arte, jornalismo e teatro, pode ajudar o aluno a descobrir novas habilidades e competências.

Além de tudo isso, vale lembrar que a vontade de aprender deve ser incentivada pelos pais, em casa. Eles precisam ter acesso e se engajar com a agenda escolar, melhorando a comunicação.

A escola, por sua vez, precisa ter uma comunicação transparente e clara com os pais, os mantendo sempre informados sobre o desempenho dos filhos e evitando, inclusive, a evasão escolar.

Quer saber mais sobre como a tecnologia vai melhorar a gestão da comunicação na sua escola? Conheça a agenda digital WPensar!

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas