5 dicas de como manter o professor motivado e garantir a eficiência do ensino



Você sabe qual o significado da palavra motivação? Segundo o dicionário de significados, motivação “é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir suas metas”, sejam elas pessoais ou coletivas.

Nesse sentido, no contexto educacional, motivar é ação de despertar, direcionar e manter constantes na comunidade escolar os comportamentos relacionados com o cumprimento dos objetivos necessários ao sucesso de todos na instituição.

Sabemos que é difícil manter a motivação no dia a dia de qualquer profissão, mas fazer este exercício é essencial para que tudo seja realizado da melhor forma e para que o sucesso coletivo da instituição seja alcançado.

A missão de motivar é uma atribuição dos líderes educacionais, que devem sempre encontrar meios de manter seu time engajado com a proposta e os valores da escola. Afinal, um professor precisa estar feliz e satisfeito com o seu trabalho para ensinar da melhor maneira possível.
Esse é o objetivo deste nosso post: ajudar a motivar a sua equipe pedagógica para elevar cada vez mais o nível de aprendizado. Acompanhe

1 – Como manter a motivação com o objetivo de um aprendizado eficiente?

A motivação pode mudar radicalmente a eficiência do ensino. Todos sabem quais são as consequências de um profissional descontente. As escolas, normalmente, fazem um encontro pedagógico para planejar as atividades do semestre ou ano letivo. Esta é uma oportunidade perfeita para motivar a equipe, além de orientá-la sobre algumas práticas que podem realmente mudar os rumos do ensino na sua instituição. Durante essa reunião, os profissionais precisam ser incentivados a traçar seus focos e objetivos, como também identificar suas dificuldades para depois corrigi-las. A troca de experiência entre os profissionais é fundamental para a descoberta de soluções para transpor os desafios.

2 – Acrescente descontração nas reuniões

Inicie os encontros com conversas mais tranquilas e relaxadas, com o objetivo de “jogar conversa fora”. Isso é importante porque melhora o relacionamento em grupo, um dos fatores essenciais para manter a animação em alta. E estimule-os a traçar metas: tanto para a apresentação de resultados, quanto para instituição. Também é importante que os professores criem metas desafiadoras e pessoais.

3 – Apresente os bons resultados colhidos no ano anterior

Mostre os dados obtidos no ano que passou de forma motivadora. Sempre ressalte o que você considerou muito positivo, elogie os bons trabalhos, comente os feedbacks dos pais e dos alunos e ainda destaque a importância do trabalho para a comunidade. Uma prática eficiente é fazer um cartaz coletivo, onde cada um dos professores possa compartilhar um fato positivo e estimular boas lembranças. Isso ajuda na geração de ideias e também na produtividade da equipe.

4 – Estimule a aquisição de novos conhecimentos

Oriente a equipe pedagógica a procurar novos rumos e conhecimentos, além de ideias que agreguem valor a projetos inovadores. Uma equipe bem informada sobre assuntos da atualidade trará resultados mais significativos. O conhecimento, além de abrir a cabeça, acrescenta uma fagulha deixando o cérebro inquieto, em busca de soluções e mais conhecimentos, atrai o pensamento criativo, faz pensar, sonhar e também deixa as pessoas mais otimistas e realistas.

5 – Ajude-os a organizar sua rotina com muito zelo

Um professor precisa ter em mãos todas as ferramentas possíveis para programar bem seu dia e sua grade horária. Outra recomendação é incentiva-lo a ter um cronograma de matérias, que serão ministradas, e ter as atividades bem organizadas. Caso alguns tenham dificuldades nesse tema, existem ferramentas online que podem ajudar nessa missão. Os benefícios são evidentes, como otimização do tempo e redução dos gastos.

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “5 dicas de como manter o professor motivado e garantir a eficiência do ensino”

  1. Gostei muito do site. vou tomar conhecimento para melhor me inteirar e emitir uma opinião mais apurada.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Jomara! Ficamos feliz que você tenha gostado!

      Inscreva-se na nossa newsletter! Mandamos as novidades do blog toda sexta-feira.
      http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Um abraço!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email