Você sabe o que é R.E.A.? Veja aqui.



A cada dia, mais e mais tecnologias vêm surgindo para nos auxiliar em vários aspectos. Uma das questões mais importantes é a educação que, ainda bem, sempre tem sido beneficiada com novidades efetivas para melhorá-la, como por exemplo, com o que vem sendo chamado de cibercultura.

Por isso mesmo, nos últimos anos, foi criado o R.E.A., que é mais uma ferramenta de EAD (Educação/Ensino a Distância) para auxiliar na hora do aprendizado. Desde 2010, a sigla R.E.A. vem se tornado mais presente no dia a dia dos profissionais da educação.

A busca de professores para adaptar e/ou criar materiais voltados às suas necessidades escolares tem feito crescer o interesse sobre os R.E.A. Porém, muitos ainda não sabem exatamente onde procurar por informações sobre este assunto. Vamos ver do que consiste essa nova ajuda tecnológica que auxilia na educação escolar!

O que são Recursos Educacionais Abertos?

Segundo um documento da UNESCO*, “recursos educacionais abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento”.

Ou seja, os R.E.A. nada mais são que ferramentas, materiais, técnicas de ensino, de aprendizado e de pesquisas suportados por mídias de divulgação e disseminação de conteúdos abertos, sob domínio público e/ou sob uma licença gratuita, permitindo assim sua utilização por qualquer pessoa interessada.

Aqui no Brasil, a partir de 2008, foi fundada a Comunidade REA-Brasil que é constituída por vários profissionais da educação e de outras áreas, como professores, diretores, educadores, pedagogos, advogados, cientistas etc., formando um conjunto bem estruturado e com total apoio para o desenvolvimento e a disseminação dos recursos educacionais abertos. Tais profissionais defendem o uso dos R.E.A., pois, por meio destes, a educação se tornaria algo mais cooperativo, interativo e de fácil acesso às pessoas de baixa renda que vivem em locais remotos e sem estruturas educacionais suficientes, como exemplo.

Em alguns estados do Brasil, há leis municipais que já destinam uma parte de seus impostos arrecadados para investimentos em R.E.A., como o Paraná e São Paulo. Esse tipo de apoio, vindo do poder público, é um grande aliado e de extrema importância, pois não só fortalece a visibilidade da nova tecnologia, mas também coloca ainda mais a educação em evidência, destinando os recursos necessários para sua melhoria.

Onde buscar informações e conteúdos sobre os R.E.A.?

Aos professores e educadores é necessário que optem pelas melhores escolhas para suas metodologias e didáticas diárias em sala de aula. Listamos alguns endereços de plataformas de R.E.A. que podem auxiliar na busca por conteúdos e informações de compartilhamentos sobre os R.E.A.:

  • MIRA – Mapa de Iniciativas de Recursos Abertos: conteúdos de R.E.A. pela América Latina (http://www.mira.org.br/);
  • Edukatu: plataforma que permite a interação entre professores e alunos sobre assuntos como consumo consciente (http://edukatu.org.br/).
  • Escola Digital: fornece materiais separados por séries, conteúdos, mídias etc. (http://escoladigital.org.br/);
  • Criative Commons BR: plataforma de compartilhamento de R.E.A. em formatos de fotos, vídeos e músicas (https://br.creativecommons.org/);
  • Domínio Público: a maior plataforma de compartilhamento de obras literárias do país (www.dominiopublico.gov.br).

Já que o conhecimento é algo universal, ele deve ser passado a diante sem qualquer tipo de dificuldade. Portanto, é de máxima relevância que cada vez mais esse conhecimento seja de fácil acesso e gratuito. Esse grande passo virá de todos nós, a começar pela escola e seus colaboradores.

Conte-nos a sua opinião! O que você acha dos R.E.A.? Conhece alguma escola que trabalha com isso?

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email