4 dicas para motivar os alunos na sala de aula

33

Dentro de uma sala de aula, o professor compete pela atenção dos alunos com uma profusão de equipamentos tecnológicos, como tablets de última geração, iPhones e milhares de aplicativos disponíveis gratuitamente na internet. A batalha nem sempre é justa, já que os recursos que o professor dispõe são, geralmente, extremamente limitados: quadro negro, giz e caneta e, quem sabe, um retroprojetor. Diante desse cenário injusto, cabe ao mestre a tarefa de inovar o método de ensino e dar o melhor de si para conseguir manter os seus alunos motivados.

Deseja conquistar a atenção e a gratidão dos seus pupilos, fazendo com que eles atinjam resultados positivos? Confira algumas dicas para deixar as suas aulas mais desafiadoras e empolgantes!

Proponha desafios
Busque sempre propor atividades instigantes para os seus alunos, de forma que eles se sintam autônomos. Em vez de impor, sugira tarefas desafiadoras para que eles sintam que o processo de aprendizagem depende mais da postura deles do que do conteúdo que o professor passa em sala de aula.

Deixe que eles façam as ligações e cheguem às suas próprias conclusões. Você verá que o resultado será muito mais satisfatório.

Saia da sala de aula
Em um mundo onde, geralmente, os vídeos do YouTube precisam ter, no máximo, 3 minutos para conseguirem manter a atenção dos usuários, o que dizer de uma aula expositiva com a duração média de 1 hora? Sempre que possível, promova atividades extraclasse, como visitas a exposições, bienais, museus ou mesmo à biblioteca da escola. Além de deixar as aulas mais interessantes, é uma forma de aproximar os alunos de outros universos que talvez eles não tenham acesso fora da escola que frequentam.

Sintonize a linguagem
Músicas, filmes e séries televisivas correspondem a uma boa parte dos interesses dos jovens estudantes de todas as classes econômicas. Procure investigar e compreender as preferências, tendências e linguagem deles: você terá dado um passo significativo para elaborar um conteúdo que gere identificação imediata com os alunos. Trazer para dentro da sala de aula questões baseadas em dilemas de tramas do seriado do momento, bem como exibir filmes modernos que tenham alguma mensagem a passar são apostas certeiras para cativar um público tão exigente como os jovens!

Utilize a tecnologia a seu favor
Blogs, Twitter e Facebook são alguns dos “habitats digitais” dos adolescentes. Portanto, em vez de engessar as suas aulas com livros didáticos, proponha aulas no laboratório de informática da escola, no qual os alunos poderão experimentar novas formas de interação entre si, com o professor e com a matéria lecionada, a partir de habilidades prévias do uso das redes sociais e de sites da internet.

Muito mais do que táticas e teorias pedagógicas, a melhor forma de atrair o interesse de qualquer aluno deve, necessariamente, passar pelo humanismo do professor. Tente se lembrar dos melhores mestres que já teve, por exemplo. Com certeza, virão à sua mente verdadeiros especialistas que se permitiram ir além do que manda o protocolo escolar para lhe dar conselhos e lições válidas para a vida.

Ou seja, as melhores aulas são aquelas em que os alunos se sentem mais compreendidos, estimulados e, por fim, gratos! Sensações que, por sinal, a tecnologia ainda não descobriu como desenvolver.

O que achou das dicas para deixar as suas aulas mais estimulantes? Conhece mais alguma? Compartilhe a sua opinião conosco!

 

pesquisa-satisfacao